Onde se localiza a água do organismo?


Compartimentos de líquidos corporais


Podemos dizer que a água corporal total é a soma do líquido intracelular e líquido extracelular. Em um ser humano adulto, pesando 70kg, cerca de 60% deste peso corresponde à água corporal total, o que daria cerca de 40 litros de água. O líquido intracelular corresponde a mais da metade do líquido total (mais ou menos 66%). O líquido extracelular é constituído pelo plasma e pelo líquido intersticial.

Figura 3.3Figura 3.3: Ilustração representando todos os compartimentos líquidos do organismo.

Todos os compartimentos líquidos do organismo se comunicam – e o equilíbrio entre os diferentes compartimentos pode ocorrer muito rapidamente. NOTE: a única entrada de liquido é pela ingestão – é preciso beber líquido. Caso este seja ingerido com grandes quantidades de sais – a pressão osmótica não facilitará sua transferência para os demais compartimentos.

Figura 3.4 - Tabela

Tabela 3.1: Substâncias que exercem cargas osmóticas nos líquidos intra e extracelulares. Nesta tabela são apresentadas todas as espécies químicas relevantes na composição da pressão osmótica entre os diferentes compartimentos líquidos do organismo. Não se preocupe em saber todos – mas preste atenção que sódio é um íon extracelular enquanto potássio é intracelular. A glicose, praticamente não é encontrada na forma livre dentro da célula – assim que entra é utilizada gerando energia, ou armazenada como glicogênio, por exemplo. O mais impotante -> o que chamamos de mensagem para a vida -> a pressão osmótica total é igual entre os três compartimentos.

A regulação do volume intersticial e plasmática é dada pelo equilíbrio de forças hidrostáticas e coloidosmóticas. A relação entre o volume extracelular e o intracelular é determinada principalmente pelo efeito osmótico – líquidos hipotônicos ou hipertônicos podem alterar o volume celular, ao contrário dos líquidos isotônicos.

A diferença osmótica entre os meios intra e extracelular é corrigida rapidamente com a transferência de água. No entanto, a ingestão de água ocorre pelo trato digestório e é transferida para todo o corpo pelo sangue. Dessa forma, uma pessoa normal pode demorar até 30 minutos para atingir o equilíbrio osmótico em todo o organismo.

O acúmulo anormal de líquido corporal é denominado edema.