Apresentação da aula


Conceitos equivocados


Abertura de texto - Semana 6


Nesta semana iremos falar um pouco sobre equívocos comuns acerca da evolução biológica. Apesar de possuir conceitos relativamente fáceis, quase intuitivos, pode se descobrir facilmente diversos equívocos que giram em torno da idéia de evolução, em uma simples conversa, ou mesmo na televisão.

Na linguagem coloquial, muitas vezes o termo “evolução” é associado ao termo “progresso”. De fato, em várias outras disciplinas, isso é verdadeiro. Mesmo assim, essa associação é muitas vezes inválida. Por exemplo, se um médico comenta que “o quadro do paciente se agravou e evoluiu para óbito”, não podemos considerar tal fato como progresso! Em Biologia, evolução não significa necessariamente progresso. A evolução biológica pode ser definida simplesmente como modificação herdável ao longo do tempo. Podemos usar alguns casos para ilustrar bem esse ponto.

Existem organismos que se modificaram muito pouco ao longo do tempo. Os seres mais antigos de que temos evidências são as bactérias. Os fósseis mais antigos chegam a ser datados como tendo 3,5 bilhões de anos de idade, sendo que alguns pesquisadores apontam datas de 3,8 bilhões de anos atrás. Entretanto, daquilo que podemos observar desses fósseis, que é somente o seu tamanho e formato, eles não diferem das bactérias que existem hoje. Assim, do ponto de vista morfológico, não houve progresso algum.

Existem parasitas que evoluíram a partir de ancestrais de vida livre, mas que têm seus corpos tão simplificados que mal permitem sua classificação em grupos de vida livre. Por exemplo, existe um parasita de siris que pertence à ordem dos cirripédios (grupo ao qual pertencem as cracas), que tem sua forma adulta tão modificada que sua classificação entre os cirripédios somente é possível quando se comparam as suas formas larvárias com as das cracas típicas. Veja a figura 1, que apresenta esse parasita e uma craca adulta comum.

Figura 1 - Semana 6

Figura 1 - A) Cracas da espécie Semibalanus balanóides, da Ordem dos Cirripédios e B) Sacculina carcini, parasita de siri, também um Cirripédio.

Acompanhe a seguir alguns dos conceitos equivocados mais comummente apresentados sobre Evolução.