Disciplinas Interdepartamentais da Escola de Enfermagem
Objetivo geral do módulo: Compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento das ações educativas em saúde inerentes à
prática da enfermagem em diferentes grupos sociais e cenários de aprendizagem.
Importância deste programa de aprendizagem na formação do enfermeiro: A importância deste programa se sustenta na premissa de que um dos processos de trabalho do enfermeiro é ser educador e que as práticas da Enfermagem têm a educação em saúde como uma tecnologia fundamental para responder as necessidades de saúde dos grupos sociais.
O estudante desenvolverá ações de educação em saúde como uma das primeiras aproximações ao cuidado de Enfermagem considerando as necessidades de saúde dos grupos sociais. Nos semestres seguintes, o estudante seguirá desenvolvendo ações educativas juntamente com outras práticas de cuidado de enfermagem em áreas especializadas.
prática da enfermagem em diferentes grupos sociais e cenários de aprendizagem.
Importância deste programa de aprendizagem na formação do enfermeiro: A importância deste programa se sustenta na premissa de que um dos processos de trabalho do enfermeiro é ser educador e que as práticas da Enfermagem têm a educação em saúde como uma tecnologia fundamental para responder as necessidades de saúde dos grupos sociais.
O estudante desenvolverá ações de educação em saúde como uma das primeiras aproximações ao cuidado de Enfermagem considerando as necessidades de saúde dos grupos sociais. Nos semestres seguintes, o estudante seguirá desenvolvendo ações educativas juntamente com outras práticas de cuidado de enfermagem em áreas especializadas.
- Docente: Aurea Tamami Minagawa Toriyama
- Docente: Camila Moitinho de Aragao Bulcao
- Docente: Carla Andrea Trape
- Docente: Crislaine Loqueti
- Docente: Debora Rodrigues Vaz
- Docente: Debora Santos Rodrigues
- Docente: Heloisa Helena Ciqueto Peres
- Docente: Lucas Cardoso dos Santos
- Docente: Valeria Marli Leonello
- Docente: Yeda Aparecida de Oliveira Duarte
Objetivo geral: Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde.
Departamento ENP
Coordenação: Profa Dra Maria de La Ó Ramallo Veríssimo mdlorver@usp.br
Apoio principal: especialista em laboratório Thais R Castro (MSc, RN)
Departamento ENS
Coordenação: Profa Dra Nubia Virginia D'Avila Limeira de Araujo (in memoriam) e Profa Dra Anna Luiza Gryschek gryschek@usp.br
Apoio principal ENS: especialista em laboratório Erica G Pereira (PhD, RN)
- Docente e/ou apoio: Ana Luiza Vilela Borges
- Docente e/ou apoio: Anna Luiza de Fatima Pinho Lins Gryschek
- Docente e/ou apoio: Aurea Tamami Minagawa Toriyama
- Docente e/ou apoio: Carla Marins Silva
- Docente e/ou apoio: Carlos Alberto dos Santos Treichel
- Docente e/ou apoio: Danton Matheus de Souza
- Docente e/ou apoio: Erica Gomes Pereira
- Docente e/ou apoio: Fernanda Marcal Ferreira
- Docente e/ou apoio: Jaqueline Lemos de Oliveira
- Docente e/ou apoio: Lucas Thiago Pereira da Silva
- Docente e/ou apoio: Maria De La O Ramallo Verissimo
- Docente e/ou apoio: Maria do Perpetuo Socorro de Sousa Nobrega
- Docente e/ou apoio: Maria Fernanda Terra
- Docente e/ou apoio: Nayara Goncalves Barbosa
- Docente e/ou apoio: Sheila Aparecida Ferreira Lachtim
- Docente e/ou apoio: Talita Cristina Pegorin
- Docente e/ou apoio: Thaís Fernandes Rojas
- Docente e/ou apoio: Vanderlei Amadeu da Rocha
- Docente e/ou apoio: Vania Ferreira Gomes Dias
Proporcionar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do aluno no que diz respeito à administração de medicamentos.
