Apresentação da aula


A Tecnologia e os Aspectos Políticos e Econômicos


Imagem de abertura - semana 6

 

Ouvimos frequentemente que o Brasil passa por um período de crescimento econômico e social e busca se colocar entre as principais nações no cenário internacional. Alguns elementos são comumente citados como indicadores desse avanço, entre eles a exploração do petróleo na camada pré-sal e o biodiesel. Dentro dessa perspectiva de crescimento, investimentos em ciência e tecnologia são vitais, pois implicam alcançar certa autonomia econômica e estratégica. Você deve se recordar das atividades do fórum da Semana 02 a esse respeito.

Mas, esses investimentos não se resumem à produção e à pesquisa científica e tecnológica, ainda que sejam essenciais. Trata-se de investir na educação das pessoas, a fim de que estas estejam em condições de participar ativamente dos debates sociais significativos que envolvam aspectos da ciência e da tecnologia. Recorde-se dos debates recentes sobre os transgênicos, por exemplo.

Para isso, além de compreendermos os processos científicos e tecnológicos, também os aspectos sociais, políticos e econômicos envolvidos são relevantes. É claro que tais elementos são complexos, mas isso não impede que estejamos atentos para os rumos que estão tomando as decisões políticas sobre o tema, seja na esfera federal, seja na esfera estadual. Quanto mais compreendermos os fatores envolvidos e quanto mais clareza tivermos acerca do que a ciência e a tecnologia são capazes, mais balizada será nossa tomada de decisão e escolhas que iremos/devemos fazer. O que pretendemos aqui é avaliar os aspectos políticos e econômicos envolvidos, independentemente de quem esteja exercendo o poder.