3. As duas grandes categorias de células

De uma maneira geral, as células podem ser divididas em duas grandes categorias: as células procarióticas e as células eucarióticas. As células procarióticas, representadas, basicamente, pelas bactérias (Fig.2), são células, em geral, de menor tamanho e de estruturação relativamente simples. As células eucarióticas (Fig.3) são, geralmente, maiores e bem mais complexas, sendo encontradas nos animais e plantas superiores.

Esquema de uma célula procariótica (bactéria)

Figura 2: Esquema de uma célula procariótica (bactéria). Note a ausência de compartimentos internos limitados por membranas e o DNA disperso em seu interior.

Fonte: Desconhecida

Um marco muito importante na evolução da vida no planeta ocorreu há cerca de 1,5 bilhões de anos atrás, quando surgiram as primeiras células eucarióticas a partir de ancestrais procarióticos. O nome eucarioto tem uma raiz grega, a partir de eu (verdadeiro) e karyon (núcleo), ou seja, são células que exibem um núcleo celular, compartimento membranoso onde a maior parte de seu material genético, o DNA, está confinado (Fig.3). Em contraste, os procariotos (Fig.2) (pro significando “antes”), não apresentam um núcleo celular, estando seu material genético livre no interior da célula.

Esquema tridimensional de uma célula eucariótica animal
Figura 3: Esquema tridimensional de uma célula eucariótica animal. Note a presença de diversos compartimentos internos limitados por membranas, como por exemplo, o núcleo, que isola o DNA, altamente compactado e complexado com proteínas, do restante da célula.

Fonte: DE DUVE, C. Guided tour of the living cell. New York: Rockefeller University Press. 1984.