Options d’inscription
Conteúdo:
1. Compreensão sobre o que é um texto científico.
2. Estilo e estrutura de documentos científicos.
3. Principais tipos de documentos científicos: artigos e relatórios.
4. Redação e estilo editorial.
5. Ilustrações, gráficos, tabelas e quadros.
6. A dinâmica entre as sessões: introdução, objetivos, resultados, discussão, conclusão.
7. Componentes principais para a redação de artigos: título, resumo, palavras-chave, bibliografia.
8. Estratégias para avaliação de artigos científicos.
Estrutura pedagógica: apresentação dialogada, estudo de caso e discussão em pequenos grupos. Haverá suporte pelo Moodle EE.
Forma de avaliação:
Os alunos serão avaliados através de:
- apresentação de seminários
- redação de um artigo científico. (relato de experiência ou um artigo original)
- um resumo a ser submetido em evento científico
Bibliografia:
1 - Galvão, Taís Freire, Silva, Marcus Tolentino and Garcia, Leila Posenato. Ferramentas para melhorar a qualidade e a transparência dos relatos de pesquisa em saúde: guias de redação científica. Epidemiol. Serv. Saúde, Jun 2016, vol. 25 no. 2, p. 427-436.
2 – Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 24a. Ed. São Paulo: Cortez; 2016. 317p.
3 – Pereira MG. Artigos Científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara- Koogan: 2013. 210 p.
4 – Zeiger M. Essentials of writing biomedical research papers. 2nd. Ed. New York: McGraw-Hill: 2000. 230 p.
5 – Volpato GL. Guia Prático para redação científica. Ed. Best Writing: 2015, 260 p.
6 – Volpato GL. Metodo Lógico para Redação Científica. Ed. Best Writing: 2017. 155 p.
7 – www.gilsonvolpato.com.br/new/video.php. Acesso em dez/2017.
8 – Williams JM: ten lessons in clarity and grace. New York: Longman: 2000. 190 p.
- Docente ou Apoio: Celia Regina Maganha e Melo
- Docente ou Apoio: Lislaine Aparecida Fracolli
- Docente ou Apoio: Lucia Yasuko Izumi Nichiata
- Docente ou Apoio: Valeria Olmos