Apresentação da aula


Gravitação e vida


imagem abertura - semana 7


Chegamos a um momento do curso, em que vamos rever os assuntos que abordamos até aqui para compreender macroprocessos do universo como o nascimento e morte de estrelas e a origem da vida.

Depois da lei da gravitação geral de Isaac Newton, é Kant quem leva adiante seu pensamento para elaborar a avançada ideia de nascimento e morte de estrelas nas nebulosas. Com isso, cria uma história, um fluxo encadeado de acontecimentos, para o universo. Mais ainda, Kant, generalizando a gravitação, pensa todo o universo em movimento, regido pelas mesmas leis e regularidade. Assim, não só os sistemas planetários, mas a reunião de milhares deles numa estrutura, a Galáxia, todos organizados na gigantesca dança cósmica.

A ideia da vida e morte de estrelas se fundamentou no século XX. Com a espectrografia de Hubble e o desenvolvimento de modelos atômicos, a ideia de que todos os elementos químicos da natureza, inclusive aqueles de que nós somos feitos (carbono, oxigênio, cálcio, ferro etc.), foram forjados no coração de estrelas que, ao morrer, semearam o cosmos desse rico material, que serviu à formação de novos sistemas planetários e às formas de vida que neles habitam. Por isso, podemos afirmar, com toda a poesia, que “Somos feitos de estrelas”.


!!! Recomendação: Leia todos os textos e assista a todos os vídeos antes da atividade.