Sistema Excretor


O Sistema excretor


Durante a digestão, as proteínas são quebradas em aminoácidos e, diferentemente dos lipídeos e dos carboidratos, elas não são armazenadas pelo organismo e são metabolizadas para a produção de ATP ou, então, utilizadas para a construção de novas proteínas. Antes que os aminoácidos sejam metabolizados para a produção de ATP, há necessidade de retirada do grupo amina dos aminoácidos em um processo chamado desaminação. Entretanto, durante esse processo, um dos resíduos metabólicos é a amônia, que é convertida em ureia nas células do fígado e, depois, deve ser excretada do sistema sanguíneo para que não se acumule no organismo.

Figura 2 - semana 8

Figura 2 - Diagrama do Sistema Renal.


O sistema excretor humano consiste de dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Após filtrarem o sangue, os rins reabsorvem grande parte da água e dos solutos para a corrente sanguínea, sendo que a água e os solutos remanescentes virão a constituir a urina. Esta é transportada pelos ureteres até a bexiga e, posteriormente, expelida pela uretra.

Além de filtrar o sangue, as principais funções dos rins são:

  • Regulação dos níveis iônicos no sangue: ajudam a regular os níveis sanguíneos de sódio, potássio, cálcio, cloreto e fosfato.
  • Regulação do volume e pressão sanguíneos: Os rins ajustam o volume sanguíneo do corpo, restituindo a água ao sangue ou eliminando-a na urina.
  • Regulação do pH sanguíneo: regulam a concentração dos íons H+ no sangue, excretando uma quantidade variável desses íons na urina, bem como os íons bicarbonato.
  • Produção de hormônios: produzem calcitrol, que ajuda a regular a homeostase de cálcio e a eritropoietina, que estimula a produção de hemácias.
  • Excreção de resíduos: além de amônia e ureia, provenientes do metabolismo de proteínas, os rins ainda excretam bilirrubina da degradação de hemácias, a creatinina da degradação do fosfato de creatina nas fibras musculares e o ácido úrico da degradação dos ácidos nucleicos. Outros resíduos excretados ainda podem ser provenientes de nossa dieta, como drogas e toxinas ambientais.