Analisar a articulação de distintas tecnologias como instrumentos do processo de trabalho na atenção básica. Discutir a utilização de tecnologias da atenção básica na produção de cuidados em saúde de forma criativa com vistas à inovação. Analisar tecnologias como componente estratégico do processo de trabalho em saúde.


Conteúdo:

1. Compreensão sobre o que é um texto científico.

2. Estilo e estrutura de documentos científicos.

3. Principais tipos de documentos científicos: artigos e relatórios.

4. Redação e estilo editorial.

5. Ilustrações, gráficos, tabelas e quadros.

6. A dinâmica entre as sessões: introdução, objetivos, resultados, discussão, conclusão.

7. Componentes principais para a redação de artigos: título, resumo, palavras-chave, bibliografia.

8. Estratégias para avaliação de artigos científicos.

 

Estrutura pedagógica: apresentação dialogada, estudo de caso e discussão em pequenos grupos. Haverá suporte pelo Moodle EE.

 

Forma de avaliação:

Os alunos serão avaliados através de:

- apresentação de seminários

- redação de um artigo científico. (relato de experiência ou um artigo original)

- um resumo a ser submetido em evento científico

 

Bibliografia:

1 - Galvão, Taís Freire, Silva, Marcus Tolentino and Garcia, Leila Posenato. Ferramentas para melhorar a qualidade e a transparência dos relatos de pesquisa em saúde: guias de redação científica. Epidemiol. Serv. Saúde, Jun 2016, vol. 25 no. 2, p. 427-436.

2 – Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 24a. Ed. São Paulo: Cortez; 2016. 317p.

3 – Pereira MG. Artigos Científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara- Koogan: 2013. 210 p.

4 – Zeiger M. Essentials of writing biomedical research papers. 2nd. Ed. New York: McGraw-Hill: 2000. 230 p.

5 – Volpato GL. Guia Prático para redação científica. Ed. Best Writing: 2015, 260 p.

6 – Volpato GL. Metodo Lógico para Redação Científica. Ed. Best Writing: 2017. 155 p.

7 – www.gilsonvolpato.com.br/new/video.php. Acesso em dez/2017.

8 – Williams JM: ten lessons in clarity and grace. New York: Longman: 2000. 190 p.


Discutir temas atuais e relevantes no que concerne à saúde sexual e reprodutiva. Familiarizar o/a aluno/a ao perfil de saúde sexual e reprodutiva da população brasileira em relação à saúde materna, intencionalidade da gravidez, contracepção, abortamento, gravidez na adolescência, atenção ao pré-natal, atenção ao parto e mortalidade materna. Oferecer subsídios teóricos para o desenvolvimento de pesquisas com abordagem na saúde sexual e reprodutiva.

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ENS 0237 é uma disciplina preparada especialmente aos estudantes do 4° semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem.

Objetivo geral: Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde. 

Coordenação: Prof dr Alfredo Almeida Pina de Oliveira alfredopina@usp.br 

Apoio principal: especialista em laboratório Erica Gomes Pereira (PhD, MSc, RN) egpereira@usp.br 



Objetivos:

1. Reconhecer que a investigação consiste em um processo de trabalho que deve percorrer um trajeto teórico-metodológico próprio (instâncias epistemológica, teórica, metódica e técnica), em consonância com uma dada orientação teórico-filosófica; 

2. Orientar a elaboração do projeto por diretrizes ético-políticas que integrem a compatibilidade entre o caráter pessoal e social, entre a autonomia e a diretividade e a necessidade de estudo organizado, consistente, disciplinado, e rigoroso, notadamente a revisão bibliográfica sistematizada. 

3. Compreender os principais elementos de um projeto de pesquisa: a definição do problema e do objeto de estudo, o quadro teórico, a questão orientadora ou as hipóteses de pesquisa, e os procedimentos metodológicos que permitem a apreensão empírica do objeto, notadamente as técnicas de coleta de dados mais utilizadas no campo da Saúde Coletiva.


OBJETIVOS:

1.     Compreender os processos de desenvolvimento do saber da enfermagem em saúde coletiva articulados aos diferentes referenciais teórico-filosóficos.

2.     Interpretar a relação entre o processo de produção em saúde e o processo de produção do conhecimento em saúde coletiva enquanto partes da totalidade social.

3.     Analisar criticamente os elementos constitutivos dos diferentes processos de trabalho da enfermagem em saúde coletiva tendo por referência a Teoria de Intervenção Práxica e sua aplicação no processo de investigação.



ENS 0232 é uma disciplina preparada especialmente aos estudantes do 3° semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem.

Objetivo geral: 

Efetuar práticas de proteção à exposição de agentes infecciosos e transmissíveis, voltadas aos usuários e trabalhadores, particularmente os da área da saude e reconhecer outros riscos ocupacionais (físicos, químicos e outros).

Coordenação: 

Profª drª Anna Luiza Gryschek - gryschek@usp.br

Apoio principal: 

especialista em laboratório Erica Gomes Pereira RN, MSc, PhD egpereira@usp.br 



ENS 0425-2023 é uma disciplina preparada especialmente aos estudantes do 7º semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem.

Objetivos: 

1) Interpretar a ocorrência e o enfrentamento das doenças transmissíveis

2) Desenvolver práticas de enfermagem voltadas às ações de vigilância em saúde a partir da determinação social do processo saúde-doença

Coordenação: 

Profª Drª Lúcia Yasuko Izumi Nichiata - izumi@usp.br             

Apoio principal: 

Especialista em laboratório Erica Gomes Pereira RN, MSc, PhD - egpereira@usp.br