Estomatologia
O objetivo desta disciplina é apresentar os mecanismos gerais de resposta à agressão, para o entendimento do binômio saúde/doença. São abordados mecanismos adaptativos e regressivos, com ênfase degenerações, alterações circulatórias, inflamações e neoplasias.
a) Promover habilidades manuais e dar ao aluno uma visão prática dos mecanismos gerais das reações orgânicas frente às agressões, por intermédio do exercício da prática cirúrgica. b) Mostrar as diferentes texturas das estruturas anatômicas sob a ação de instrumentos pérfuro-contundentes (agulhas de anestesia e de sutura) e de instrumentos de corte (bisturi e tesoura). c) Associar as alterações regressivas e inflamatórias ao processo de reparação promovido pelas técnicas cirúrgicas de incisão e sutura. d) Despertar no aluno a criatividade, aproximando o universo da tecnologia (cirurgia) ao universo da arte.
Tornar o aluno competente em: examinar os tecidos periodontais, diagnosticar estados de saúde e de doença periodontal e/ou peri-implantar. Adquirir conhecimentos de estratégias preventivas, conhecimento dos diferentes níveis de prevenção tanto no nível individual como no coletivo no que se refere as doenças periodontais e periimplantares. Buscar introduzir a melhor forma de tratamento preventivo.
Oferecer treinamento e capacitação no diagnóstico de alterações mucogengivais decorrentes ou não da doença Periodontal Crônica e/ou Agressiva e das doenças periimplantares. Adquira experiência no tratamento periodontal e peri-implantar complexo.
Oferecer treinamento e capacitação em diagnóstico periodontal e peri-implantar e tratamento periodontal e peri-implantar associado à causa.