Opções de inscrição
Esta disciplina tem como objetivo explorar as fontes para o ensino, isto é, para a formação de professores. Ela
discute, desse modo, a própria noção de "fonte para o ensino" e suas apropriações a partir da hipótese de que a
multiplicidade de materiais que compõem os estudos educacionais possibilita conhecer diferentes processos
formativos - dos outros e de si - bem como os movimentos sócio-históricos que originam concepções a respeito do
trabalho docente. Nessa perspectiva, serão abordadas obras memorialísticas e literárias, observações de situações
escolares e impressos educacionais, entre os quais destacam-se os manuais de ensino, privilegiando a percepção
das maneiras por meio das quais as pessoas atribuem significados às experiências de escolarização. Além disso, a
disciplina discute os entendimentos acerca da profissão, as quais estão presentes nas formas de atuação,
constituição de disposições intelectuais e referências internacionais que comparecem nos cursos de formação
docente.
- Docente: Ana Laura Godinho Lima
- Docente: Juliana de Souza Silva
- Docente: Patricia Aparecida do Amparo
- Docente: Vivian Batista da Silva
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.