Referente à ação discente:
1. Identificar os princípios ético-legais que regem a atuação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos (1)
2. Relacionar os tipos de prescrição com a participação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos (1)
3. Realizar o aprazamento dos horários em prescrições de diferentes tipos (em oficinas) (1)
4. Relacionar as definições gerais aplicadas a administração de medicamentos (2)
5. Utilizar as fontes de informações sobre medicamentos (2)
6. Aplicar os princípios matemáticos aos cálculos de dosagem de medicamentos (3)
7. Compreender e aplicar os princípios de rediluição de medicamentos, seu preparo e administração a recém-nascidos, crianças e adolescentes. (3)
8. Diferenciar os tipos de preparações farmacêuticas (4)
9. Comentar os sistemas de distribuição de medicamentos (5)
10. Relacionar os fatores que afetam a resposta individual ao uso do medicamento (6).
11. Citar os fatores associados a farmacocinética dos medicamentos nas crianças, adultos e idosos (6)
12. Identificar as características das vias de administração percutânea e enteral de medicamentos (7)
13. Demonstrar os procedimentos usados na administração percutânea e enteral de medicamentos (7)
14. Identificar os princípios que regem o preparo seguro de medicamentos e soluções parenterais, utilizando rediluição quando necessário. (8)
15. Demonstrar os procedimentos usados no preparo de medicamentos e soluções parenterais (8)
16. Identificar as características das vias de administração SC e IM) (9)
17. Demonstrar os procedimentos usados na administração SC e IM (9)
18. Identificar as características da via de administração intravenosa (10)
19. Demonstrar os procedimentos usados na administração intravenosa de medicamentos (10)
20. Listar as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes, gestante de baixo risco (11)
21. Abordagem do paciente (recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso e família) no preparo para o procedimento de administração de medicamentos.
Referente à ação docente:
1. Expor os princípios que norteiam o processo da administração de medicamentos
2. Conceituar os termos usados no âmbito da administração de medicamentos
3. Explicar a utilização do DEF
2. Relacionar as fontes de informação fidedignas sobre medicamentos
3. Explicar os princípios matemáticos aplicados ao calculo de dosagem e rediluição de medicamentos
4. Expor as diferentes preparações farmacêuticas
5. relacionar os sistemas de distribuição de medicamentos
6. Explicar os fatores que afetam a resposta ao medicamento
7. Estabelecer a relação entre idade e farmacocinética dos medicamentos
8. Explicar as características do uso das vias percutânea e enteral
9. Promover oficinas para realização de pratica da técnica
10. Fundamentar os princípios que regem o preparo e administração de injetáveis.
11. Promover oficinas para realização de pratica do preparo e manuseio de materiais estéreis usados na administração de medicamentos
12. Demonstrar o procedimento
13. Explicar as características do uso da via SC e IM
14. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento
15. Demonstrar o procedimento
16. Explicar as características do uso da via IV
17. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento
18. Demonstrar o procedimento
19. Expor as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes, gestante de baixo risco)
20. Expor os princípios da abordagem para o preparo do paciente (recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso e família) para a administração de medicamentos.
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Camila Lima
- Docente: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Maiara Rodrigues dos Santos
- Docente: Michele Nakahara Melo
- Docente: Paula Cristina Nogueira
- Docente: Ramon Antonio Oliveira
- Docente: Regina Celia dos Santos Diogo
- Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Vanessa Miranda Gomes
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Oferecer elementos para o estudante organizar um quadro de referência teórico-conceitual e metodológico para orientar as experiências clínicas e as reflexões iniciais sobre essas experiências.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
Conhecimento conceitual é importante para a atribuição de significados e valoração das experiências na prática clínica de enfermagem. Esse Módulo antecede e permeia a fase em que os estudantes iniciarão as experiências clínicas na atenção especializada..
SITUAÇÕES E/OU FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante em situações clínicas reais nos cenários da atenção especializada como oportunidades para refletir sobre conceitos, modelos e teorias de enfermagem, fazer o processo de enfermagem, desenvolver habilidades de raciocínio clínico e aplicar princípios da prática baseada em evidências.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1. Apresentar o desenvolvimento de modelos e teorias de enfermagem no contexto da evolução dos saberes/conhecimento de enfermagem;
2. Incentivar a identificação de manifestações dos saberes da enfermagem (empírico, ético, estético e pessoal);
3. Auxiliar os estudantes a lidar com as complexidades dos diferentes conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente provenientes de modelos e teorias de enfermagem selecionadas;
4. Identificar o cuidado humanizado como valor tradicional e contemporâneo da enfermagem;
5. Orientar o reconhecimento de estratégias e atitudes próprias e favorecedoras do raciocínio clínico e pensamento crítico;
6. Conduzir os estudantes a iniciar a interpretação clínica apropriada por meio do uso do processo de enfermagem em simulações;
7. Apresentar os sistemas padronizados de linguagem como instrumentos úteis ao raciocínio clínico e ao processo de enfermagem;
