Programação

  • Informações gerais e Textos


    Horários, locais, links e programação das atividades - os exercícios que serão resolvidos na monitoria estão no campo da data ou no de horário
    segunda 4/7
    ex. sob demanda 
    terça 5/7
    ex.  sob demanda
    quarta 6/7
    ex. sob demanda
    quinta 7/7
    ex sob demanda
    sexta 8/7
    ex. sob demanda
    sábado  9/7

    8-10 Aula s. 2009 
    10-12 Prova Aud. Abrão de Moraes
    monitoria online - ex. sob demanda
    12-13 Monitoria s. 2009 Monitoria s. 2009 Monitoria s. 2009 Monitoria s. 2009 Monitoria s. 2009
    14-16 monitoria online - ex. sob demanda monitoria online - ex. sob demanda
    15-17

    monitoria online Ex. sob demanda
    monitoria online exs . sob demanda
    17-18Monitoria Aud. Cesar Lattes sob demanda
    18-19
    Monitoria Aud. Cesar Lattes Monitoria Aud. Cesar Lattes Monitoria Aud. Cesar Lattes sob demanda Monitoria Aud. Cesar Lattes
    19-21


    Aula Aud. Adma Jafet
    21-23 Prova Aud. Abrão de Moraes
     
    "monitoria online" é o link para a sala do Google meet em que a atividade acontece - diferente a cada horário


  • Fórum para as atividades experimentais

    • Estudante, esse fórum é para você encontrar uma dupla, trocar ideias sobre sua análise com outres estudantes, e tirar dúvidas com os monitores da disciplina.

  • 21/3. Introdução à disciplina Fundamentos de Mecânica

    O objetivo desta aula é situar esta disciplina no curso de Licenciatura em Física, de modo que os tópicos são bem variados:

    • Discutiremos brevemente o papel histórico da Mecânica na concepção da ciência.
    • Refletiremos sobre o papel da Mecânica na Física  
    • Localizaremos a disciplina de Fundamentos na grade curricular.
    • Conversaremos sobre as regras da disciplina.

    Leitura: 

    • Informações iniciais (texto aqui no moodle, um pouco acima)
    • Cap.1 do livro texto Halliday, Resnick, Krane (HRK)
    • Cap, I dos Conceitos de Matemática Básica (CMB): A linguagem dos gráficos e tabelas

  • 24/03. O papel das medidas e sua representação. Grandezas físicas e suas unidades

    A mecânica newtoniana na física contemporânea. O Sistema Internacional de unidades. Análise dimensional. Algarismos significativos e representação com potências de 10. O papel das ordens de grandeza das quantidades físicas na determinação dos fenômenos físicos. Prefixos e sufixos mais comuns correspondentes a múltiplos das unidades.

    Leitura:

    • Para esta aula: capítulo I do livro texto (HRK, Halliday, Resnick, Krane) e o capítulo 1 dos Conceitos de Matemática Básica, que está numa pasta acima.
    • Para a próxima aula: texto complementar #1: "O gráfico de uma reta e a interpretação dos coeficientes." Você encontra o pdf na pasta Textos Complementares, um pouco acima.


    • Arquivo ícone
      A ciência está mesmo "certa"? Arquivo

      Naomi Oreskes, Scientific American, Agosto de 2021

      Disponível se: Você faz parte de qualquer grupo
    • Neste link, uma visão esquemática do assunto (em inglês).

    • Neste link, uma visão mais detalhada dos significados desses termos (em inglês)

    • Este questionário é formado por 5 questões, com mesmo peso, e um problema com o dobro do peso de uma questão. 

      Você tem 45 minutos para resolver e pode fazer 3 tentativas; vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é uma hora e entre a segunda e a terceira, 2 horas. Você pode consultar seus livros e anotações, mas não outro/a colega.

      Muitas questões têm figuras, que às vezes demoram para carregar. Se a rede cair enquanto você estiver respondendo, entre de novo no moodle quando ela estiver disponível e retome o questionário, conferindo se a última questão que respondeu estava salva ou não, caso em que você precisa reescrever a resposta.

      Boa prova!

  • 28/3. Consistência dimensional. Algarismos significativos

    Exploramos a consistência dimensional das fórmulas da mecânica para encontrar uma expressão para a altura máxima de um lançamento livre no campo gravitacional. 

