3. Diário de Bordo

Nesta semana, iniciamos escrevendo no Blog, dois Tópicos:

Tópico 1

Se um aluno lhe perguntasse:

"Quantas espécies existem no planeta?"

Como você responderia essa pergunta? Onde buscaria as informações para respondê-la?

Antes de iniciar, faremos um convite: tente buscar, na Internet, o número de espécies que há na Terra.

E então? Os números são semelhantes ou muito diferentes entre si? Anote esses valores e faça comentários acerca deles em seu blog. O título dessa reflexão deve ser:

“Número de espécies no planeta: reflexão inicial”.

Posteriormente, compare os dados obtidos com os que apresentaremos no tópico a seguir e, então, reveja os dados que encontrou. Eles se aproximam ou se distanciam em relação uns aos outros?

 

Tópico 2

Atualmente, uma das discussões mais envolventes sobre biodiversidade gira em torno justamente do número de espécies existentes no planeta. É quase inacreditável que, apesar de todo o avanço tecnológico e científico alcançado em nosso século, ainda estejamos em busca dessa informação, de maneira sistemática, desde os séculos XVIII e XIX.

Sim, professor, ainda não sabemos com exatidão quantas espécies de organismos habitam em nosso planeta azul, quem e quantos são nossos conterrâneos!

Há estimativas que buscam responder essa questão. Podemos ter, como ponto de partida, o número de espécies já conhecidas e descritas pela ciência.

Você tem ideia da ordem de grandeza desse número? Milhares? Dezenas de milhares? Milhões? Bilhões?

Faça uma pausa e escreva, em seu blog, um pequeno parágrafo intitulado Eu imagino que existam... espécies de seres vivos na Terra. Nele, explique rapidamente por que propõe esse número.

Bom trabalho!

Assim que terminarmos essa tarefa, iremos ao Conhecendo o nosso Porto.