Programação

  • 1a. aula - 6 de abril

    Eixo de discussão: Educação e Cuidado em Saúde

     Apresentação dos participantes

    Apresentação do programa

    Debate sobre “Educação e Cuidado em Saúde”  - Profa Eucenir Fredini Rocha

     Leitura prévia obrigatória

    FALKENBERG MB, MENDES TPL, MORAES EP, SOUZA EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & saúde coletiva, 19(3): 847-52, 2014.

    DONATO, AF. Traçando Redes de Comunicação: Releitura de uma Práxis da Educação no contexto da Saúde. Tese de Doutorado Faculdade de Saúde Pública da USP. Capítulo 2: considerações sobre algumas concepções e tendências atuais da educação e da comunicação na saúde. (p. 17-30).

     

    Leitura complementar

    FIGUEIREDO R. CÂNDIDO LAA. Campanhas de educação em saúde e reforço de estigmas. BIS 18(2):49-61, 2017.

    -

  • 2ª aula - 13 de abril

    Eixo da Discussão: Trabalho em Equipe e Trabalho Interprofissional

    Profa Dra. Carinne Magnago

    Grupo debatedor 1

     1.            Reconhecimento do papel/trabalho de cada área da saúde (atribuições) e das competências (do que é comum, o que é específico e o que é colaborativo) 

     Leitura obrigatória

    PEDUZZI M, OLIVEIRA MAC, SILVA JAM, AGRELI HLF MIRANDA NETO MV. Trabalho em Equipe, Prática e Educação Interprofissional.  In: Martins MA, Carrilho FJ, Alves VAF, Castilho EA, Cerri GG, editores. Clínica médica. 2ª ed. Barueri: Manole; 2016. p.171-9

    PEDUZZI M, NORMAN IJ, GERMANI ACCG, SILVA JAM, SOUZA GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. REEUSP, 47(4): disponível em https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400029 

     

    Leitura complementar

    Canadian Interprofessional Health Collaborative. A National Interprofessional Competency Framework. Vancouver, University of British Columbia, 2010.

     

     


  • 3ª aula - 20 de abril

    Eixo da Discussão: Trabalho em Equipe e Trabalho Interprofissional

    Profa Dra. Carinne Magnago

    Grupo debatedor 2

     Leitura obrigatória

    1.       Peduzzi M, Oliveira MAC, Silva JAM, Agreli HLF Miranda Neto MV. Trabalho em Equipe, Prática e Educação Interprofissional.  In: Martins MA, Carrilho FJ, Alves VAF, Castilho EA, Cerri GG, editores. Clínica médica. 2ª ed. Barueri: Manole; 2016. p.171-9

                                                                                   

    Leitura complementar

    2.       Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. REEUSP, 47(4): disponível em http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/78051/0

    3.        Canadian Interprofessional Health Collaborative. A National Interprofessional Competency Framework. Vancouver, University of British Columbia, 2010.



  • 4ª aula -27 de abril

    Eixo de discussão: Educação e Cuidado em Saúde – Profa. Eucenir Fredini Rocha

    Grupo debatedor 3

    Como criar e recriar estratégias de educação em saúde?

     Leitura obrigatória

    DONATO, AF. Traçando Redes de Comunicação: Releitura de uma Práxis da Educação no contexto da Saúde. Tese de Doutorado Faculdade de Saúde Pública da USP. Capítulo 2: considerações sobre algumas concepções e tendências atuais da educação e da comunicação na saúde. (p. 39-57).

    MANO MA. Diário de uma semana. In: Un JAW, Mano MAM, Vasconcelos EM, Prado EV, Floss M (or). Percepções amorosas sobre o cuidado em saúde: Estórias da Rua Balsa das 10. São Paulo, HUCITEC, 2019.

     

    Leitura complementar

    LEIBING A; GROISMAN D. Tão alto quanto o morro: identidades localizadas de mulheres hipertensas na favela da Mangueira. In: Tecnologias do corpo: uma antropologia das medicinas no Brasil. Org.: Leibing, A. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2004. p. 277-299.

    STEFFENS I; MARTINS J. “Falta um Jorge”: A saúde na Política Municipal para Migrantes de São Paulo. Lua Nova, São Paulo, 98: 275-299, 2016.

    WALDMAN TC. Movimentos migratorios sob a perspectiva do direito à saúde: imigrantes bolivianas em Sãopaulo. Rev direito sanit. 12(1): 90-114. 2011.


  • 5ª aula -4 de maio

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde – Tema transversal: Saúde da população negra

    Palestrante convidada – Dra Dulce Maria Senna

    Grupo debatedor4

    Leitura Obrigatória

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: uma política para o SUS. 3 ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacao_negra_3d.pdf

    ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo e ideologia. In:__________O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018. p 45-64.

    Leitura complementar

    ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.