    Relacionamos as regras para o uso de algarismos significativos e arredondamento de valores na representação das grandezas, inclusive nas operações aritméticas.

    Leitura para a próxima aula:

    • Texto complementar #2: A arbitrariedade da escolha do referencial.
    • Capítulo II dos Conceitos de Matemática "Proporções, variações proporcionais e a equação da reta" e resolver as questões desse texto até 5a-feira

    • São 6 testes, com peso 1, e uma questão numérica, com peso 2, sobre o texto do capítulo I do livro HRK e os problemas da lista 1, em particular os de números 2, 3, 4, 8, 14 e 15.

      Na questão numérica, use somente o ponto como separador decimal. Forneça as potências de 10 na notação científica da seguinte forma:

      157000-->1.57e5 (ou 1.57E5, tanto faz a caixa da letra E)

      0.000157-->1.57e-4

      Infelizmente, o sistema considera *errada* a resposta usando vírgula, assim, por favor, revise esse detalhe antes de enviar seu questionário.

      Você tem 45 minutos e pode fazer 3 tentativas, vale a maior nota que obtiver. Entre a primeira e segunda tentativas há um intervalo mínimo de uma hora e, entre a segunda e a terceira, de 2 horas


  • 31/3. A descrição do movimento

    Descrição do movimento por meio de tabelas, gráficos e da linguagem oral.
    Pontos de retorno e a inversão do movimento, quando a aceleração é constante.

    Exercícios: 1, 2, 3 e 13 da lista 2.

    Para a próxima aula, leia o texto complementar #2: A arbitrariedade da escolha de referencial

    • Este questionário é formado por 4 questões de múltipla escolha, com mesmo peso, e dois problemas numéricos, cada um com o dobro do peso de uma questão.

      Nos problemas numéricos, use ponto como separador decimal; o sistema não aceita vírgula e não avisa disso, a não ser quando corrige e considera a resposta errada, infelizmente. Use a letra "e" para a potência de 10 em notação científica, por exemplo, o número 15700 pode também ser escrito 1.57e4 ou 1.57E4 enquanto 0.000157 pode se escrever como 1.57e-4 ou 1.57E-4

      Você tem 50 minutos para resolver e pode fazer 3 tentativas; vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é uma hora e entre a segunda e a terceira, 2 horas.

      Muitas questões têm figuras, que às vezes demoram para carregar. Se a rede cair enquanto você estiver respondendo, entre de novo no moodle quando ela estiver disponível de novo e retome o questionário, conferindo se a última questão que respondeu estava salva ou não, caso em que você precisa reescrever a resposta.

      Boa prova!


  • 4 e 7/4. A velocidade na descrição do movimento. Velocidade relativa

    A 1a lei de Newton postula a existência de referenciais inerciais e indica que a velocidade medida em um desses referenciais é a grandeza conservada quando não há interação.

    Quando o movimento é descrito por um gráfico da posição por tempo, a velocidade é a inclinação da pequena reta que explica o movimento nos instantes vizinhos ao de interesse.

    Desenvolveremos as equações horárias dos movimentos de translação uniforme e uniformemente acelerado. Lidaremos com situações em que o movimento não é uniforme, mas pode ser descomposto em uma sucessão de movimentos uniformes e uniformemente acelerados.

    Exercícios:  Lista 2, #15 e 14; Lista 3, # 1, 2 e 7 da lista 3.

    Leia o texto complementar #3: A 1a lei de Newton

    Estude o capítulo III dos Conceitos de Matemática Básica, sobre equações do 1o e 2o graus.


    • São 6 testes, com peso 1, e uma questão numérica, com peso 2, sobre os textos complementares 1 (Gráfico da reta e interpretação dos coeficients) e 2 (a arbitrariedade da escolha de referencial), e os exercícios da lista 2, em particular os de números 6, 8, e 15.

      Na questão numérica, use somente o ponto como separador decimal. Forneça as potências de 10 na notação científica da seguinte forma:

      157000-->1.57e5 (ou 1.57E5, tanto faz a caixa da letra E)

      0.000157-->1.57e-4

      Infelizmente, o sistema considera *errada* a resposta usando vírgula, assim, por favor, revise esse detalhe antes de enviar seu questionário.

