Opções de inscrição
O enfoque deste curso é filosófico, tendo como fio condutor o pressuposto
de que toda prática pedagógica pressupõe uma teoria do conhecimento. Daí que foram selecionados textos que evidenciam esta filiação, em sua maior parte extraídos do campo da filosofia, tendo em vista o esclarecimento de questões educacionais que se iniciaram com os gregos antigos, e que foram retomadas ao longo dos séculos sob diferentes perspectivas filosófico-educacionais (ver o cronograma do curso). Em particular, abordaremos o essencialismo platônico e a concepção referencial da linguagem de Agostinho, presentes até hoje em boa parte das propostas pedagógicas em nosso país, com o objetivo de se incentivar um olhar crítico para as diretrizes educacionais que ainda se ancoram em teorias idealistas, realistas, empiristas e pragmatistas do conhecimento. Neste sentido, também serão introduzidos algumas reflexões da segunda fase do pensamento do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein sobre como se dá a construção do sentido linguístico e as condições de sua transmissão, possibilitando-se, assim, a dissolução de confusões educacionais que ainda estão presas a uma concepção essencialista (platônica) e agostiniana da linguagem.
As relações entre os textos do cronograma serão estabelecidas em sala de aula, recorrendo-se também a atividades em grupo e/ou individuais, seminários em grupo, prova (com consulta) e trabalho final individuais.
de que toda prática pedagógica pressupõe uma teoria do conhecimento. Daí que foram selecionados textos que evidenciam esta filiação, em sua maior parte extraídos do campo da filosofia, tendo em vista o esclarecimento de questões educacionais que se iniciaram com os gregos antigos, e que foram retomadas ao longo dos séculos sob diferentes perspectivas filosófico-educacionais (ver o cronograma do curso). Em particular, abordaremos o essencialismo platônico e a concepção referencial da linguagem de Agostinho, presentes até hoje em boa parte das propostas pedagógicas em nosso país, com o objetivo de se incentivar um olhar crítico para as diretrizes educacionais que ainda se ancoram em teorias idealistas, realistas, empiristas e pragmatistas do conhecimento. Neste sentido, também serão introduzidos algumas reflexões da segunda fase do pensamento do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein sobre como se dá a construção do sentido linguístico e as condições de sua transmissão, possibilitando-se, assim, a dissolução de confusões educacionais que ainda estão presas a uma concepção essencialista (platônica) e agostiniana da linguagem.
As relações entre os textos do cronograma serão estabelecidas em sala de aula, recorrendo-se também a atividades em grupo e/ou individuais, seminários em grupo, prova (com consulta) e trabalho final individuais.
- Docente: Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.