Exercício 1_Mapeamento do espaço_17/04
Objetivo: mapeamento do espaço da Avenida Paulista entre a Rua da Consolação e a Praça Osvaldo Cruz. Reconhecimento de aspectos ligados ao urbanismo, uso dos espaços, linguagem e paisagem. Análise dos elementos visuais e projetos de sinalização em uso no espaço. Discussão sobre os pontos positivos e negativos desses projetos. Observação, Percepção e Compreensão do espaço urbano (Cullen, 1960) sob óptica do pedestre e aspectos relacionados ao usuário, equipamentos e circulação.
Resultado esperado:
Entrega de relatório do mapeamento do espaço com imagens, textos e informações obtidos por meio de visita presencial e/ou virtual e respostas ao questionário segundo roteiro pré-definido abaixo.
O relatório deverá incluir: eventual recorte de área de intervenção (totalidade do trecho da Avenida Paulista sinalizado ou fração); seleção da sub-temática do projeto dentro do guarda-chuva de TURISMO URBANO, escolhida dentre as seguintes opções: arte/arquitetura; lazer; instalações culturais.
Roteiro de atividades
A partir dos itens A, B, C, e das perguntas da Atividade 1 (abaixo) definir os principais aspectos que irão nortear o projeto a ser desenvolvido.
A) ASPECTOS RELACIONADOS AOS USUÁRIOS
Definir o perfil do público-alvo /usuários (considerando a perspectiva do pedestre) que frequentam a Avenida Paulista. Descrever as características e o comportamento das pessoas que utilizam o local.
Ao observar o espaço de intervenção, lembrem-se de que a sinalização deve atender não apenas aos frequentadores recorrentes, mas também aos que não conhecem o local.
Quais são as características, idades, condições físico-motoras, culturais, nacionalidades, necessidades, etc.
B) ASPECTOS RELACIONADOS AO AMBIENTE
Definições para o escopo do projeto: tipo de ambiente, abrangência do projeto, temporalidade do projeto, composição do espaço, paisagem. Seguir conceito de visão serial (Gordon Cullen) para a documentação visual.
Aspectos Naturais: observar o nível de interferência das intempéries sobre os espaços. Áreas abertas são mais expostas a condições do tempo como chuva, sol, vento, etc., influenciando na escolha dos materiais para os suportes de comunicação. Espaços cobertos são melhores para a manutenção dos suportes de comunicação, ampliando a gama de materiais que podem ser utilizados.
Observar: elementos relativos à identidade visual do ambiente, projetos de sinalização já instalados nos locais, arquitetura, elementos paisagísticos, etc.
Observar: locais já existentes para a possível inserção de sinalização e possíveis locais de inserção de novos suportes de sinalização.
C) ASPECTOS RELACIONADOS À CIRCULAÇÃO
Organização do ambiente: identificação dos principais acessos à Avenidade Paulista. Lista dos principais atrativos e seus nomes dentro do recorte temático.
Observação dos trajetos que os usuários percorrem, pontos de espera e pausa. Locais que necessitam de identificação. A identificação dos fluxos de circulação permite a definição dos pontos em que devem ser dispostas as sinalizações e ajudam a mapear o tipo de informação necessária em cada ponto.
O relatório deve conter:
1. Lista dos problemas observados relacionados à sinalização do ambiente.
2. Conjunto de imagens do ambiente no seu conjunto (mapa, gráfico ou esquema que possibilite a visão do todo), indicando os principais aspectos relacionados à circulação e ao ambiente e o tipo de sinalização necessário (identificação, direcional, orientação e regulatório).
3. Delimitação de área para aprofundamento e detalhamento do projeto.
ATIVIDADE 1 - O que observar no ambiente da Avenida Paulista?
Um bom levantamento garante elevado grau de qualidade ao projeto que será executado. Por isso, o primeiro passo para desenvolvimento do projeto de sinalização deve ser uma análise criteriosa de todo o ambiente.
Inicie sua pesquisa caminhando (ou navegando) pela Av. Paulista. Durante todo o percurso faça análises críticas sobre o que observa, principalmente sobre aspectos do ambiente que possam interessar os usuários, considerando o tema TURISMO URBANO (arte/arquitetura; lazer; instalações culturais).
Procure observar, perceber e compreender aspectos do usuário, do ambiente e da circulação. Tente identificar os principais problemas (dentro do recorte temático) a resolver com o projeto de sinalização. O sistema de sinalização deve ser projetado considerando a perspectiva do TURISMO URBANO, e os seguintes temas pré-estabelecidos: arte/arquitetura, lazer e instalações culturais (patrimônio).
Responda essas perguntas:
Qual é o público/usuário?
Como é a circulação (carros, pedestres, bicicletas)?
Existem placas de sinalização?
Como é o mobiliário urbano – placas, bancos, lixeiras, jardins?
Quais materiais utilizados nos suportes do ambiente? Quais são as inscrições? Como são diagramados?
Como é a iluminação da sinalização existente nos suportes de informação?
Quais são os principais acessos?
Como é o acesso do usuário a partir da rua até o interior dos edifícios? Existem indicações de percursos? Quais são?
Ao entrar nas instalações culturais (ou parques, edifícios, etc) como o usuário se localiza? Quais são as características do ambiente e da arquitetura que se destacam? Observe escalas, materiais, cores e texturas.
Como é a circulação dos usuário pelo percurso? Existem locais de descanso e lazer?
Considerando a proposta de turismo urbano, quais aspectos merecem ser destacados?
Existe um sistema de acessibilidade para deficientes? Como é?
Definir o(s) problema(s) possíveis de serem abordados no projeto.
- 23 February 2023, 2:30 PM