Disciplinas Interdepartamentais da Escola de Enfermagem
Objetivo geral do módulo: Compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento das ações educativas em saúde inerentes à
prática da enfermagem em diferentes grupos sociais e cenários de aprendizagem.

Importância deste programa de aprendizagem na formação do enfermeiro: A importância deste programa se sustenta na premissa de que um dos processos de trabalho do enfermeiro é ser educador e que as práticas da Enfermagem têm a educação em saúde como uma tecnologia fundamental para responder as necessidades de saúde dos grupos sociais.

O estudante desenvolverá ações de educação em saúde como uma das primeiras aproximações ao cuidado de Enfermagem considerando as necessidades de saúde dos grupos sociais. Nos semestres seguintes, o estudante seguirá desenvolvendo ações educativas juntamente com outras práticas de cuidado de enfermagem em áreas especializadas.

Prefeitura assina ordem de serviço para construção da UBS Sebastião Régis -  Prefeitura Municipal de Imperatriz

Objetivo geral: Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde da criança, da mulher e mental, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde.

Departamento ENP

Coordenação: Profa Dra Maria de La Ó Ramallo Veríssimo mdlorver@usp.br

Apoio principal: especialista em laboratório Thais R Castro (MSc, RN)

Departamento ENS

Coordenação: Profa Dra Nubia Virginia D'Avila Limeira de Araujo (in memoriam) e Profa Dra Anna Luiza Gryschek gryschek@usp.br

Apoio principal ENS: especialista em laboratório  Erica G Pereira (PhD, RN)



