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Conteúdo:

1. Compreensão sobre o que é um texto científico.

2. Estilo e estrutura de documentos científicos.

3. Principais tipos de documentos científicos: artigos e relatórios.

4. Redação e estilo editorial.

5. Ilustrações, gráficos, tabelas e quadros.

6. A dinâmica entre as sessões: introdução, objetivos, resultados, discussão, conclusão.

7. Componentes principais para a redação de artigos: título, resumo, palavras-chave, bibliografia.

8. Estratégias para avaliação de artigos científicos.

 

Estrutura pedagógica: apresentação dialogada, estudo de caso e discussão em pequenos grupos. Haverá suporte pelo Moodle EE.

 

Forma de avaliação:

Os alunos serão avaliados através de:

- apresentação de seminários

- redação de um artigo científico. (relato de experiência ou um artigo original)

- um resumo a ser submetido em evento científico

 

Bibliografia:

1 - Galvão, Taís Freire, Silva, Marcus Tolentino and Garcia, Leila Posenato. Ferramentas para melhorar a qualidade e a transparência dos relatos de pesquisa em saúde: guias de redação científica. Epidemiol. Serv. Saúde, Jun 2016, vol. 25 no. 2, p. 427-436.

2 – Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 24a. Ed. São Paulo: Cortez; 2016. 317p.

3 – Pereira MG. Artigos Científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara- Koogan: 2013. 210 p.

4 – Zeiger M. Essentials of writing biomedical research papers. 2nd. Ed. New York: McGraw-Hill: 2000. 230 p.

5 – Volpato GL. Guia Prático para redação científica. Ed. Best Writing: 2015, 260 p.

6 – Volpato GL. Metodo Lógico para Redação Científica. Ed. Best Writing: 2017. 155 p.

7 – www.gilsonvolpato.com.br/new/video.php. Acesso em dez/2017.

8 – Williams JM: ten lessons in clarity and grace. New York: Longman: 2000. 190 p.


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