Exercício 2_Painel semântico e de referências_24/04
Objetivo: exercitar os 3 níveis da Pesquisa Visual – (Noble e Bestley, 2013): primária, secundária e terciária – como método criativo de pesquisa qualitativa (Buchanan, 1995). Cria uma base de semântica (de significados) e de referências (de inspirações) para o desenvolvimento do projeto de sinalização.
Resultado esperado: apresentar dois painéis, sendo o primeiro semântico e o segundo de referências, com as características descritas abaixo.
Painel Semântico: conjunto de imagens que remetem aos significados em torno do tema e recorte de pesquisa. Resposta visual às perguntas: o que é turismo urbano? / o que é uma cidade convidativa para o turismo urbano? / o que faz de um trecho da cidade o lugar ideal para o turismo urbano? / qual é o sentimento que o turismo urbano desperta? O painel semântico deve ter imagens concretas e/ou abstratas que traduzem as sensações e sentimentos relacionados ao tema central do projeto visual em questão. Os itens a seguir podem ser representados no painel semântico: conceitos objetivos; conceitos subjetivos; metáforas; estilo de vida do público-alvo; emoções.
Painel de Referências: conjunto de referências visuais objetivas para o projeto. Pode conter: paletas de cores, tipografia(s), formas, ícones e elementos de projetos gráficos, imagens de projetos de sinalização inspiradores, exemplos interessantes de visuais de suporte de comunicação visual. Ou seja, deve conter exemplos de projetos ou elementos de projeto que servirão de referência para a proposta elaborada pelo grupo.
Formato da entrega: cada painel deverá ser diagramado em 1 única prancha, formato A4, na posição horizontal. É opcional incluir legendas com informações resumidas das imagens coletadas.
- 23 fevereiro 2023, 14:30 PM