4.2 Nomenclatura Científica Binomial

Algumas regras importantes de nomenclatura zoológica estão sintetizadas no quadro a seguir:

 

 

 

Nomenclatura Científica Binomial

I - O nome da espécie:

a) Todos os seres vivos devem ser identificados por um nome específico de duas partes: a primeira que se refere ao gênero, e a segunda, denominada epíteto específico, que identifica a espécie.

Ex.: Panthera (gênero) leo (epíteto específico)..........

b) O nome científico deve ser escrito em latim (ou ser latinizado) e com letras itálicas ou destacado de alguma forma do padrão geral do texto, podendo ser, por exemplo, sublinhado ou em negrito......

Ex.: Panthera tigris, Panthera tigris ou Panthera tigris

c) A palavra referente ao gênero deve se iniciar com letra maiúscula e o epíteto específico deve ser escrito com letra inicial minúscula.

Ex.: Periclimenes brevicarpalis

d) O nome da subespécie, quando for o caso, deve ser escrito com letras minúsculas, itálicas (ou sublinhado) e após o epíteto específico. Veja o exemplo para um tipo de saracura:

Ex.: Aramides cajanea cajanea – ocorre na região do nordeste do Brasil.
....  Aramides cajanea plumbeicollis – ocorre na Costa Rica.

e) O nome do autor da descrição da espécie e o ano, quando citados, podem ser escritos após o nome do organismo de diferentes formas:

Ex.: Caretta caretta Linneau, 1785
......Caretta caretta L. 1785
......Caretta caretta (Linneau, 1785)

f) Quando se deseja indicar que uma espécie pertence a determinado gênero ou no caso de se conhecer o nome do gênero e não o da espécie, escreve-se o nome do gênero seguido da abreviatura sp. (espécie). Veja o exemplo do gênero de um tunicado abaixo:

Ex.: Polycarpa sp.

II - Categorias taxonômicas:

Existem diversos níveis hierárquicos utilizados na classificação atual além daqueles propostos por Lineu. Esta forma de organização varia de acordo com a necessidade de inserção de novos organismos em relação à diversidade do táxon em questão, ou em relação a um novo caráter taxonomicamente relevante, que acaba por iniciar uma nova categoria dentro daquelas já propostas. Veja o exemplo a seguir:

Reino









Filo









Classe









Ordem









Família (+idae)









Gênero









Tribo









Secção









Espécie









Raça

Dentro destas categorias costuma-se ainda inserir superlativos ou diminutivos às categorias já existentes. Por exemplo: superfamília, infraordem, subespécie etc.

III - Abreviaturas:

Algumas abreviaturas de categorias taxonômicas comumente usadas na classificação zoológica:

Taxa ou Táxon Abreviatura Plural
Espécie sp. spp.
Subespécie subsp. ou ssp. subspp. ou sspp.