      Você tem 50 minutos e pode fazer 3 tentativas, vale a maior nota que obtiver. Entre a primeira e segunda tentativas há um intervalo mínimo de uma hora e, entre a segunda e a terceira, de 2 horas


    • Este questionário é formado por 4 questões de múltipla escolha, com mesmo peso, e um problema numérico com o dobro do peso de uma questão.

      No problema numérico, use ponto como separador decimal; o sistema não aceita vírgula e não avisa disso, a não ser quando corrige e considera a resposta errada, infelizmente. Use a letra "e" para a potência de 10 em notação científica, por exemplo, o número 15700 pode também ser escrito 1.57e4 ou 1.57E4 enquanto 0.000157 pode se escrever como 1.57e-4 ou 1.57E-4

      Você tem 50 minutos para resolver e pode fazer 3 tentativas; vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é uma hora e entre a segunda e a terceira, 2 horas.

      Algumas questões têm figuras, que às vezes demoram para carregar. Se a rede cair enquanto você estiver respondendo, entre de novo no moodle quando ela estiver disponível de novo e retome o questionário, conferindo se a última questão que respondeu estava salva ou não, caso em que você precisa reescrever a resposta.

      Boa prova!


  • 18/4. Velocidade. A Lei da Inércia

    A 1a lei de Newton estabelece a existência de referenciais inerciais e indica que a velocidade é a grandeza conservada quando não há interação.

    Quando o movimento é descrito por um gráfico da posição por tempo, a velocidade é a inclinação da pequena reta que explica o movimento nos instantes vizinhos ao de interesse

    • São duas questões numéricas de peso 3 cada e um teste com peso 1, sobre o texto complementar 3 e os exercícios das listas 2 (todos) e 3 (os de números 1 a 5). Nas questões numéricas, forneça as respostas com dois algarismos significativos.

      No campo de resposta, forneça somente dígitos e os caracteres de menos, mais e vírgula, todos os demais não são aceitos; use somente o ponto como separador decimal. Forneça as potências de 10 na notação científica da seguinte forma:

      157000-->1.57e5 (ou 1.57E5, tanto faz a caixa da letra E)

      0.000157-->1.57e-4

      Infelizmente, o sistema considera *errada* a resposta usando vírgula, assim, por favor, revise esse detalhe antes de enviar seu questionário.

      Você tem 45 minutos e pode fazer 3 tentativas, vale a maior nota que obtiver. Entre a primeira e segunda tentativas há um intervalo mínimo de uma hora e, entre a segunda e a terceira, de 2 horas

  • 25/4. Velocidade e aceleração, derivadas da posição no tempo

    Determinaremos a aceleração a partir do gráfico da posição em relação ao tempo  Analisaremos as equações da queda livre e as aplicaremos em exemplos específicos, mas sem muito detalhe acerca das equações do MUA, que fica para daqui umas semanas. Escreveremos a equação de uma reta tangente a uma curva qualquer. Mostraremos como derivar polinômios analiticamente.

    Leia antes da aula:
    Halliday-Resnick-Krane seções 2.5 e 2.6
    Texto complementar #4 - o gráfico de uma parábola

  • 28/4. Determinar a aceleração da gravidade em um experimento com imagens

    Faremos o experimento com imagens de queda livre na sala de computadores (sala 2026). A tarefa está discriminada abaixo.

    • Vamos realizar um experimento com imagens do movimento de queda livre de um “ovinho” abandonado a partir do repouso. O guia do experimento está abaixo, mas só dá para ver quando você abre a tarefa - ele deve ser preenchido com texto e gráficos, usando o editor de texto do computador. Faça upload do relatório preenchido nesta tarefa. A ideia é seguir o roteiro passo a passo na aula desta 5a-feira.

      A correção será efetuada considerando CADA item de tomada de dados, análise e discussão abaixo, assim, não deixe de incluir gráficos, tabelas e comentários solicitados. Sua nota final será a soma das notas aos itens, ou seja, cada item que faltar levará à perda de uma parte da nota. É muito importante e valorizada a consistência com seus dados, mesmo que eles estejam errados, ou seja, apenas a conclusão que se aplica a seus dados será considerada correta.

      Cada dupla de estudantes deve analisar durante a aula da 5a-feira o conjunto de imagens que foi designado a um dos dois na tabela contida no arquivo "DistribuiçãoConjuntosImagens.pdf", que também está abaixo. O relatório deve ser entregue em equipes de 2 estudantes, com apenas um dos casos analisados. Caso você tenha dificuldade em formar uma dupla, use o fórum aberto no topo da nossa página do moodle ou peça ajuda ao Guilherme ou ao Gustavo. Relatórios entregues por duplas ganham um ponto a mais, os entregues por trios terão dois pontos a menos e as equipes com mais de três participantes, dez pontos a menos.

