- Apoio: Alessandro Neves de Souza
- Apoio: Ana Clara Cintra Santana
- Apoio: Moises Rizzo Campos
- Apoio: Thiago Rodrigues Pelarin
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Fernanda Marçal Ferreira
- Docente: Gisela Maria Assis
- Docente: Nathalie Leister
- Docente: Nayara Gonçalves Barbosa
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
- Docente: Maiara Rodrigues dos Santos
- Docente: Margareth Angelo
- Docente: Vanderlei Amadeu da Rocha
- Docente: Carlos Alberto dos Santos Treichel
- Docente: Divane de Vargas
- Discutir a evolução dos conceitos de criança e infância.
- Caracterizar modelos de estudo e teorias do desenvolvimento infantil.
- Conhecer e discutir instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil aplicáveis no acompanhamento de saúde da criança.
- Relacionar os contextos de vida e as necessidades essenciais da criança para seu desenvolvimento integral.
- Refletir sobre abordagens e estratégias de pesquisa com crianças.
- Docente: Aurea Tamami Minagawa Toriyama
- Docente: Maria De La Ó Ramallo Verissimo
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Instrumentalizar o aluno no cuidado de enfermagem à criança, adolescente em situação de doença aguda e crônica, bem como de sua família, fundamentado por práticas baseadas em evidências.
Desenvolver competências para o cuidado de enfermagem culturalmente responsivo e raciocínio clínico para assistência de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de doença.
Referentes à ação docente:
- Instrumentalizar o aluno em sua formação técnico-científica voltada para o cuidado da criança, adolescente e sua família em situação de doença;
- Estimular a prática clínica baseada em evidências no cuidado da criança, adolescente e sua família;
- Instrumentalizar o aluno a desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisões e de trabalho em equipe no contexto da pediatria.
Referente à ação discente:
- Integrar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos no contexto da criança, adolescente e sua família na experiência da doença, utilizando o raciocínio clínico de enfermagem;
- Compreender a criança, adolescente e sua família em situação de doença em relação ao crescimento e desenvolvimento, estrutura e dinâmicas familiares, fatores sócio-culturais como base do cuidado;
- Demonstrar habilidades para tomada de decisão, prática interprofissional colaborativa e relacionamento interpessoal no cuidado de enfermagem para crianças, adolescente e famílias;
- Realizar o cuidado à criança, adolescente e sua família ao longo da experiência de doença, morte e luto, fundamentado na abordagem centrada na família;
- Conhecer e identificar os problemas clínicos da criança hospitalizada;
- Realizar as etapas do processo de enfermagem em pediatria, incorporando práticas para o cuidado centrado na família e culturalmente responsivo ao longo da experiência de doença;
- Respeitar princípios éticos, legais e humanísticos em enfermagem pediátrica.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
A disciplina possibilita ao aluno apreender bases teóricas e o papel do enfermeiro no cuidado da criança, adolescente e sua família na experiência de doença em instituições hospitalares e ambulatoriais.
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
- Docente: Maiara Rodrigues dos Santos
- Docente: Margareth Angelo
- Docente: Vanderlei Amadeu da Rocha
GERAL
Planejar, executar e avaliar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao recém-nascido, no contexto hospitalar, com base nas principais causas de morbimortalidade materna e neonatal, nos preceitos éticos legais e na prática baseada em evidências. Fundamentar a assistência à mulher com afecções ginecológicas benignas prevalentes no território nacional e local.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1. Facilitar a aplicação de princípios ético-legais e a reflexão crítica no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
2. Propiciar o aprofundamento dos conceitos e atitudes relacionados aos fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem sobre a saúde da mulher.
3. Fundamentar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa.
4. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa.
5. Introduzir os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento.
6. Conceituar e instigar no aluno a reflexão crítica quanto aos tipos de parto.
7. Explicar os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto.
8. Fundamentar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC.
9. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à parturiente, puérpera e RN no nascimento e no AC.
10. Propiciar aprofundamento dos conceitos, procedimentos e atitudes na identificação dos fatores maternos e familiares que repercutem na saúde do concepto/RN e das práticas assistenciais ao RN e a puérpera.
11. Expor o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil.
12. Fundamentar o cuidado de enfermagem ao RN com agravos prevalentes à saúde.
13. Conceituar os níveis de atenção e os modelos de assistência neonatal.
14. Possibilitar o desenvolvimento de procedimentos e atitudes no cuidado do RN na unidade neonatal.
Referente à ação discente:
1. Aplicar os princípios éticos legais no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
2. Aprofundar o raciocínio clínico no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
3. Discutir os fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem na saúde da mulher com afecções ginecológicas benignas.
4. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas.
5. Sistematizar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas.
6. Identificar os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento.
7. Apontar os aspectos políticos, socioculturais e epidemiológicos e clínicos relacionados aos tipos de parto.
8. Descrever os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto.
9. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC.
10. Discutir o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil.
11. Analisar os conceitos relacionados ao RN na unidade neonatal.
12. Sistematizar o cuidado de enfermagem ao RN na unidade neonatal.
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Fernanda Marçal Ferreira
- Docente: Taís de Abreu Ferro