Atividade de Produção em Libras (A09)
ENUNCIADO:
Primeiramente, ASSISTA AO VÍDEO
da ATIVIDADE de COMPREENSÃO 9, abaixo, novamente. Preste atenção na história que foi sinalizada.
Veja, de novo, o VÍDEO DA ATIVIDADE DE COMPREENSÃO 9:
Na sequência, grave um vídeo sinalizando UMA única FRASE, em que você responda às seguintes
perguntas:
O que Giovane faz de segunda a sexta?
O que Giovane mais gosta de comer/beber?
A sua frase em Libras pode ser assim:
sinal ELE + soletrar G-I-O-V-A-N-E + ação 1 (resposta da primeira pergunta) + ação 2 (resposta da primeira pergunta) + sinal ELE + sinal GOSTAR (pode ser um dos dois de nosso Glossário) + alimento/bebida 1 (resposta da segunda pergunta) + alimento/bebida 2 (resposta da segunda pergunta)
Lembre-se fazer uma frase completa, indicando o sujeito das ações.
Também é preciso fazer a referência, usando um ponto no espaço de sinalização que possa estar associado ao Giovane, e, para se referir a ele, use o sinal de apontamento ELE, dirigido ao ponto no espaço criado, e soletre o nome dele.
Atenção: lembre-se de escrever em Português o que foi sinalizado, no campo da atividade.
Por exemplo:
Giovane nada e estuda, e gosta de comer carne e macarrão.
INSTRUÇÕES IMPORTANTES:
1) Leia com cuidado a página com as dicas de treinamento e vocabulário desta semana e pratique os sinais indicados, antes de realizar seu vídeo;
2) Assista ao TUTORIAL PARA O ENVIO DO VÍDEO:
Tocar Vídeo
3) Se usar o celular, filme usando a CÂMERA na HORIZONTAL;
4) Procure gravar vídeo em um lugar ILUMINADO e TRANQUILO;
5) Lembre-se de que se trata de uma atividade avaliativa: deve estar devidamente vestido e agir com seriedade;
6) É preciso que apareçam em sua gravação seu TRONCO, sua CABEÇA, seus BRAÇOS e suas MÃOS;
7) NÃO use FILTROS e NÃO EDITE sua gravação; é preciso que faça um vídeo SEM CORTES e SEM PAUSAS;
8) Se usar o YouTube para gravar o vídeo, precisa deixá-lo DISPONÍVEL APENAS PARA QUEM TEM O LINK, alterando a visibilidade para NÃO-LISTADO, e colar esse link no campo da atividade;
9) NÃO grave no formato SHORT; para evitar isso, GRAVE NA HORIZONTAL;
10) Se usar o próprio Moodle para fazer a filmagem, aguarde a página carregar por completo e verifique se o vídeo realmente aparece no campo da sua atividade;
11) Procure usar apenas SINAIS de nosso GLOSSÁRIO, mas, se precisar, você pode consultar esses dois dicionários de Libras on-line também:
https://sistemas.cead.ufv.br/capes/dicionario/
https://www.ines.gov.br/dicionario-de-libras/
12) Não se esqueça de escrever a frase em português a respeito do que você sinalizou, no corpo da atividade;
13) Note que pode editar e mudar o seu envio até a data de entrega;
14) Não se esqueça de ler os feedbacks para saber o que você pode melhorar para as próximas atividades. Os feedbacks ficam na aba da Atividade de Produção, abaixo do vídeo que você enviou;
15) Acompanhe suas notas e sua frequência pelo “Quadro de Notas”, na ABA “Início” do curso;
DICAS:
1) Na Libras, NÃO é preciso sinalizar preposições como “de” e "a" e a conjunção "e";
2) Reveja o sinal GOSTAR em nosso Glossário;
3) Quando estamos nos referindo a outras pessoas, em Libras, é importante colocá-las em pontos fixos no espaço de sinalização, deixando a frase visualmente mais organizada.
Há diferentes formas de fazer demarcações de pessoa no espaço, mas uma das maneiras mais simples é o apontamento para um lugar nesse espaço.
Antes de falarmos sobre alguém, nós apontamos para um ponto fixo em frente do corpo (realizando o sinal “ELE/ELA”). Depois, ao longo do discurso, apontamos para a mesma direção toda vez que nos referimos novamente a essa pessoa.
Então, você deve fazer o sinal ELE, apontando para um local no espaço, depois soletrar o nome referente a esse "ele", e sinalizar as suas ações. Quando for se referir novamente a ele, basta apontar para esse espaço e realizar as novas ações.