      Somente um dos membros da equipe deve fazer upload do relatório, em pdf. Faça upload de um arquivo nomeado assim: "nome1_nome2_conjuntodeimagens.pdf", em que nome1 e nome2 são os nomes dos membros da equipe, e  conjuntodeimagens corresponde à letra e número que identifica o conjunto analisado, por exemplo, B12.


    • São duas questões numéricas sobre a determinação da aceleração, com peso 3 cada, e um teste com peso 1, sobre os exercícios 6 e 7 da lista 3. Nas questões numéricas, forneça as respostas com dois algarismos significativos.

      No campo de resposta, forneça somente dígitos e os caracteres de menos, mais e vírgula, todos os demais não são aceitos; use somente o ponto como separador decimal. Forneça as potências de 10 na notação científica da seguinte forma:

      157000-->1.57e5 (ou 1.57E5, tanto faz a caixa da letra E)

      0.000157-->1.57e-4

      Infelizmente, o sistema considera *errada* a resposta usando vírgula, assim, por favor, revise esse detalhe antes de enviar seu questionário.

      Você tem 45 minutos e pode fazer 3 tentativas, vale a maior nota que obtiver. Entre a primeira e segunda tentativas há um intervalo mínimo de uma hora e, entre a segunda e a terceira, de 2 horas


    • Este questionário é formado por 4 questões de múltipla escolha, com mesmo peso, e um problema numérico com o dobro do peso de uma questão.

      No problema numérico, forneça a resposta com dois algarismos significativos e use ponto como separador decimal; o sistema não aceita vírgula e não avisa disso, a não ser quando corrige e considera a resposta errada, infelizmente. Use a letra "e" para a potência de 10 em notação científica, por exemplo, o número 15700 pode também ser escrito 1.57e4 ou 1.57E4 enquanto 0.000157 pode se escrever como 1.57e-4 ou 1.57E-4

      Você tem 50 minutos para resolver e pode fazer 3 tentativas; vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é uma hora e entre a segunda e a terceira, 2 horas.

      Se a rede cair enquanto você estiver respondendo, entre de novo no moodle quando ela estiver disponível de novo e retome o questionário, conferindo se a última questão que respondeu estava salva ou não, caso em que você precisa reescrever a resposta.

      Boa prova!


  • 2/5. Aceleração. Queda ou lançamento livre

    Encontraremos a relação da aceleração com a concavidade do gráfico da posição no tempo. Aplicaremos as equações da queda livre a exemplos específicos, mas sem muito detalhe acerca das equações do MUA, que fica para daqui umas semanas. Escreveremos a equação de uma reta tangente a uma curva qualquer. Alicaremos as regras de derivação que aprendemos para lidar com equações horárias com a forma de polinômios.

    Exercícios # 3, 6, 12 e 13 da lista 5.

    Para as próximas aulas, ler: HRK seções 3.3 a 3.5 e 2.1 a 2.3;
    Textos complementares 5 “Determinação da posição a partir da aceleração” e 6 “Revisão de Vetores”

  • 05/05 - Encontrar a equação horária da posição a partir da força resultante

    Relacionaremos a integral de uma função com a área debaixo da curva do seu gráfico. Veremos quais características de um movimento não podem se alterar com uma mudança de referencial – e quais mudam – e como as equações que o representam precisam ser modificadas. Discutiremos o que são forças e interações. Escreveremos a equação de uma reta tangente ao gráfico de qualquer polinômio. Deduziremos a velocidade a partir da aceleração quando se conhece o gráfico da posição em função do tempo, a partir da área sob a curva do gráfico.

    Exercícios # 4, 1, 3 e 5 da lista 6.

    Para as próximas aulas, ler: HRK seções 3.3 a 3.5 e 2.1 a 2.3;
    Textos complementares 5 “Determinação da posição a partir da aceleração” e 6 “Revisão de Vetores”


  • 09/05 e 12/5 - Posição a partir da aceleração; movimento no campo de gravidade

    Apresentaremos como determinar a antiderivada da função \(t^n\) . Deduziremos a velocidade a partir da aceleração quando se conhece a equação da posição em função do tempo, usando a antiderivada.

