[Atividade 1] - Questionário (sem4)
O texto 05 discute os obstáculos e as possibilidades de implementar novas ênfases curriculares na perspectiva dos movimentos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Mais precisamente, o texto questiona o tratamento dado a cada um dos polos que a sigla representa, ou seja, quando se fala em educação CTS, como estaria sendo entendido o papel da Ciência, da Tecnologia e da Sociedade na constituição dos programas escolares? Atenção maior é dada à tecnologia, frequentemente subrepresentada nessas discussões. Ao final, o texto sugere um conjunto de competências oriundas dos processos de produção do conhecimento tecnológico que poderia integrar os currículos de ciências.
a) No curso sobre Epistemologia e Ensino de Ciências, observou-se que algumas características da construção do conhecimento científico também se transformaram em conteúdos de ensino, a saber, os métodos, as técnicas de tomada de dados, a formulação de hipóteses e a formulação de problemas. A tecnologia, como área produtora de conhecimento, também teria características que poderiam se transformar em objetos (competências) de ensino? Ilustre sua resposta com exemplos.
b) No item 2 do texto, em determinado momento é feita a seguinte afirmação: “Essa simplificação poderia levar a um enfraquecimento do estudo crítico da tecnologia, assumindo-se a utilidade e a aplicabilidade como boas por si mesmas”. Como o ensino da tecnologia poderia tornar as pessoas mais críticas e conscientes em relação ao consumo de aparatos (produtos) tecnológicos?