Atividade de Produção em Libras (A08)
ENUNCIADO:
Grave UMA FRASE COMPARATIVA em Libras, usando o sinal MELHOR ou o sinal FORTE.
Para isso, você precisará escolher DUAS ENTIDADES (pessoa, animal, objetos, alimentos, conceitos) para a comparação e usar o sinal COMPARATIVO em Libras.
Por exemplo:
O leão é mais forte do que o homem.
Em Libras, a ordem dessa sentença será:
Sinal de LEÃO + apontamento ELE para um local à direita + sinal FORTE + sinal COMPARATIVO (“MAIS QUE”) com início do movimento no local correspondente ao leão, à direita + Sinal de HOMEM + apontamento ELE para o local onde o sinal comparativo terminou, à esquerda
Observação: não esqueça de colocar cada membro da comparação em lugares diferentes do espaço em frente ao seu corpo.
Para entender como criar os pontos de referência no espaço em sua frase, veja o vídeo abaixo:
Veja também, abaixo, as fotos que ilustram um exemplo de frase comparativa em libras:
CACHORRO, à direita do corpo (veja como o corpo do sinalizador está deslocado à direita)
BRAVO
Início do sinal Comparativo (veja que o movimento se inicia à direita, onde foi sinalizado CACHORRO)
Final do movimento do sinal Comparativo (veja que o movimento termina à esquerda, onde será sinalizado GATO)
GATO à esquerda do corpo (veja como o corpo do sinalizador está deslocado à esquerda)
O vídeo da atividade de compreensão desta semana pode ajudá-lo nesta produção.
Reveja, abaixo, para entender como usar o sinal COMPARATIVO em libras:
Vídeo da atividade de compreensão 8
Veja, agora, como sinaliza MELHOR e FORTE em Libras:
MELHOR:
FORTE:
ATENÇÃO: Faça uma legenda em português da sua frase sinalizada.
Por exemplo:
O leão é mais forte do que o homem.
INSTRUÇÕES IMPORTANTES:
1) Leia com cuidado a página com as dicas de treinamento e vocabulário desta semana e pratique os sinais indicados, antes de realizar seu vídeo;
2) Assista ao TUTORIAL PARA O ENVIO DO VÍDEO:
Tocar Vídeo
3) Se usar o celular, filme usando a CÂMERA na HORIZONTAL;
4) Procure gravar vídeo em um lugar ILUMINADO e TRANQUILO;
5) Lembre-se de que se trata de uma atividade avaliativa: deve estar devidamente vestido e agir com seriedade;
6) É preciso que apareçam em sua gravação seu TRONCO, sua CABEÇA, seus BRAÇOS e suas MÃOS;
7) NÃO use FILTROS e NÃO EDITE sua gravação; é preciso que faça um vídeo SEM CORTES e SEM PAUSAS;
8) Se usar o YouTube para gravar o vídeo, precisa deixá-lo DISPONÍVEL APENAS PARA QUEM TEM O LINK, alterando a visibilidade para NÃO-LISTADO, e colar esse link no campo da atividade;
9) NÃO grave no formato SHORT; para evitar isso, GRAVE NA HORIZONTAL;
10) Se usar o próprio Moodle para fazer a filmagem, aguarde a página carregar por completo e verifique se o vídeo realmente aparece no campo da sua atividade;
11) Procure usar apenas SINAIS de nosso GLOSSÁRIO, mas, se precisar, você pode consultar esses dois dicionários de Libras on-line também:
https://sistemas.cead.ufv.br/capes/dicionario/
https://www.ines.gov.br/dicionario-de-libras/
12) Não se esqueça de escrever a frase em português a respeito do que você sinalizou, no corpo da atividade;
13) Note que pode editar e mudar o seu envio até a data de entrega;
14) Não se esqueça de ler os feedbacks para saber o que você pode melhorar para as próximas atividades. Os feedbacks ficam na aba da Atividade de Produção, abaixo do vídeo que você enviou;
15) Acompanhe suas notas e sua frequência pelo “Quadro de Notas”, na ABA “Início” do curso;
DICAS:
1) Na Libras, NÃO é preciso sinalizar preposições como “de” e conjunções como "que";
2) O sinal COMPARATIVO (“MAIS QUE”),
em Libras, é direcional. O início do movimento dele marca a primeira entidade
da comparação, que é “mais...do que” a segunda entidade, que é realizada no
ponto em que o sinal termina;
3) Quando estamos nos referindo a outras pessoas, em Libras, é importante colocá-las em pontos fixos no espaço de sinalização, deixando a frase visualmente mais organizada.
Há diferentes formas de fazer demarcações de pessoa no espaço, mas uma das maneiras mais simples é o apontamento para um lugar nesse espaço.
Antes de falarmos sobre alguém, nós apontamos para um ponto fixo em frente do corpo (realizando o sinal “ELE/ELA”). Depois, ao longo do discurso, apontamos para a mesma direção toda vez que nos referimos novamente a essa pessoa.
Então, depois de sinalizar a PRIMEIRA ENTIDADE DA COMPARAÇÃO, você aponta para a direita, por exemplo, criando o ponto de referência dela no espaço, e, depois faz o sinal de comparação “MAIS QUE”, iniciando o movimento dele onde está essa primeira entidade e terminando-o no ponto onde coloca a SEGUNDA ENTIDADE DA COMPARAÇÃO, à esquerda. Para colocar essa SEGUNDA ENTIDADE DA COMPARAÇÃO, você também sinaliza o sinal dela, depois o apontamento para a esquerda.
Uma outra forma de marcar o espaço dessas duas entidades é fazendo um leve deslocamento do tronco à direita, para marcar UMA delas, e um deslocamento à esquerda, para marcar a SEGUNDA.