    Paixão M, Rosseto I, MontovaneleF, Carvano  LM (ors). Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil; 2009-2010. Ed Garamond, Rio de Janeiro, 2011.  Disponível em http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2011/09/desigualdades_raciais_2009-2010.pdf

    Videos

    Sugestões feitas durante a aula
    (documentário que apresenta as vivencias de três mulheres pretas de gerações distintas atravessadas pela solitude da mulher negra)
    Podcast História Preta    https://open.spotify.com/show/0gkJ4Wy8wXJkJc2lZVfLyx?si=348006dc665042db
    Racismo, coisa de branco  




  • 6ª aula - 11 de maio

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde. Tema transversal de discussão: a assistência a diferentes populações –  Pessoa com Deficiência

    Palestrante convidada: Dra. Camila C. B. Ximenes de Souza. Terapia Ocupacional/ FMUSP

    Grupo debatedor 5

    Leitura Obrigatória

    MCKINNEY, E. L.; MCKINNEY, V.; SWARTZ, L. Access to healthcare for people with disabilities in South Africa: Bad at any time, worse during COVID-19? South African Family Practice: Official Journal of the South African Academy of Family Practice/Primary Care, v. 63, n. 1, p. e1-e5, 2021. Disponível em:   https://doi.org/10.4102/safp.v63i1.5226

    AMORIM AC et al. Sobre o viver em uma cidade capacitista: antes, durante e depois da pandemia da COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 27(1):49-56, 2022. Disponível em https://doi.org/10.1590/1413-81232022271.19842021 


    Outras referências

    DAS, V. Affliction: health, disease, poverty. New York: Fordham University Press, 2015. 256 p. 

    RIZZOTTO, M.L.F. Capitalismo e Saúde no Brasil nos anos 90: as propostas do Banco Mundial e o desmonte do SUS. São Paulo: Hucitec, 2012. 238p. 

    MARX, K. O Capital – Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013


  • 7ª aula - 18 de maio

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde - população indígena
    Profa convidada Dra Nayara Scalco
    Grupo debatedor 1

    Material Obrigatório 
    Texto 1:  O modelo de atenção diferenciada nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas: reflexões a partir do Alto Rio Negro/AM, Brasil - Ana Lucia Pontes, Sergio Rego e Luiza Garnelo disponível em  https://doi.org/10.1590/1413-812320152010.18292014 
    Video 1: Guerras do Brasil: Episódio 1 (27 min) - https://www.youtube.com/watch?v=VeMlSgnVDZ4
    Video 2: A questão indígena em 4 minutos (4 min) - https://www.youtube.com/watch?v=y_tKDCBimTQ

    Material Complementar:
    Video 1: Índio Cidadão? (52 min) - https://www.youtube.com/watch?v=Ti1q9-eWtc8
    Texto 1: Garnelo L.  Política de Saúde Indígena no Brasil: notas sobre as tendências atuais do processo de implantação do subsistema de atenção à saúde -- In: Garnelo L Pontes AL. Saúde indígena: uma introdução ao tema. Brasília, MEC/SECADI, 2021. p 18-58
    Texto 2: Langdon EJ Uma avaliação crítica da atenção diferenciada e a colaboração entre antropologia e profissionais de saúde. 
    Texto 3: Terena LE. Movimento e resistencia indígena no contexto pandêmico brasileiro. Trabalho necessário. 20(41) 2022. 
    Texto 4: Scalco N, Nunes JA, Louvison MCP. Controle social no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena: uma estrutura silenciada .  Saude soc. 29 (3) 07 .Dez 20202 Disponível em https://doi.org/10.1590/S0104-12902020200400 
    Texto 5: Relatório Violência contra os Povos Indígenas no Brasil Dados 2020 - CIMI
    Texto 6: Scalco N, Aith FA, Louvuson MCP. A relação interfederativa e a integralidade no subsistema de saúde indígena: uma história fragmentada. Saúde debate 44 (126) 16 Nov 2020  Disponível em  https://doi.org/10.1590/0103-1104202012601 

    Site 1: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - https://apiboficial.org/
    Site 2: Povos Indígenas do Brasil - https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal
    Site 3: Secretaria Especial de Saúde Indígena - http://www.saudeindigena.net.br/coronavirus/ 

  • 8ª aula - 25 de maio

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde. Tema transversal de discussão: a assistência a diferentes populações – velhice LGBTQIA+

    Palestrantes convidados: Dr Milton Roberto Furst Crenitte e doutorando Diego Félix Miguel

    Grupo debatedor 2

    Leitura obrigatória

    Rebellato C, Gomes MCA, Crenitte MRF. (org) Introdução ás velhices LGBTI+. Rio de Janeiro. Fólio Digital, 2021. 192 p. ; PDF. Capítulos, 2, 8 e 17. Livro disponível em: https://www.amazon.com.br/dp/B0999PVP3S/ref=cm_sw_r_apan_THKRZW76RDDP6SN27ZY4

    Leitura complementar

    Demais capítulos do livro

    CRENITTE, Milton Roberto Furst; MIGUEL, Diego Felix; FILHO, Wilson Jacob. Abordagem das particularidades da velhice de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Geriatrics, Gerontology and Aging. vol.13. São Paulo, 2019.   (artigo)

    CRENITTE, Milton Roberto Furst; KAMKHAGI, Dorli; COSTA, Ana Carolina de Oliveira. Envelhecimento da pessoa LGBTQIA+. In: CIASCA, Saulo Vito, Andrea HERCOWITZ, Andrea; LOPES JR, Ademir. Saúde LGBTQIA+: Práticas De Cuidado Transdisciplinar. Manole. São Paulo, 2021.  (capítulo de livro)

    HENNING, Carlos Eduardo. Gerontologia LGBT: Velhice, Gênero, Sexualidade e a Constituição dos Idosos LGBT. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 23, n.47, p.283-323, jan./abr.2017. 


