2. Mãos à obra

O aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning - PBL) destaca o uso de um contexto de análise para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Essa metodologia enfatiza o aprendizado autodirigido, centrado no estudante. O professor não "ensina" da maneira tradicional, mas facilita a discussão dos alunos, conduzindo-a quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para cada situação. (Fonte: http://www.unifesp.br/centros/cedess/pbl/).

Uma atividade que pode ser aplicada aos alunos do ensino médio, utilizada pelo professor Nélio Bizzo, educador da FEUSP (Faculdade de Educação da USP) e participante na elaboração dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) no Brasil na década de 1990, foi adaptada para esse curso. Primeiramente assista ao vídeo a seguir para ajudá-lo a responder a atividade que vale como participação e frequência.

Fique tranquilo para refletir e responder o que realmente está pensando, independente de estar certo ou errado. Depois você receberá a devolutiva de seu tutor (a) e verificará se respondeu corretamente.

Redefor-A2-M3-Biologia-Zoologia-DiaCampoTV-ControleBiologicoPulgoesTrigo.flv

Legenda: Exemplo de controle biológico de pragas em culturas de trigo. Os pulgões causam danos direitos e indiretos às plantas pela sucção de seiva e provocando a morte do tecido foliar por meio da injeção de toxinas presentes na saliva ou com a transmissão do vírus do Nanismo Amarelo da Cevada (VNAC).
Fonte: Youtube.

Se desejar fazer o download desse vídeo, clique aqui.

Vamos responder as perguntas relacionadas a este trecho do diário do pesquisador? Questionário 1.

Caro cursista, só continue a leitura dos próximos trechos do diário do pesquisador a seguir, após responder as perguntas relacionadas ao primeiro trecho do diário.

Leia a seguir mais dois trechos do diário do pesquisador:

Vamos responder as perguntas relacionadas a estes trechos do diário do pesquisador? Questionário 2.

Caro cursista, só continue a leitura do último trecho do diário do pesquisador a seguir, após responder as perguntas relacionadas ao segundo e terceiro trechos do diário.

Vamos responder as perguntas relacionadas a estes trechos do diário do pesquisador? Questionário 3.

Se desejar utilizar essa atividade com seus alunos, faça o download do PDF que está disponível na página inicial da semana (Sugestão de atividade – a vespa do bem). Sugerimos que o vídeo seja apresentado apenas depois de aplicar o exercício aos seus alunos, pois assim será realmente uma PBL, sem nenhum tipo de indução pré-existente. Os trechos e perguntas do diário do pesquisador podem ser disponibilizados aos alunos em 3 etapas sequencias, conforme acabam de responder as perguntas relacionadas a cada texto.