Projetos escolares em geociência


Projetos escolares em geociências – formação continuada de professores


A formação continuada de professores e o desenvolvimento de projetos escolares constituem experiências muito enriquecedoras na criação de novas metodologias de ensino em geociências e na pesquisa do processo de ensino e aprendizagem. Alguns desses projetos disponibilizam materiais didáticos e textos produzidos em suas pesquisas.

O projeto “Geociências e a formação continuada de professores em exercício do ensino fundamental” iniciou-se em janeiro de 1997, com apoio da Finep, e em março do mesmo ano recebeu suporte do CNPq e da Fapesp. Em dezembro de 1999, encerrou-se pela Finep e estendeu-se até maio de 2000 pela Fapesp e agosto de 2001 pelo CNPq. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino (DGAE) do Instituto de Geociências da Unicamp. Acesse o endereço: http://www.ige.unicamp.br/lrdg/Mauricio/formcont.htm.

Pesquisas sobre a criação de currículos locais foram desenvolvidas no projeto “Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de Políticas Públicas”, ou simplesmente Projeto Ribeirão das Anhumas na Escola, realizado em Campinas entre 2007 e 2010. O projeto foi uma parceria entre professores e pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Geociências (IG) e Instituto de Biologia (IB) da Universidade de Campinas (Unicamp) e das escolas estaduais Adalberto Nascimento e Ana Rita Godinho Pousa. O projeto foi coordenado pelo Prof. Dr. Maurício Compiani e contou com financiamento da Fapesp e da Petrobrás. No site desse projeto – http://ead.ige.unicamp.br/anhumas/principal.php –, já foi incorporado material didático, que pode ser utilizado ao longo do curso. Há previsão de incorporação de outros materiais nesse site.