6. A prófase

Como já mencionado, a mitose tem início na prófase (Fig. 3). Na prófase ocorrem os primeiros eventos da divisão, tais como o início da migração dos centrossomos (que se dividiram na fase S) para pólos opostos; início da desestruturação do envoltório nuclear e da condensação dos cromossomos.

Esquema geral das várias fases da mitose

Figura 3: Esquema geral das várias fases da mitose. A imagem central mostra uma célula em prófase vista ao microscópio de fluorescência (cromossomos em vermelho, fuso de divisão com os microtúbulos em verde).

Fonte: Composição de ALBERTS, B.; BRAY, O.; HOPKIN, K., JOHNSON A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WALTER, P. Fundamentos da Biologia Celular. 2a. edição. Porto Alegre, Artmed, 2006. ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WALTER, P. - Molecular Biology of the Cell. 5th Edition, New York, Garland, 2008.

Os centrossomos (cada um constituído por um par de centríolos e por várias proteínas associadas) funcionam como centros organizadores dos microtúbulos que constituem o aparelho mitótico. O aparelho mitótico é constituído, basicamente, pelo fuso mitótico, formado por fibras polares (que terminam no equador da célula em divisão) e por fibras cromossômicas ou cinetocóricas (que se ligam aos cromossomos).

Além do fuso, o aparelho mitótico apresenta os chamados ásteres, constituídos por microtúbulos curtos que irradiam dos centros celulares (Fig. 4).

Desenho esquemático do aparelho mitótico

Figura 4: Desenho esquemático do aparelho mitótico, formado pelo fuso mitótico, os ásteres e os entros celulares (centríolos e material pericentriolar com proteínas associadas).

Fonte: KARP, G. - Cell molecular biology. New York, J. Wiley, 1996.