    Concluiremos o estudo dos movimentos em uma dimensão em que a aceleração varia, mas é constante por intervalos. Veremos problemas de queda livre, antes de concatenar dois movimentos com acelerações distintas. No final da aula da 5a, começaremos a lidar com movimentos no espaço, com um estudo resumido de vetores. Esse também é o assunto do experimento online do Trem.

    Leitura: HRK seções 3.3 a 3.5 e 2.1 a 2.3; Textos complementares 5 - a 2a lei de Newton e #6 Vetores.


    • Este questionário é formado por 4 questões de múltipla escolha, com mesmo peso, e dois problemas numéricos com o dobro do peso de uma questão.

      No problema numérico, forneça a resposta com dois algarismos significativos e, se necessário, use ponto como separador decimal; o sistema não aceita vírgula e não avisa disso, a não ser quando corrige e considera a resposta errada, infelizmente. Use a letra "e" para a potência de 10 em notação científica, por exemplo, o número 15700 pode também ser escrito 1.57e4 ou 1.57E4 enquanto 0.000157 pode se escrever como 1.57e-4 ou 1.57E-4

      Você tem 50 minutos para resolver e pode fazer 3 tentativas; vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é uma hora e entre a segunda e a terceira, 2 horas.

      Se a rede cair enquanto você estiver respondendo, entre de novo no moodle quando ela estiver disponível de novo e retome o questionário, conferindo se a última questão que respondeu estava salva ou não, caso em que você precisa reescrever a resposta.

      Boa prova!


    • O guia de laboratório abaixo (Roteiro_Trem_Parte1.pdf) orienta a tomada de dados e a primeira parte da análise do experimento de movimento relativo, cujas imagens estão no sítio http://www.fisfoto.if.usp.br/, em que você deve selecionar a aba "Experimentos de translação" e escolher o item "Movimento relativo (trem)".

      Use o guia em anexo a esta tarefa (basta clicar na tarefa que você poderá ler ou baixar o documento); o que está na página dos experimentos online orienta para um tratamento de dados mais completo do que podemos fazer neste momento.

      O trabalho deve ser realizado preferencialmente por equipes de duas pessoas (1 ponto a mais); equipes de três serão penalizadas (1 ponto a menos) e não aceitaremos equipes maiores. Cada membro da equipe tem um conjunto de imagens designado, procure o seu no arquivo "DistribuiçãoConjuntosIimagens.pdf", também em anexo. A equipe escolhe um dos dois, o que quiser - apenas um conjunto de imagens deve ser analisado por equipe.

      O relatório referente a esta parte é muito sintético e deve ser entregue até 20/5, para que possamos corrigir e lhe devolver para segunda etapa de análise, que está programada para ser realizada em classe no dia 26/5. Faça upload de um único arquivo pdf com os gráficos e tabelas incluídos no documento, com o nome "nome1_nome2_conjuntoDeImagens.pdf", em que nome1 e nome2 são os nomes dos membros da equipe, conjuntoDeImagens é o nome do seu conjunto (1.G, por exemplo).

      A nota do relatório é a soma das notas ao vários itens pedidos no Roteiro; assim, não deixe de fornecer cada gráfico e tabela pedido, nem de fazer os comentários solicitados.


    • São duas questões numéricas, uma com o dobro do peso da outra. Forneça as respostas com dois algarismos significativos.

      No campo de resposta, forneça somente dígitos e os caracteres de menos, mais e vírgula, todos os demais não são aceitos; use somente o ponto como separador decimal. Forneça as potências de 10 na notação científica da seguinte forma:

      157000-->1.57e5 (ou 1.57E5, tanto faz a caixa da letra E)

      0.000157-->1.57e-4

      Infelizmente, o sistema considera *errada* a resposta usando vírgula, assim, por favor, revise esse detalhe antes de enviar seu questionário.

      Você tem 45 minutos e pode fazer 3 tentativas, vale a maior nota que obtiver. Entre a primeira e segunda tentativas há um intervalo mínimo de uma hora e, entre a segunda e a terceira, de 2 horas


  • 16/5. Exemplos realistas da cinemática em uma dimensão. Vetores

    Vamos concluir a discussão da cinemática em uma dimensão com um par de aplicações realistas.

