2. Entendendo a Biologia Celular na Proposta Curricular do Estado de São Paulo

Proposta Curricular

A Biologia Celular é um tema tão fundamental que possui especial destaque dentro de qualquer proposta curricular para Biologia. O mesmo ocorre com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (veja mais detalhes no link <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_BIO_COMP_red_md_20_03.pdf>). Tal proposta, que orienta a elaboração dos cadernos didáticos atualmente utilizados nas escolas que compõem a rede estadual de Ensino, apresenta como principais sete “Temas de Estudo da Biologia”:

  1. A interdependência da vida;
  2. Qualidade de vida das populações humanas;
  3. Identidade dos seres vivos;
  4. Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética;
  5. Tecnologias de manipulação do DNA: a receita da vida e seu código;
  6. Diversidade da vida;
  7. Origem e evolução da vida.

A Biologia Celular é contemplada de maneira mais direta em pelo menos dois deles, os temas 3 e 4. No tema 3, são abordadas as características que identificam os sistemas vivos e os distinguem dos sistemas inanimados, entre as quais o fato de que todas as atividades vitais ocorrem no interior de células.

Dentre as atividades celulares, são destacados os processos básicos de obtenção de energia pelos sistemas vivos e o mecanismo de reprodução celular. São conteúdos que permitem aos estudantes perceber, na imensa diversidade da vida, processos vitais comuns reveladores da origem única dos seres vivos.

Já no tema 5, a proposta curricular apresenta outra característica que confere unidade aos seres vivos: o programa genético, que controla todas as atividades vitais ocorridas no interior das células. Esse conteúdo permite aos estudantes se familiarizar com as tecnologias de manipulação do material genético e com o debate ético e ecológico a elas associados e, nesse caso, contribuem para o desenvolvimento de competências de avaliar os riscos e os benefícios dessas manipulações à saúde humana e ao meio ambiente e de se posicionar diante dessas questões.