contraponto a duas vozes 1a. espécie
Realize exercícios (se puder faça um em cada modo) de contraponto a duas vozes ao estilo da Renascença, primeira espécie (nota contra nota). Use o musescore ou software similar e coloque no moodle. Ouça músicas de Palestrina, Roland Lassus, Willian Bird, Victoria etc. para ter uma referência auditiva.
1- escolha um modo natural (jônico, dórico, frígio, lídio, mixolídio, ou eólio). Só notas brancas do piano (não use # ou b).
2- crie um cantus firmus (CF) na voz mais grave (use só semibreves, entre 10 a 12 notas). Pense em vozes contíguas (Contralto e Soprano, Tenor e Contralto ou Tenor e Baixo) e utilize as extensões adequadas das vozes. (pesquisa na internet...).
3- crie na voz superior um contraponto de primeira espécie.
4- qualquer dúvida com relação às regras:
a) O Cantus Firmus é melodia que você vai compor primeiro e que deve começar e terminar pela tônica do modo atingida por grau conjunto (pela nota imediatamente superior ou inferior - assim no modo dórico começar e terminar pela nota ré que, no final deve ser precedida pela nota mi ou pel a nota dó);
b) os movimentos entre as vozes podem ser diretos quando as duas vão para a mesma direção (os movimentos paralelos são movimentos diretos que utilizam o mesmo intervalo - por exmplo, 3as paralelas); contrários quando as vozes se movem em direção oposta e; oblíquos quando uma voz se move e a outra repete a nota anterior. As 5as e 8as paralelas são proibidas no estilo. Dê preferência aos movimentos contrários e oblíquos pois eles geram mais independência das vozes. Não utilize mais de 3 movimentos paralelos repetidos em seguida (por exemplo, três 3as paralelas).
c) os intervalos permitidos entre as vozes (harmônicos) são as consonâncias perfeitas (5as e 8as justas e uníssono) e as consonâncias imperfeitas (3as e 6as maiores e menores). As dissonâncias são proibidas (7as, e 2as maiores e menores, 4as aumentadas e 5as diminutas -trítonos).
d) os intervalos melódicos permitidos são as 2as, 3as (maiores ou menores), a 4a e a 5 justa e a 6a menor. Evite saltos melódicos de 7a, trítono, 6a maior. Dê preferência aos graus conjuntos (2as maiores ou menores). Compense os saltos eventuais com graus conjuntos no sentido contrário (por exemplo, se a melodia saltar uma 4a para cima, desça em seguida por grau conjunto).
e) para finalizar o exercício, termine com um intervalo de 8a ou uníssono, sendo que ambas as notas devem ser atingidas por graus conjuntos e por movimento contrário.