  • 9a aula -01 de junho

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde. Tema transversal de discussão: a assistência a diferentes populações – Violência contra a Mulher

    Palestrante convidado: Dra. Camila C. B. Ximenes de Souza. Terapia Ocupacional/ FMUSP

    Grupo debatedor 3

    Leitura obrigatória

    ROZEMBERG, B; MINAYO, MC DE S A experiência complexa e os olhares reducionistas. Ciência & Saúde Coletiva, 6(1):115-123, 2001. Disponível em  https://www.scielosp.org/pdf/csc/2001.v6n1/115-123/pt

      DE FERRANTE FG; SANTOS MA; VIEIRA EM. Violência contra a mulher: percepção dos médicos das unidades básicas de saúde da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.13, n.31, p.287-99, out./dez. 2009.

     

    Leitura complementar

    PIEROTTI CF  , D’OLIVEIRA AFP , TERRA MF. A situação de violência doméstica de gênero na atenção primária à saúde. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2018;63(1):12-8. Disponível em:  https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.1.12

    AGUIAR JM, D’OLIVEIRA AFPL, SCHRAIBER LB. Mudanças históricas na rede intersetorial de serviços voltados à violência contra a mulher – São Paulo, Brasil. Interface (Botucatu). 2020; 24: e190486 https://doi.org/10.1590/Interface.190486

    FILGUEIRAS SL. Eu não sou só o HIV que eu tenho: humanização acolhimento e escuta no atendimento a mulheres que vivem com AIDS. In: Deslandes SF (org) Humanização dos cuidados em saúde- conceitos, dilemas e práticas. 11 ed. Rio de Janeiro, Ed.FIOCRUZ,, 2006. P389-414

    Links sugeridos na aula 




  • 10ª aula -08 de junho

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde. Tema transversal de discussão: Exclusão cognitiva e problemas ambientais nas periferias urbanas

    Prof convidado  Prof Assoc Dr Leandro Luiz Giatti

    Grupo debatedor 4

    Leitura Obrigatória

    Giatti LL, Gutberlet J, Toledo RF, Santos FNP. Pesquisa participativa reconectando diversidade: democracia de saberes para a sustentabilidade. ESTUDOS AVANÇADOS 35 (103), 2021. Disponível em https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35103.013

    Leitura complementar

    Börner S, Kraftl P, Giatti LL. Blurring the ‘-ism’ in youth climate crisis activism: everyday agency and practices of marginalized youth in the Brazilian urban periphery. Children's Geographies, 19(3): 275-283 2021. Disponível em https://doi.org/10.1080/14733285.2020.1818057

    Divulgando : http://www.biblioteca.fsp.usp.br/blog/index.php/2022/06/02/livro-reune-contribuicoes-de-mais-de-90-pesquisadores-que-apresentam-15-diferentes-estudos-sobre-a-abordagem-do-nexo-agua-energia-alimentos-no-contexto-brasileiro/

  • 11a aula - 15 de junho

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde. Tema transversal de discussão: quais as relações dos serviços de saúde  com o meio ambiente? A natureza está doente?

    Aula aberta: Ambiente, corpo e saúde: poluição e contaminação ambiental - Cubatão e Baixada Santista 

    Palestrante convidado: doutorando Jeffer Castelo Branco

    Grupo debatedor 5

    Leituras recomendadas

    1. Justiça Ambiental, Trabalho e Cidadania O “Caso Rhodia/Baixada Santista” – A maior contaminação por POPs no Brasil (Relator: João Carlos Gomes).

     2. Meio Ambiente, classe e trabalho no capitalismo global: uma análise das novas formas de resistência a partir da experiência da ACPO (Autor: Julianna Eluze Carrera Malerba)

    Fonte: http://acpo.org.br/arquivos/pagina-biblioteca/agenda-marrom/leis-direito/resistencia/1-malerba-formas-resistencia-pela-experiencia-acpo.pdf

     3. Crimes Corporativos Contra a Vida e Necrocorporações (Autoria: Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Rafael Alcadipani) 


  • 12a aula - 22 de junho Avaliação

    Caros alunos,
     solicitamos que individualmente façam uma avaliação da disciplina no que diz respeito a:
     Conteúdo, temas, em relação às suas expectativas e relação com seu estudo
     Material bibliográfico disponibilizado
    Metodologia, 
    moodle, aulas virtuais,
    Avaliação
    Sugestões
  • 19 de agosto