Os Cloroplastos

Os cloroplastos são o tipo mais conhecido de plastídios, sendo as organelas responsáveis pela fotossíntese, que veremos adiante. Eles contêm pigmentos como as clorofilas, responsáveis pela coloração verde de diversas estruturas vegetais, e os carotenoides, ambos envolvidos na fotossíntese. Os cloroplastos se assemelham bastante às mitocôndrias, estudadas anteriormente. Embora sejam maiores, eles também possuem duas membranas que limitam um estreito espaço intermembranas, sendo a externa bastante permeável e a interna mais seletiva e com diversas proteínas integrantes.

Nos cloroplastos, a membrana interna envolve uma matriz denominada estroma, semelhante à matriz mitocondrial, que contém diversas enzimas metabólicas e é o local onde ocorrem as reações necessárias para a fixação do gás carbônico (Ciclo de Calvin).

 Todavia, deve ser ressaltada uma importante diferença entre essas organelas. A membrana interna dos cloroplastos não forma cristas e não contém cadeias transportadoras de elétrons. As proteínas e os sistemas fotossintetizantes (que absorvem luz e produzem ATP) estão contidos em uma terceira membrana embebida no estroma - a membrana dos tilacoides, que são como um conjunto de sacos achatados e intercomunicantes. Os tilacoides, por sua vez, organizam-se como sacos empilhados, semelhantes a uma pilha de moedas, chamados granum (plural, grana). Como mencionado anteriormente, o lúmen desses tilacoides é interconectado, delimitando um terceiro compartimento - o espaço tilacoide. Podem ser observados também alguns grãos de amido e pequenos corpos oleaginosos no estroma dos cloroplastos, que atuam como reserva de energia para suprir a demanda proveniente da grande atividade metabólica dessas organelas.