LC - Atividade 1
Vejamos um exemplo que ilustra o modo com que construímos diálogo por meio dos textos, tanto com outros locutores, quanto com outros textos. Trata-se uma atividade de produção de textos em torno do gênero textual lenda. Inicialmente, o professor faz a leitura da versão de uma lenda indígena – a Lenda da Cobra Grande (Cobra Honorato, para Raul Bopp). Veja a seguir um resumo dela:
“Uma índia, chamada Pacoca, desperta, por ser muito bela, a atenção de dois índios da taba. Um deles é filho do Pajé, mas é pelo outro que a índia se enamora. O filho do Pajé pede, então, ao pai que faça um feitiço contra a índia. O pajé acaba por transformar a bela índia numa horripilante cobra que, algumas vezes, era vista na forma de um imenso navio navegando os rios amazônicos ou na forma de uma ilha que flutuava e que se movimentava para diferentes pontos desses rios (numa das versões, a cobra teria se fixado no subsolo de uma igreja). O encanto só seria desfeito se um bravo guerreiro cortasse, com uma faca virgem, a ponta do rabo da cobra. Ao fazer isso, o guerreiro deveria correr sem olhar para trás. Caso contrário, enlouqueceria. Ninguém nunca conseguiu realizar a façanha. E, se algum dia alguém conseguisse, a cidade mais próxima de onde o feitiço ocorrera submergiria para sempre nas águas dos rios da Amazônia.”
Após ler e comentar o texto, o professor apresenta aos alunos de 3o. ano do ensino fundamental a proposta de produção escrita – recontar a lenda – por meio das seguintes instruções:
Produção de Texto
Como você percebeu, na Lenda da Cobra Grande o encanto só pode ser quebrado se um corajoso guerreiro cortar a ponta do rabo da cobra, fazendo com que ela volte a ser uma índia bela e atraente. E você, que outra solução arrumaria para quebrar o encanto da cobra? Conte-nos esta história.
Respondendo à tarefa, um dos alunos escreveu:
Era uma vez uma índia muito bela e o Pajetrasformou ela em uma cobra muito grande e para desfazer o encanto tinha que dar um beijo na cobra e o índio deu um beijo na nele tornou uma bela indiadenovo e se casaram e viveram felizes para sempre . (Texto: A bela índia)
Com base nessa situação de interação pela linguagem, responda:
a) Com quais outros enunciados o texto produzido pela criança dialoga? Quais as expressões ou enunciados que comprovam isso?
b) Dê exemplos de textos produzidos em relação intertextual com outros já produzidos e explique quais os efeitos que a retomada dos enunciados traz para a interpretação dos textos exemplificados. Exemplo: “Quem espera nunca alcança” (Chico Buarque, na canção “Bom Conselho”, dialogando com o provérbio “Quem espera sempre alcança”).
ATENÇÃO - Esta atividade deve ser feita em um arquivo de texto como o Word (versão 97 a 2003). Quando estiver pronta você deve salvar o arquivo em seu computador. Posteriomente o arquivo deve ser publicado na plataforma do curso. Para isso clique no botão selecionar/procurar arquivo, disponível abaixo. Inclua o seu arquivo da atividade neste espaço e depois clique no botão de envio de arquivo. Somente assim a atividade estará disponível na plataforma e poderá ser corrigida e avaliada pelo tutor.