4.3. Estrutura etária

A estrutura etária de uma população refere-se à proporção dos indivíduos em cada uma das várias faixas etárias.

Populações com muitos indivíduos jovens tendem a serem populações em crescimento, enquanto populações estáveis apresentam um equilíbrio entre o número de indivíduos jovens e adultos. Populações com poucos indivíduos na fase reprodutiva tendem ao declínio

Essas informações podem ser organizadas em diagramas, e neles podemos especificar classes etárias e porcentagem de representantes de cada sexo. Observe na figura 4.5 as pirâmides populacionais da Suécia e da Costa Rica em 1997.

Figura 4.5. As pirâmides populacionais da Suécia e da Costa Rica em 1997 refletem a história das taxas de natalidade e sobrevivência.
Fonte: CEPA

Como a população da Suécia cresceu lentamente, sua pirâmide está deslocada em direção às classes etárias mais avançadas, ou seja, existem mais idosos do que jovens na população. As taxas de natalidade declinantes durante a Depressão (1930) e a explosão de nascimentos que se seguiu a Segunda Grande Guerra (1945-1955) foram responsáveis pelas irregularidades na estrutura etária. O rápido crescimento populacional da Costa Rica, causado por uma alta taxa de natalidade, resultou numa estrutura etária de base larga. Contudo, como podemos observar, as taxas de natalidade têm decrescido ao longo das ultimas décadas.