8. Auxiliar os estudantes a reconhecerem os princípios da Prática Baseada em Evidências.
Referente à ação discente:
1. Exemplificar manifestações de conhecimento empírico, conhecimento ético, conhecimento pessoal e conhecimento estético na evolução da enfermagem;
2. Identificar características peculiares dos conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente em teorias/modelos de enfermagem selecionados;
3. Discorrer sobre princípios do cuidado humanizado;
4. Discriminar fases do processo de enfermagem em estudos de casos escritos s;
5. Discorrer sobre as diferentes classificações de enfermagem;
6. Aplicar estratégias de busca e apreciação crítica de evidências em uma situação clínica simulada;
7. Demonstrar atitudes favoráveis ao desenvolvimento do pensamento crítico (integridade intelectual, perspectiva contextual, criatividade, flexibilidade, curiosidade, ceticismo reflexivo);
8. Refletir sobre as estratégias de pensamento que usa para resolver problemas clínicos em diversas situações.
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Carlos Alberto dos Santos Treichel
- Docente: Caroline Figueira Pereira
- Docente: Divane de Vargas
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
- Docente: Lucas Thiago Pereira da Silva
- Docente: Marina de Goes Salvetti
- Docente: Regina Celia dos Santos Diogo
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
• Conhecer e compreender a enfermagem como prática social.
• Identificar e compreender as bases históricas, éticas, sociológicas e culturais das práticas de saúde e enfermagem.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. • Contribuirá para a compreensão da enfermagem como prática social, mediante desenvolvimento da capacidade para correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade. Esta capacitação contribuirá para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, condição essencial para a compreensão das relações sociais, da divisão do trabalho e das relações de classe no mundo contemporâneo, caracterizado pela existência de problemas sociais decorrentes do processo de urbanização, pobreza e marginalização e suas relações com a medicina social.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conteúdos da disciplina articulam-se aos conteúdos de disciplinas do mesmo módulo (Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais e Enfermagem), bem como subsidiam a discussão sobre processo de trabalho em saúde e de enfermagem nos módulos subsequentes (Enfermagem na Atenção Básica; Ética e legislação em Enfermagem e Administração em Enfermagem).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: • Contextualizar os conteúdos da história da enfermagem com o processo de profissionalização da enfermagem; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente aos conteúdos da história da Enfermagem, como prática social, e da ética, englobando direitos, valores, respeito e alteridade; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente às realidades socioeconômicas e suas implicações para a assistência à saúde e enfermagem; • Adotar instrumentos e métodos que favoreçam a compreensão da enfermagem como prática social e seu processo de trabalho. • Instigar a procura de material didático para que o estudante busque nexos entre as concepções trazidas por eles, a respeito das ações de enfermagem, e o substrato teórico que subsidiará a compreensão dessas ações como prática social. • Promover e fundamentar a síntese entre a concepção trazida pelos estudantes e o conhecimento que subsidia a interpretação da enfermagem como prática social. Referente à ação discente: • Conhecer e situar historicamente o cuidado, considerando os fatores sócio-políticos e econômicos; • Conhecer e analisar a reorganização do hospital sob a égide do capitalismo; • Identificar os primórdios da profissionalização da enfermagem brasileira e as influências inglesa, francesa e americana; • Identificar os fundamentos e princípios da ética e as distinções entre ética e moral; • Identificar princípios do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem; • Desenvolver a crítica e a reflexão como condição para assumir condutas éticas; • Identificar os fatores socioculturais e históricos que interferem nas práticas de saúde e de enfermagem; • Conhecer e relacionar noções de sociedade, cultura e práticas de saúde; • Conhecer os elementos constitutivos dos processos de trabalho em saúde e em enfermagem; • Diferenciar os processos de trabalho nos âmbitos do cuidado dos indivíduos e dos grupos sociais, e do gerenciamento em enfermagem.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. • Contribuirá para a compreensão da enfermagem como prática social, mediante desenvolvimento da capacidade para correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade. Esta capacitação contribuirá para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, condição essencial para a compreensão das relações sociais, da divisão do trabalho e das relações de classe no mundo contemporâneo, caracterizado pela existência de problemas sociais decorrentes do processo de urbanização, pobreza e marginalização e suas relações com a medicina social.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conteúdos da disciplina articulam-se aos conteúdos de disciplinas do mesmo módulo (Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais e Enfermagem), bem como subsidiam a discussão sobre processo de trabalho em saúde e de enfermagem nos módulos subsequentes (Enfermagem na Atenção Básica; Ética e legislação em Enfermagem e Administração em Enfermagem).