Experimentos do século XIX

Experimentos do século XIX e a consolidação da Biogênese

1668 – O italiano Francesco Redi realizou um experimento para testar a hipótese da abiogênese. A figura abaixo representa esse experimento. Redi colocou pedaços de carne em recipientes, mantendo alguns abertos (como representado na figura abaixo por meio do recipiente 1) e outros fechados com um tecido fino (recipiente 2). Depois de alguns dias, observou que moscas entravam e saiam dos recipientes abertos e que somente nesses havia o desenvolvimento de larvas. Após algum tempo, as larvas se tornaram moscas idênticas às que haviam pousado sobre a carne. Não surgiram moscas nos frascos fechados. Os resultados refutavam a teoria da abiogênese nesse caso específico. No entanto, o próprio Redi continuou acreditando na hipótese da abiogênese para explicar outros casos, como o surgimento de vermes intestinais.

Figura 3.3Figura 3.3: Experimento para testar a hipótese da abiogênese.
Fonte: CEPA

1745 – O Inglês John T. Needham realizou uma série de experimentos que, basicamente, consistiam em ferver substâncias nutritivas dentro de frascos que, posteriormente, eram fechados com rolhas. Após alguns dias, o pesquisador observou microrganismos na substância nutritiva. Ele postulou que existia uma “força vital” na substância que dava origem aos organismos, ou seja, corroborou a teoria da abiogênese.

1770 – O italiano Lazzaro Spallanzani realizou experimentos semelhantes aos de Needham, promovendo, porém, algumas alterações na metodologia, como aumentar o tempo de fervura e fechar os frascos hermeticamente, antes que ocorresse contaminação. Após alguns dias, o pesquisador não observou microrganismos na substância nutritiva. Needham argumentou que a longa fervura prejudicava a “força vital”. Nesse embate de ideias, Needham “levou a melhor”, ou seja, a maioria da comunidade científica da época apoiou a sua interpretação, que reforçava a teoria da abiogênese. O confronto entre ideias de pensadores que defendem diferentes pontos de vista é um processo muito comum na construção do conhecimento científico. O episódio descrito é um bom exemplo desse processo!

1860 – O francês Louis Pasteur realizou experimentos que contribuíram para reforçar de forma significativa a teoria da Biogênese, embora muitos pesquisadores continuassem adeptos da Abiogênese mesmo após tais experimentos (apresentados no esquema a seguir):

Figura 3.4
Figura 3.4: Experimentos de
Louis Pasteu.
Fonte: CEPA