Relações intraespecíficas


Relações intraespecíficas harmônicas e desarmônicas


Agora vamos aprofundar nossos conhecimentos, estudando tipos mais particulares de relações ecológicas intraespecíficas harmônicas (sociedade e colônia) e desarmônicas (competição e canibalismo).


Figura 5 - semana 7

Sociedade


Os organismos se reúnem em grupos nos quais existe um elevado grau de hierarquia e divisão de trabalho, aumentando a eficiência em termos de sobrevivência da espécie. São exemplos de sociedades os agrupamentos permanentes de abelhas, cupins e formigas (Figura 7.5). Agrupamentos temporários (ex.: babuínos) também são considerados sociedades. Os feromônios (verdadeiros hormônios sociais!) atuam como reguladores das interações que se estabelecem.

As sociedades podem ser heteromorfas, ou seja, formadas por indivíduos morfologicamente distintos, que exercem funções específicas. É o caso das sociedades de insetos, como as abelhas. Já nas sociedades isomorfas, existe divisão de trabalho, mas os indivíduos não são morfologicamente diferenciados. É o caso da sociedade de babuínos.

 

Figura 6 - semana 7

Colônia


Os organismos encontram-se em uma continuidade anatômica. Assim como as sociedades, as colônias também podem ser classificadas em isso ou heteromorfas. Há colônias móveis, como as caravelas (pertencentes ao filo dos celenterados), e fixas, como as de esponjas existentes nos recifes de coral (Figura 7.6).


Competição intraespecífica


Figura 7 - semana 7

A competição intraespecífica ocorre quando há disputa entre indivíduos de uma mesma população por recursos do ecossistema (água, alimento, luminosidade, território), como lobos disputando comida (Figura 7.7). Esse tipo de competição determina a densidade populacional em uma dada área, pois os indivíduos mais aptos e melhores competidores serão favorecidos e terão maior sucesso na obtenção do recurso disputado. A falta de um determinado recurso pode afetar negativamente a taxa de fecundidade e natalidade da população, bem como aumentar a taxa de mortalidade.


Canibalismo

Figura 8 - Semana 7

Também chamado de predação intraespecífica, ocorre quando há predação entre indivíduos da mesma espécie. Trataremos mais profundamente da predação quando discutirmos o tipo interespecífico. Um exemplo é o Tribolium castaneum, uma espécie de besouro, cujos organismos adultos se alimentam de seus próprios ovos (Figura 7.8).

Na próxima aula, veremos outras formas de relações estabelecidas entre os seres vivos: analisaremos como espécies diferentes interagem entre si em processos fundamentais para a conservação da biodiversidade.