LC - Atividade 3
1. Observe a opinião expressa por um dos entrevistados da enquete publicada pela Revista Escola, em sua seção Interação-Fóruns, versão online. A enquete trata da instalação de alarmes, câmeras e circuitos de TV nas escolas com o objetivo de “reduzir o vandalismo contra o patrimônio público e as brigas entre os alunos”.
“Sou contra porque a escola é o espaço destinado à educação. As escolas, aderindo ao programa, estarão admitindo o fracasso em realizar o objetivo maior que é formar o ser humano integralmente. Entendo o desespero de professores, pais e estudantes, mas é preciso saber que somente por meio de uma educação transformadora podemos prevenir esses acontecimentos.” (Feize Milani, diretor-presidente do Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Humanos)
A opinião do entrevistado parece estar ligada a própria identidade social do mesmo. Veja: ele é diretor-presidente do Instituto Nacional de Educação para a Paz e os Direitos Humanos.
- Reproduza, em apenas um parágrafo, a opinião do entrevistado, modificando, entretanto, a situação em que ele está falando: agora ele fala sobre a instalação de aparelhos nas escolas para prevenir a violência, com um registro bastante informal, durante uma conversa com colegas na sala de professores, durante o intervalo das aulas.
2. Vejamos um exemplo de como se estabelece a interação oral em uma aula de português em que o professor ler para seus alunos da quarta etapa da Educação de Jovens e Adultos o “Conto erótico nº. 1” de Luís Fernando Veríssimo, que havia sido copiado de um livro didático para o Ensino Médio. O professor distribui uma folha avulsa contendo o texto e dá início à exposição oral fazendo um comentário sobre a figura contida no texto. Em seguida, inicia a leitura em voz alta e a turma o acompanha:
01'05" | P: É:: é um diálogo. "Assim? É assim. Mais depressa? Não, assim está bem. Um pouco para... um pouco mais para... Assim? Não espere. Você disse que... para o lado. Querido! Está bem, mas você... Eu sei. Vamos recomeçar. Diga como estiver bem. Estava perfeito e você... Desculpe. Você se descontrolou e perdeu o... Eu já pedi desculpa... Está bem. Vamos tentar outra vez agora. Assim? Um pouco mais para cima". |
01'58" | A: Eita. |
01'58" | P: "Aqui? Quase, ta quase". |
02'01" | ((risos)). |
02'03" | P: "Me diga como você quer. Oh! Querido. Um pouco mais para baixo". |
02'10" | A: Hum. |
02'11" | P: "Sim. Agora para o lado, rápido." |
02'13" | ((risos)). |
02'14" | P: "Amor eu... Pra cima, um pouquinho. Assim? ai, ai." |
02'21" | ((risos)). |
02'23" | P: "Está bom?" |
02'24" | A: (...) esse ai, ai foi (original, viu?) |
02'28" | P: "Sim, oh, sim, oh, yes, sim". |
02'31" | ((risos e comentários)). |
02'38" | P: "Pronto... Não, continue. Puxa, puxa, mas você... Olha aí, agora você... deixa ver. Não, não. Mais para cima. Aqui? Mais. Agora para o lado. Assim para a esquerda? Para o lado esquerdo." |
02'57" | A: O cara é cego é? |
02'57" | P: "Aqui? Isso." |
02'58" | ((risos)). |
03'00" | P: "Agora coça". |
03'02" | ((risos e comentários)). |
A prática de leitura mediada pelo professor constitui-se em um diálogo que orquestra diferentes vozes: a voz do professor, as vozes intercaladas dos alunos, a voz do autor do texto e a voz do autor do livro didático de onde o texto havia sido extraído.
- O que provoca os risos e os comentários dos alunos?
ATENÇÃO - Essa atividade será feita do seguinte modo:
- Leia as questões do enunciado,
- Clique no botão EDITAR O DOCUMENTO ENVIADO,
- Escreva sua resposta na caixa de texto,
- Clique no botão SALVAR MUDANÇAS disponível na parte de baixo da página.
- Espere receber o comentário de seu professor tutor.