Recursos minerais

Os recursos minerais e sua aplicação na sociedade


Os materiais litosféricos são extremamente importantes para a sobrevivência dos seres humanos e estão associados ao nosso cotidiano. A exploração de recursos minerais permite nossa sobrevivência no planeta. No entanto, a exploração mineral degrada o ambiente, o que pode ser minimizado através de técnicas de mineração mais eficientes. Devemos ainda pensar em minimizar o consumo a fim de se evitar o esgotamento dos recursos minerais.

O estudo dos minerais e rochas, assim como o de sua ocorrência, sempre esteve associado às possibilidades de sua utilização na sociedade. Como exemplo mais imediato, podemos citar a necessidade de recursos minerais para a construção de nossas casas, como a extração de areia, de rochas para brita e de calcário para o cimento, e da produção de metais como o ferro, o cobre e o alumínio utilizados em portas, janelas e na fiação elétrica. Os minerais são utilizados em quase todos os processos industriais e não podemos prescindir desses recursos para nossa sobrevivência no planeta.

Nesse sentido, temos uma forte associação entre o estudo das geociências e da química, desde a extração do minério, sua purificação até a aplicação industrial. A compreensão sobre os minerais é mais completa quando associamos suas características químicas e mineralógicas; ao avaliarmos sua utilização na sociedade; ao avaliarmos as técnicas de mineração relacionando-as aos impactos ambientais decorrentes dos processos de extração dos minérios e às técnicas de engenharia ambiental, que minimizem os impactos e recuperem as áreas degradadas pela mineração.

Dentre as substâncias minerais mais comuns produzidas e relacionadas com o consumo doméstico, são apresentados com destaque os materiais para construção civil. Esses materiais estão intimamente relacionados ao desenvolvimento dos centros urbanos. Mas os recursos minerais podem ser utilizados em quase todas as atividades humanas.

Em linhas gerais, os recursos minerais utilizados na construção civil são explorados em maior quantidade e movimentam a mineração no Estado de São Paulo. A exploração dos recursos minerais está completamente associada ao processo de urbanização e ocupação do território nacional. Para a construção civil e a construção de estradas e de toda a infraestrutura urbana, são necessários recursos minerais com viabilidade de exploração.