7. Fluidez e assimetria da membrana plasmática

No moderno conceito de membrana plasmática, existem duas características consideradas marcantes: a fluidez e a assimetria.

A membrana plasmática é hoje encarada como uma entidade extrema­ mente dinâmica, de tal sorte que as moléculas de lipídios e proteínas estão potencialmente livres para executar movimentos laterais, dentro do plano da membrana. A fluidez exibida pela membrana é devida, essencialmente, ao seu componente lipídico e depende do grau de saturação de suas moléculas e da quantidade de colesterol presente. A possibilidade de movimentação das moléculas de proteína no plano da membrana, com graus de restrição variáveis, apresenta importantes conseqüências como, por exemplo, a capacidade de se efetuarem associações transitórias entre proteínas com diferentes funções.

Com relação à assimetria, verifica-se que os lipídios de cada uma das camadas que constituem a membrana plasmática, assim como as proteínas inseridas ou associadas a cada uma delas, são marcadamente diferentes. Os carboidratos têm uma distribuição ainda mais assimétrica, uma vez que as cadeias oligossacarídicas das glicoproteínas ou glicolipídios estão localizadas apenas na face da membrana voltada para o meio extracelular. Esta zona periférica da membrana plasmática, normalmente rica em carboidratos, é conhecida como glicocálix. O glicocálix exerce funções celulares de grande importância, como as relacionadas com fenômenos de interação celular e na determinação de algumas especificidades antigênicas (Fig. 7).

O Modelo Mosaico-Fluido da membrana plasmática está fortemente embasado em várias evidências experimentais. Clique aqui para saber mais sobre isso!

.

Assimetria da membrana plasmática

Figura 7: Assimetria da membrana plasmática, representada pela distribuição diferencial de fosfolipídios entre as monocamadas, a presença de carboidratos (açúcares) somente na face externa da membrana, formando o glicocálix, e o posicionamento variável das proteínas.

Fonte: ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WALTER, P. - Molecular Biology of the Cell. 5th Edition, New York, Garland, 2008.

Veja agora, uma Animação que evidencia a fluidez da membrana plasmática permitindo uma ampla movimentação dos fosfolipídios e das proteínas de membrana. http://www.susanahalpine.com/anim/Life/memb.htm