Respiração


Fisiologia da respiração


A ventilação consiste na inspiração e expiração, ou seja, o movimento do ar para dentro e para fora dos pulmões. O princípio básico por trás deste movimento é a diferença de pressão dos ambientes atmosférico e intrapulmonar.


!!! Veja em Movimentos, como ocorre a inspiração e expiração.


A inspiração ocorre quando a pressão alveolar cai abaixo da pressão atmosférica. Essa queda de pressão alveolar se deve à contração dos músculos diafragma e intercostais externos, que, ao se contraírem, expandem o volume dos pulmões, levando a uma diminuição da pressão alveolar. Desse modo, o ar se move da região de maior pressão (o ambiente) para a região de menor pressão (o interior dos pulmões).

Ao contrário, a expiração acontece quando a pressão alveolar se torna maior do que a pressão atmosférica. Isso acontece quando o diafragma e os músculos intercostais externos relaxam e, consequentemente, diminuem o volume interno dos pulmões. Essa diminuição de volume automaticamente causa um aumento na pressão alveolar, elevando-a acima da pressão atmosférica, e a consequente expulsão do ar dos pulmões para a atmosfera.

Durante a troca gasosa, os gases O2 e CO2 são transportados, por difusão, das regiões de maior concentração para as regiões de menor concentração. Isso significa que, nos capilares sistêmicos, nos tecidos aonde o sangue oxigenado está chegando, a tendência é o O2 sair do sangue e passar para as células, e o CO2 sair das células e ir para o sangue. Ao retornar para os pulmões, a tendência se inverte e, nos capilares alveolares, há a tendência de que o CO2 saia do sangue e o O2 vá para o sangue.

Uma vez no sangue, esses dois gases são transportados de maneira diferente entre os pulmões e os tecidos. A maior parte do oxigênio (98,5%) é transportado pela hemoglogina das hemácias; o restante (1,5%) é dissolvido no plasma sanguíneo. Já o dióxido de carbono é transportado de três modos: cerca de 9% é dissolvido no plasma sanguíneo, 13% se combina com as hemoglobinas, e 78% é convertido em íons bicarbonato e transportado pelo sangue.

Antes de seguirmos para a próxima parte da aula, assista ao vídeo abaixo, que esquematiza o processo de troca gasosa nos pulmões e também nos tecidos.


!!! Para ativar a legenda em português, clique no botão CC na barra de controle do vídeo e clique na opção “traduzir legenda”. Escolha a legenda em Português – Português e clique em OK.