Tarefa 7: Identificação de métodos e experiências inovadoras em desenho e gestão de serviços públicos
Identifique um ou mais exemplos de métodos, ferramentas ou experiências inovadoras em desenho e gestão de serviços públicos.
Considere que inovação não é a mesma coisa que invenção. Inovação é sempre relacionada ao contexto. Assim, uma iniciativa que já foi realizada em um dado lugar, não sendo mais novidade ali, pode ser uma inovação em um outro contexto, onde nunca havia sido experimentada.
Escreva um pequeno texto que apresente o(s) exemplo(s), podendo usar como referência artigos acadêmicos, websites, relatos
de caso, documentos técnicos vídeos ou outros documentos.
Você pode escolher exemplos entre os dois tipos abaixo
1 - FOCO NOS SERVIÇOS
Você pode apresentar aqui inovações:
- No método e ferramentas utilizadas para desenhar o serviço;
- No conteúdo do serviço oferecido (novas funcionalidades e recursos, novos públicos, novos canais de atendimento etc.);
- Na forma de gestão do serviço.
Apresente informações como:
- Uma descrição do serviço;
- A organização responsável;
- Os atores envolvidos;
- As estratégias adotadas para implantação;
- Destaque do que considerou inovação.;
- Outras informações que entenda como relevantes para o entendimento do caso.
2 - FOCO NOS MÉTODOS E FERRAMENTAS
Neste caso, é importante apresentar o método ou ferramenta, trazendo informações como:
- Breve histórico, se houver informação disponível;
- Descrição de como funciona;
- Benefícios e vantagens;
- Requisitos para utilização;
- Limites e dificuldades de uso no setor públco;
- Exemplos no setor privado e no setor público, se houver.