Proporcionar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do aluno no que diz respeito à administração de medicamentos. Referente à ação discente: 1. Identificar os princípios ético-legais que regem a atuação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos (1) 2. Relacionar os tipos de prescrição com a participação do enfermeiro no processo da administração de medicamentos (1) 3. Realizar o aprazamento dos horários em prescrições de diferentes tipos (em oficinas) (1) 4. Relacionar as definições gerais aplicadas a administração de medicamentos (2) 5. Utilizar as fontes de informações sobre medicamentos (2) 6. Aplicar os princípios matemáticos aos cálculos de dosagem de medicamentos (3) 7. Compreender e aplicar os princípios de rediluição de medicamentos, seu preparo e administração a recém-nascidos, crianças e adolescentes. (3) 8. Diferenciar os tipos de preparações farmacêuticas (4) 9. Comentar os sistemas de distribuição de medicamentos (5) 10. Relacionar os fatores que afetam a resposta individual ao uso do medicamento (6). 11. Citar os fatores associados a farmacocinética dos medicamentos nas crianças, adultos e idosos (6) 12. Identificar as características das vias de administração percutânea e enteral de medicamentos (7) 13. Demonstrar os procedimentos usados na administração percutânea e enteral de medicamentos (7) 14. Identificar os princípios que regem o preparo seguro de medicamentos e soluções parenterais, utilizando rediluição quando necessário. (8) 15. Demonstrar os procedimentos usados no preparo de medicamentos e soluções parenterais (8) 16. Identificar as características das vias de administração SC e IM) (9) 17. Demonstrar os procedimentos usados na administração SC e IM (9) 18. Identificar as características da via de administração intravenosa (10) 19. Demonstrar os procedimentos usados na administração intravenosa de medicamentos (10) 20. Listar as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes, gestante de baixo risco (11) 21. Abordagem do paciente (recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso e família) no preparo para o procedimento de administração de medicamentos. Referente à ação docente: 1. Expor os princípios que norteiam o processo da administração de medicamentos 2. Conceituar os termos usados no âmbito da administração de medicamentos 3. Explicar a utilização do DEF 2. Relacionar as fontes de informação fidedignas sobre medicamentos 3. Explicar os princípios matemáticos aplicados ao calculo de dosagem e rediluição de medicamentos 4. Expor as diferentes preparações farmacêuticas 5. relacionar os sistemas de distribuição de medicamentos 6. Explicar os fatores que afetam a resposta ao medicamento 7. Estabelecer a relação entre idade e farmacocinética dos medicamentos 8. Explicar as características do uso das vias percutânea e enteral 9. Promover oficinas para realização de pratica da técnica 10. Fundamentar os princípios que regem o preparo e administração de injetáveis. 11. Promover oficinas para realização de pratica do preparo e manuseio de materiais estéreis usados na administração de medicamentos 12. Demonstrar o procedimento 13. Explicar as características do uso da via SC e IM 14. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento 15. Demonstrar o procedimento 16. Explicar as características do uso da via IV 17. Promover oficinas para realização de pratica da técnica/procedimento 18. Demonstrar o procedimento 19. Expor as principais reações adversas a medicamentos relativas aos medicamentos presentes nos protocolos do ministério da saúde (hipertensão, diabetes, gestante de baixo risco) 20. Expor os princípios da abordagem para o preparo do paciente (recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso e família) para a administração de medicamentos.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Oferecer elementos para o estudante organizar um quadro de referência teórico-conceitual e metodológico para orientar as experiências clínicas e as reflexões iniciais sobre essas experiências. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. Conhecimento conceitual é importante para a atribuição de significados e valoração das experiências na prática clínica de enfermagem. Esse Módulo antecede e permeia a fase em que os estudantes iniciarão as experiências clínicas na atenção especializada.. SITUAÇÕES E/OU FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante em situações clínicas reais nos cenários da atenção especializada como oportunidades para refletir sobre conceitos, modelos e teorias de enfermagem, fazer o processo de enfermagem, desenvolver habilidades de raciocínio clínico e aplicar princípios da prática baseada em evidências. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: 1. Apresentar o desenvolvimento de modelos e teorias de enfermagem no contexto da evolução dos saberes/conhecimento de enfermagem; 2. Incentivar a identificação de manifestações dos saberes da enfermagem (empírico, ético, estético e pessoal); 3. Auxiliar os estudantes a lidar com as complexidades dos diferentes conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente provenientes de modelos e teorias de enfermagem selecionadas; 4. Identificar o cuidado humanizado como valor tradicional e contemporâneo da enfermagem; 5. Orientar o reconhecimento de estratégias e atitudes próprias e favorecedoras do raciocínio clínico e pensamento crítico; 6. Conduzir os estudantes a iniciar a interpretação clínica apropriada por meio do uso do processo de enfermagem em simulações; 7. Apresentar os sistemas padronizados de linguagem como instrumentos úteis ao raciocínio clínico e ao processo de enfermagem; 8. Auxiliar os estudantes a reconhecerem os princípios da Prática Baseada em Evidências. Referente à ação discente: 1. Exemplificar manifestações de conhecimento empírico, conhecimento ético, conhecimento pessoal e conhecimento estético na evolução da enfermagem; 2. Identificar características peculiares dos conceitos de Homem, Enfermagem, Saúde e Ambiente em teorias/modelos de enfermagem selecionados; 3. Discorrer sobre princípios do cuidado humanizado; 4. Discriminar fases do processo de enfermagem em estudos de casos escritos s; 5. Discorrer sobre as diferentes classificações de enfermagem; 6. Aplicar estratégias de busca e apreciação crítica de evidências em uma situação clínica simulada; 7. Demonstrar atitudes favoráveis ao desenvolvimento do pensamento crítico (integridade intelectual, perspectiva contextual, criatividade, flexibilidade, curiosidade, ceticismo reflexivo); 8. Refletir sobre as estratégias de pensamento que usa para resolver problemas clínicos em diversas situações.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO • Conhecer e compreender a enfermagem como prática social. • Identificar e compreender as bases históricas, éticas, sociológicas e culturais das práticas de saúde e enfermagem.

 IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. • Contribuirá para a compreensão da enfermagem como prática social, mediante desenvolvimento da capacidade para correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade. Esta capacitação contribuirá para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, condição essencial para a compreensão das relações sociais, da divisão do trabalho e das relações de classe no mundo contemporâneo, caracterizado pela existência de problemas sociais decorrentes do processo de urbanização, pobreza e marginalização e suas relações com a medicina social.

 SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conteúdos da disciplina articulam-se aos conteúdos de disciplinas do mesmo módulo (Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais e Enfermagem), bem como subsidiam a discussão sobre processo de trabalho em saúde e de enfermagem nos módulos subsequentes (Enfermagem na Atenção Básica; Ética e legislação em Enfermagem e Administração em Enfermagem).

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: • Contextualizar os conteúdos da história da enfermagem com o processo de profissionalização da enfermagem; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente aos conteúdos da história da Enfermagem, como prática social, e da ética, englobando direitos, valores, respeito e alteridade; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente às realidades socioeconômicas e suas implicações para a assistência à saúde e enfermagem; • Adotar instrumentos e métodos que favoreçam a compreensão da enfermagem como prática social e seu processo de trabalho. • Instigar a procura de material didático para que o estudante busque nexos entre as concepções trazidas por eles, a respeito das ações de enfermagem, e o substrato teórico que subsidiará a compreensão dessas ações como prática social. • Promover e fundamentar a síntese entre a concepção trazida pelos estudantes e o conhecimento que subsidia a interpretação da enfermagem como prática social. Referente à ação discente: • Conhecer e situar historicamente o cuidado, considerando os fatores sócio-políticos e econômicos; • Conhecer e analisar a reorganização do hospital sob a égide do capitalismo; • Identificar os primórdios da profissionalização da enfermagem brasileira e as influências inglesa, francesa e americana; • Identificar os fundamentos e princípios da ética e as distinções entre ética e moral; • Identificar princípios do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem; • Desenvolver a crítica e a reflexão como condição para assumir condutas éticas; • Identificar os fatores socioculturais e históricos que interferem nas práticas de saúde e de enfermagem; • Conhecer e relacionar noções de sociedade, cultura e práticas de saúde; • Conhecer os elementos constitutivos dos processos de trabalho em saúde e em enfermagem; • Diferenciar os processos de trabalho nos âmbitos do cuidado dos indivíduos e dos grupos sociais, e do gerenciamento em enfermagem.
GERAL Instrumentalizar o estudante nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para a compreensão e a prática de avaliação de indivíduos e família. ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente 1. Situar a avaliação de indivíduos e família no Processo de Enfermagem. 2. Introduzir as bases teóricas e conceituais do processo de avaliação de indivíduos e famílias. 3. Proporcionar o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades necessários à avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família. 4. Promover situações para o uso de diferentes métodos e instrumentos de avaliações de indivíduos e famílias. 5. Estimular o estudante para interpretar os dados obtidos. 6. Orientar o estudante a gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos; 7. Auxiliar o estudante a lidar com a incerteza do raciocínio clínico; 8. Incentivar o estudante a refletir sobre os processos de pensamento que aplica ao interpretar dados; 9. Respeitar o momento de aprendizagem do estudante, reconhecendo suas potencialidades e dificuldades. 10. Discutir o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias. 11. Estimular o aluno a desenvolver competência técnica e científica na avaliação de indivíduos e famílias. 12. Proporcionar o desenvolvimento de atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família. 13. Promover a reflexão sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias. Referentes à ação discente 1. Reconhecer a avaliação de indivíduos e família como etapa do Processo de Enfermagem. 2. Discorrer sobre a finalidade da avaliação de indivíduos e de famílias; 3. Conhecer as bases teóricas e metodológicas do processo de avaliação de indivíduos e famílias. 4. Demonstrar habilidades na aplicação de técnicas de obtenção de dados de indivíduos e famílias; 5. Interagir com crianças, adultos, idosos e famílias para obter dados pertinentes ao processo saúde-doença que sejam confiáveis, válidos e relevantes para o cuidado de enfermagem; 6. Iniciar o exercício do raciocínio clínico para propor hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos. 7. Identificar estratégias de pensamento que usa para interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença; 8. Identificar o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias. 9. Mostrar comportamentos compatíveis com atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família. 10. Discorrer sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.