ENTREGA DO RELATÓRIO
Proposta de roteiro a ser observado na elaboração do relatório:
1ª parte: Informar o órgão visitado e a data da visita.
2ª parte: Descrever a visita, quem estava presente, o que aconteceu. Numa audiência ou júri, por exemplo, descrever o caso, o que as partes argumentaram, as perguntas que foram feitas etc.
3ª parte: Elaborar uma crítica sobre o que aconteceu na visita, sob a perspectiva do papel da instituição visitada no tratamento da violência de gênero: Exemplo: caso tenha assistido a uma audiência em que a mulher vítima de violência doméstica claramente foi revitimizada, fazer essa observação.
4ª parte: Fazer uma análise da importância do órgão ou instituição visitada no enfrentamento da violência de gênero e a medida em que pode ser relacionada com as recomendações feitas ao Brasil pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos no Relatório 54/01, referente ao Caso 12.051 (Maria da Penha Maia Fernandes).
O relatório pode ser subdivido nos seguintes tópicos:
1- Local e data da visita
2- Descrição da visita
3- Análise crítica dos fatos ocorridos durante a visita
4- Análise do papel da instituição no enfrentamento da violência de gênero e sua relação com as recomendações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Os alunos deverão entregar em sala de aula, no dia em que for marcada a prova final do curso, os documentos originais comprobatórios das visitas, com a assinatura do responsável pela instituição visitada e carimbo.
Para evitarmos dores de cabeça depois, sugiro que vocês tirem uma cópia ou digitalizem o comprovante da visita e guardem com vocês.
O relatório será entregue via moodle até a data referida acima (ainda não marcada pela Assistência Acadêmica). Não há regra predeterminada quanto ao tamanho mínimo do relatório, mas lembrem-se de que se trata da avaliação final do curso e que terá peso 5 na nota final da matéria. Isso significa que é importante que seja feito com cuidado e atenção para que obtenha boa nota. Para evitar trabalhos demasiadamente longos, e para que vocês tenham um parâmetro mais acurado, o relatório não deverá passar de 10 páginas, folha A4, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Vocês deverão anexar os arquivos no moodle, preferencialmente em pdf.