    Depois, faremos uma revisão de vetores.

    Leitura: HRK seções 3.3 a 3.5 e 2.1 a 2.3; Textos complementares 5 - a 2a lei de Newton e #6 Vetores.

  • 19/5. Vínculos e a 3a lei de Newton

    Vamos rever a 1a e a 2a leis de Newton e completar o conjunto com a 3a lei, acerca da mutualidade das interações; veremos que a pouca importância da reação ao peso de um objeto dificulta a percepção da 3a lei no dia a dia. Discutiremos o que é força de vínculo, procurando entender porque ela é importante na solução da maioria dos problemas reais. 

    Leitura: Texto complementar 6; HRK  seções 3.1 a 3,8, e 4.1 a 4.3

    • Este questionário é formado por 7 questões de múltipla escolha, com mesmo peso, e um problema numérico com o dobro do peso de uma questão.

      No problema numérico, forneça a resposta com dois algarismos significativos e, se necessário, use ponto como separador decimal; o sistema não aceita vírgula e não avisa disso, a não ser quando corrige e considera a resposta errada, infelizmente. Use a letra "e" para a potência de 10 em notação científica, por exemplo, o número 15700 pode também ser escrito 1.57e4 ou 1.57E4 enquanto 0.000157 pode se escrever como 1.57e-4 ou 1.57E-4

      Você tem 50 minutos para resolver e pode fazer 3 tentativas; vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é uma hora e entre a segunda e a terceira, 2 horas.

      Se a rede cair enquanto você estiver respondendo, entre de novo no moodle quando ela estiver disponível de novo e retome o questionário, conferindo se a última questão que respondeu estava salva ou não, caso em que você precisa reescrever a resposta.

      Boa prova!


  • 23/5. Vínculos. O diagrama de corpo livre

    Concluiremos a discussão do significado do termo "vínculo".

    A fim de usar as Leis de Newton em sistemas reais, determinamos a "equação de movimento" para cada corpo individualmente. Para auxiliar nessa tarefa, esboçamos um diagrama de forças para cada elemento, que recebe o nome de "diagrama de corpo livre". Nesta aula, usaremos esta técnica para analisar alguns sistemas físicos.

    Em resumo, nesta aula procuraremos entender os significados das três locuções entre aspas nas frases precedentes, que se tornarão expressões comuns daqui para a frente, uma vez que são essenciais para explicar e prever os movimentos em geral.


  • 26/5. Experimento online de velocidade relativa (trem), parte 2

    Esta aula será na sala 2026 (sala de micros). Seguiremos juntos o roteiro desse experimento.

    Traga seus dados!

    • Estudaremos o movimento da bolinha no referencial do trem, o que nos possibilitará compreender o porquê de a bolinha voltar para a chaminé do trem após a travessia do túnel e quais as condições para que isso ocorra.

      Você deve analisar o mesmo conjunto de dados que analisou na parte 1. Se fez o relatório 1 em equipe, deve mantê-la para este relatório e, caso isso seja impossível, avise-nos, qualquer que seja a razão.

      Ao abrir a tarefa, você encontrará o roteiro, que é diferente do que está na página do experimento.


  • 30/5. Primeira Prova

    Local: Auditõrio Abraão de Moraes

    Conteúdo

    • O texto dos primeiros três capítulos do livro-texto (HRK)
    • Os seis textos complementares.
    • Todos os exercícios das listas 1 a 7

    Observações:

    • Traga uma régua. 
    • Não será permitido o uso de calculadora nem celular.

  • 2/6. Movimento em duas dimensões

    Descreveremos a posição de uma partícula que se move em duas dimensões por meio de equações paramétricas no tempo que descrevem coordenadas em direções perpendiculares.

    Aplicaremos esse método ao movimento em um campo de força uniforme e veremos que o movimento realizado depende também das condições iniciais.

    Veremos que a velocidade tem a direção da tangente à trajetória em geral, qualquer que seja a força responsável.

    Leitura do HRK: seções 4.1 a 4.3

    Leitura do CMB, cap. 8, inequações


    • Este questionário é formado por 7 questões de múltipla escolha, com mesmo peso, e dois problemas numéricos com pesos iguais ao dobro do peso de uma questão.