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: • Contextualizar os conteúdos da história da enfermagem com o processo de profissionalização da enfermagem; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente aos conteúdos da história da Enfermagem, como prática social, e da ética, englobando direitos, valores, respeito e alteridade; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente às realidades socioeconômicas e suas implicações para a assistência à saúde e enfermagem; • Adotar instrumentos e métodos que favoreçam a compreensão da enfermagem como prática social e seu processo de trabalho. • Instigar a procura de material didático para que o estudante busque nexos entre as concepções trazidas por eles, a respeito das ações de enfermagem, e o substrato teórico que subsidiará a compreensão dessas ações como prática social. • Promover e fundamentar a síntese entre a concepção trazida pelos estudantes e o conhecimento que subsidia a interpretação da enfermagem como prática social. Referente à ação discente: • Conhecer e situar historicamente o cuidado, considerando os fatores sócio-políticos e econômicos; • Conhecer e analisar a reorganização do hospital sob a égide do capitalismo; • Identificar os primórdios da profissionalização da enfermagem brasileira e as influências inglesa, francesa e americana; • Identificar os fundamentos e princípios da ética e as distinções entre ética e moral; • Identificar princípios do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem; • Desenvolver a crítica e a reflexão como condição para assumir condutas éticas; • Identificar os fatores socioculturais e históricos que interferem nas práticas de saúde e de enfermagem; • Conhecer e relacionar noções de sociedade, cultura e práticas de saúde; • Conhecer os elementos constitutivos dos processos de trabalho em saúde e em enfermagem; • Diferenciar os processos de trabalho nos âmbitos do cuidado dos indivíduos e dos grupos sociais, e do gerenciamento em enfermagem.
- Docente: André Almeida de Moura
- Docente: Genival Fernandes de Freitas
- Docente: Heloise Lima Fernandes Agreli
- Docente: Valeria Marli Leonello
GERAL
Instrumentalizar o estudante nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para a compreensão e a prática de avaliação de indivíduos e família.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente
1. Situar a avaliação de indivíduos e família no Processo de Enfermagem.
2. Introduzir as bases teóricas e conceituais do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
3. Proporcionar o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades necessários à avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família.
4. Promover situações para o uso de diferentes métodos e instrumentos de avaliações de indivíduos e famílias.
5. Estimular o estudante para interpretar os dados obtidos.
6. Orientar o estudante a gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos;
7. Auxiliar o estudante a lidar com a incerteza do raciocínio clínico;
8. Incentivar o estudante a refletir sobre os processos de pensamento que aplica ao interpretar dados;
9. Respeitar o momento de aprendizagem do estudante, reconhecendo suas potencialidades e dificuldades.
10. Discutir o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
11. Estimular o aluno a desenvolver competência técnica e científica na avaliação de indivíduos e famílias.
12. Proporcionar o desenvolvimento de atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
13. Promover a reflexão sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.
Referentes à ação discente
1. Reconhecer a avaliação de indivíduos e família como etapa do Processo de Enfermagem.
2. Discorrer sobre a finalidade da avaliação de indivíduos e de famílias;
3. Conhecer as bases teóricas e metodológicas do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
4. Demonstrar habilidades na aplicação de técnicas de obtenção de dados de indivíduos e famílias;
5. Interagir com crianças, adultos, idosos e famílias para obter dados pertinentes ao processo saúde-doença que sejam confiáveis, válidos e relevantes para o cuidado de enfermagem;
6. Iniciar o exercício do raciocínio clínico para propor hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos.
7. Identificar estratégias de pensamento que usa para interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença;
8. Identificar o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
9. Mostrar comportamentos compatíveis com atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
10. Discorrer sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Angela Maria Geraldo Pierin
- Docente: Camila Lima
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Diego Santiago Montandon
- Docente: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente: Fernanda Machado Silva Rodrigues
- Docente: Fernanda Marcal Ferreira
- Docente: Isadora Trinquinato Rosa
- Docente: Jack Roberto Silva Fhon
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Lilia de Souza Nogueira
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
- Docente: Maiara Rodrigues dos Santos
- Docente: Margareth Angelo
- Docente: Maria de Fatima Fernandes Vattimo
- Docente: Maria De La O Ramallo Verissimo
- Docente: Marina de Goes Salvetti
- Docente: Nathalie Leister
- Docente: Nayara Goncalves Barbosa
- Docente: Paula Cristina Nogueira
- Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Simone Assis Nunes
- Docente: Tais de Abreu Ferro
- Docente: Vanessa de Brito Poveda
- Docente: Vanessa Miranda Gomes
- Docente: Yeda Aparecida de Oliveira Duarte