1. Organização da disciplina

Imagine-se como o professor que acompanhará um grupo de alunos em uma excursão que cruzará o estado de São Paulo de oeste para leste. A excursão parte, por exemplo, de Presidente Epitácio, Ilha Solteira, ou outras cidades do extremo oeste e se dirige para a Baixada Santista. Ao longo desse trajeto (seta vermelha) podem ser observados diversos tipos de paisagens caracterizadas por diferentes coberturas vegetais típicas de cada região.

Figura 1
Figura 1: Mapa das Regiões de Governo do Estado de São Paulo.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo.

Certamente serão vistos muitos canaviais, cafezais e outros tipos de agrossistemas, mas existem ainda resquícios de Matas Semidecíduas, Cerrados, Florestas Atlânticas, Restingas, Dunas e Manguezais. Será interessante seus alunos saberem quais são esses ecossistemas, suas características e a razão de sua distribuição.


Figura 2: Alguns dos muitos ecossistemas existentes no mundo.
Fonte: Thinkstock (fotos); CEPA (composição).

Uma questão subjacente a tudo isso é: Por que cada ser vivo está onde vive e como isso é determinado? Responder a essa pergunta é uma tarefa extensa e que ainda não está completamente resolvida, mas já sabemos explicar cientificamente grande parte dela.

Você está preparado para essa tarefa?

 

Estes temas são pertinentes à disciplina de Ecologia, que iniciamos agora, e de Biodiversidade, que começará no próximo módulo.

A importância da Ecologia é patente nos dias atuais, levando o educador tanto a se aprofundar nos conteúdos específicos quanto a buscar as melhores formas de estimular a aprendizagem de seus estudantes, por meio de diferentes estratégias didáticas e aproximação com o seu cotidiano. A presente disciplina destina-se justamente a auxiliar o educador em tais tarefas.

Vamos iniciar nossa disciplina pela análise de um artigo científico sobre o ensino-aprendizagem de Ecologia (semana 1). Após essa análise, teremos uma imersão nos conteúdos específicos da Ecologia. Em um primeiro bloco (semanas 2 a 7), iremos retomar e aprofundar conceitos básicos como estrutura e funcionamento dos ecossistemas, fatores limitantes, populações, comunidades e sucessão ecológica. Já no segundo bloco (semanas 8 e 9), abordaremos temas muito presentes no cotidiano dos alunos, por serem focos constantes em debates políticos e amplamente veiculados pela mídia, como os impactos ambientais, sustentabilidade e conservação da biodiversidade. Na semana 10, faremos uma síntese do conhecimento abordado na disciplina além de abordar alguns temas novos.