      Nos problemas numéricos, forneça a resposta com dois algarismos significativos e, se necessário, use ponto como separador decimal; o sistema não aceita vírgula e não avisa disso, a não ser quando corrige e considera a resposta errada, infelizmente. Use a letra "e" para a potência de 10 em notação científica, por exemplo, o número 15700 pode também ser escrito 1.57e4 ou 1.57E4 enquanto 0.000157 pode se escrever como 1.57e-4 ou 1.57E-4

      Você tem uma hora para resolver e pode fazer 3 tentativas; vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é uma hora e entre a segunda e a terceira, 2 horas.

      Se a rede cair enquanto você estiver respondendo, entre de novo no moodle quando ela estiver disponível de novo e retome o questionário, conferindo se a última questão que respondeu estava salva ou não, caso em que você precisa reescrever a resposta.

      Boa prova!



  • 6/6. Lançamento livre no campo uniforme

    Na primeira parte da aula, lidaremos com os problemas de lançamento livre próximo à superfície da Terra, que tem todos a mesma equação de movimento, mas dependem das condições iniciais.

    Leitura do HRK: seção 4.5

  • 9/6. A dinâmica do movimento circular

    Descreveremos o movimento circular (MC) uniforme e estabeleceremos a relação entre velocidade e velocidade angular. Esse movimento requer uma força centrípeta, cuja relação com a velocidade, a velocidade angular e o raio será analisada.

    Deduziremos a fórmula da aceleração centrípeta a partir de um diagrama com os vetores velocidade e Δv⃗. Mostraremos como decompor a aceleração em geral e aplicaremos a alguns casos particulares. Se conseguirmos tempo, vamos determinar a massa do Sol a partir de dados dos planetas do sistema solar.


    • São duas questões numéricas, com pesos diferentes. Forneça as respostas com dois algarismos significativos.

      No campo de resposta, forneça somente dígitos e os caracteres de menos, mais e vírgula, todos os demais não são aceitos; use somente o ponto como separador decimal. Forneça as potências de 10 na notação científica da seguinte forma:

      157000-->1.57e5 (ou 1.57E5, tanto faz a caixa da letra E)

      0.000157-->1.57e-4

      Infelizmente, o sistema considera *errada* a resposta usando vírgula, assim, por favor, revise esse detalhe antes de enviar seu questionário.

      Você tem uma hora e pode fazer 3 tentativas, vale a maior nota que obtiver. Entre a primeira e segunda tentativas há um intervalo mínimo de uma hora e, entre a segunda e a terceira, de 2 horas


  • 13/6. Movimento circular - conclusão

    Completaremos o estudo do Movimento circular, com situações em que o módulo da velocidade não é constante.

    Vamos discutir o modelo da saladeira e fazer os exercícios 2, 8 e 10 da lista 10.

    • Este questionário é formado por 9 questões de múltipla escolha. Você tem 50 minutos para resolver e pode fazer 3 tentativas; vale a nota mais alta. O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda tentativa é uma hora e entre a segunda e a terceira, 2 horas.

      Se a rede cair enquanto você estiver respondendo, entre de novo no moodle quando ela estiver disponível de novo e retome o questionário, conferindo se a última questão que respondeu estava salva ou não, caso em que você precisa reescrever a resposta.

      Boa prova!


    • Mediremos a aceleração de um carrinho em dois sistemas de referência, um fixo ao Laboratório e outro, fixo a um carrinho que se move. Compararemos as acelerações nesses dois sistemas de referência e relacionaremos o resultado obtido com propriedades fundamentais das leis de Newton.

      Ao abrir a tarefa, você encontrará o guia do experimento, que orienta a tomada de dados, a análise do experimento e o relatório. As imagens estão no sítio http://www.fisfoto.if.usp.br/, em que você deve selecionar a aba "Experimentos de translação" e escolher o item "Cinemática no referencial inercial".

      O trabalho deve ser realizado preferencialmente por equipes de duas pessoas (1 ponto a mais); equipes de três serão penalizadas (1 ponto a menos) e não aceitaremos equipes maiores. Cada membro da equipe tem um conjunto de imagens designado, procure o seu no arquivo "DistribuiçãoConjuntosDeImagens.pdf", também em anexo. A equipe escolhe um dos dois, o que quiser - apenas um conjunto de imagens deve ser analisado por equipe.

      Ao concluir o trabalho, faça upload de um único arquivo pdf com os gráficos e tabelas incluídos no documento, com o nome "nome1_nome2_conjuntoDeImagens.pdf", em que nome1 e nome2 são os nomes dos membros da equipe, conjuntoDeImagens é o nome do seu conjunto (D2, por exemplo).

