Plasmodesmos e a Comunicação Célula-Célula

Células vegetais adjacentes são firmemente fixadas pela lamela mediana das paredes celulares, eliminando a necessidade de junções de adesão, como ocorrem nas células animais. Entretanto, a comunicação entre as células vizinhas, papel das junções comunicantes estudadas anteriormente, ainda é necessária. 

Esta função é exercida pelos plasmodesmos nas células vegetais. Essas estruturas formam pequenos canais aproximadamente cilíndricos e com diâmetro de 20nm a 40nm, resultantes da fusão das membranas plasmáticas e, consequentemente, comunicam os citoplasmas das células vizinhas. No interior dos plasmodesmos, existem os desmotúbulos, que são segmentos que conectam os retículos endoplasmáticos lisos das células. Portanto, entre a porção externa do desmotúbulo e a membrana plasmática forma-se um canal que permite a passagem de moléculas de uma célula à célula adjacente. Os plasmodesmos são formados, em sua grande maioria, durante a citocinese, ao redor do retículo endoplasmático liso aprisionado na região da divisão, de modo que a parede celular seja frouxamente depositada naquela região, formando o campo de pontoação primário. 

Outros plasmodesmos - os secundários - podem ser produzidos de novo em paredes celulares preexistentes e também podem ser removidos quando não necessários. Estas estruturas atuam de forma semelhante às junções comunicantes das células animais, de modo que a passagem de substâncias também é regulada. No entanto, o mecanismo que restringe essa comunicação ainda não é conhecido nas células vegetais.