      A nota do relatório é a soma das notas ao vários itens pedidos no Roteiro; assim, não deixe de fornecer cada gráfico e tabela pedido, nem de fazer os comentários solicitados.




  • 20/6. Movimento relativo

    Deduziremos a fórmula de transformação de velocidades entre sistemas de referência em movimento e aplicaremos a casos específicos. Finalizaremos a aula com uma discussão sobre o uso do desvio-padrão dos dados para avaliar a flutuação estatística dos valores medidos.

    Leitura: HRK 4.6

    • São duas questões numéricas sobre a lista 10 (movimento circular), com pesos diferentes. Forneça as respostas com dois algarismos significativos. No campo de resposta, forneça somente dígitos e caracteres mais, menos e vírgula, todos os demais não são aceitos; use somente o ponto como separador decimal. Forneça as potências de 10 na notação científica da seguinte forma:

      157000-->1.57e5 (ou 1.57E5, tanto faz a caixa da letra E)

      0.000157-->1.57e-4

      Infelizmente, o sistema considera *errada* a resposta usando vírgula, assim, por favor, revise esse detalhe antes de enviar seu questionário.

      Você tem 50 minutos e pode fazer 3 tentativas, vale a maior nota que obtiver. Entre a primeira e segunda tentativas há um intervalo mínimo de uma hora e, entre a segunda e a terceira, de 2 horas


  • 23/6. Aplicações das leis de Newton

    Usaremos a 2ª lei de Newton na previsão de movimentos e de forças em sistemas simples, em que um corpo está em contato com uma superfície bem definida. Relembraremos as propriedades das forças de tração. Ressaltaremos a importância do diagrama de corpo livre, além de discutir a localização, composição e resultante de todas as forças de interação. Chamaremos a atenção para as relações de vínculo e sua expressão algébrica.

  • 27/6. As leis do atrito de contato

    Iniciaremos a discussão das leis do atrito de contato, resolvendo os problemas 1 a 6 da lista 13.

    Não deixe de fazer o problema 7 da lista 12 e tente fazer os primeiros problemas da lista 13.

    Leitura: HRK seções 5.3 e 5.4


    • São duas questões numéricas, uma sobre a lista 12, e outro sobre as listas 13 e 14, com pesos diferentes. Forneça as respostas com dois algarismos significativos. No campo de resposta, forneça somente dígitos e caracteres mais, menos e vírgula, todos os demais não são aceitos; use somente o ponto como separador decimal. Forneça as potências de 10 na notação científica da seguinte forma:

      157000-->1.57e5 (ou 1.57E5, tanto faz a caixa da letra E)

      0.000157-->1.57e-4

      Infelizmente, o sistema considera *errada* a resposta usando vírgula, assim, por favor, revise esse detalhe antes de enviar seu questionário.

      Você tem uma hora para resolver as duas questões e pode fazer quantas tentativas quiser, vale a maior nota que obtiver. Entre a primeira e segunda tentativas há um intervalo mínimo de uma hora e entre as demais, 6 horas.

      Note que o questionário estará aberto somente até sábado às 23:59, a fim de que você possa conferir se as respostas estão corretas antes da prova.


  • 30/6. Aplicações das leis de Newton em sistemas com atrito de contato

    Aplicaremos as leis de Newton em sistemas de um ou dois corpos em situações em que há atrito de contato.

  • 4/7. Segunda prova

    Conteúdo: listas de exercício de 8 a 14

    Texto do HRK capítulos 3, 4 e 5

    Local: Auditório Abrão de Moraes

  • 11/7. Prova substitutiva - atenção ao local

    Conteúdo: Toda a matéria do semestre.

    Local: 

    • Diurno sala 2009
    • Noturno sala 2019

    • Esta prova substitui a P1 ou a P2, de modo a aumentar ao máximo sua média de provas, considerando os pesos: P1 com peso 2 e P2, peso 3.

      Caso você não tenha média ponderada das provas maior ou igual a 5, esta prova é obrigatória a fim de aprovar na disciplina.

  • 2/8. Prova de recuperação

    Local: Sala 2005 do IFUSP

    Dia 2/8/2022, 3a-feira, às 19:00, para estudantes do Diurno e Noturno