Opções de inscrição


1. QUAIS são os PRINCÍPIOS e VALORES da Disciplina para Desenvolvimento de Competências do Egresso do Curso? 

1.Humanização do Aprendizado, 2. Alcance Social do Ensino-Aprendizagem, 3. Aprendizagem baseado em Problemas, 4. Mérito. 

MISSÃOTransformar a relação “professor-estagiário-aluno” em “ambiente de aprendizagem profissional entre pares de engenharias, isto é uma relação de "futuro Egresso (aluno) - jovem Profissional (estagiário) - Profissional Sênior (professor)".

VISÃOAvaliação equilibrada das habilidades, conteúdos e atitudes promovidas na disciplina para as competências do Egresso do Curso. 

2. QUAIS SÃO OS CONTEXTOS OBRIGATÓRIOS DA DISCIPLINA? 

Linha 1: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resoluÇÃo-nº-2-de-24-de-abril-de-2019-85344528


Linha 2: Regulamenta títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais no Sistema CONFEA/CREA Resol 1073/2016 : https://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=59111&idTiposEmentas=5&Numero=1073&AnoIni=&AnoFim=&PalavraChave=&buscarem=conteudo&vigente= 

Linha 3: Projeto Acadêmico da EESC:  https://eesc.usp.br/docs/institucional/eesc_projeto_academico_2019-2023.pdf 

Linha 4: Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental da EESC-USP (versão 2021): http://www5.eesc.usp.br/coc-ambiental/files/PPP%20-%20Ambiental%20-%20atualizacao%20-%202020%20-%20inclusao%20AACs_revisaoCG.pdf 

Linha 5: Currículo de Engenharia Ambiental da EESC-USP: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=18&codcur=18030&codhab=0&tipo=N


3. COMO A DISCIPLINA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO EGRESSO? 

Conforme Taxonomia de Bloom por HABILIDADES, CONTEÚDOS e ATITUDES (ver Material Anexo).

4. QUAIS HABILIDADES O FUTURO EGRESSO PRECISA DESENVOLVER NA DISCIPLINA? 

HABILIDADES ( "ações que a disciplina promove como atividades aos futuros Egressos , p.ex. em enunciados de trabalhos, seminários, avaliações"; esta lista é um grupo mínimo e poderão ser usadas outras habilidades quando Estagiários e Professor entenderem necessários para a formação do Egresso; ver Arquivo ANEXO): 

- MEMORIZAR ("Reconhecer" e "Identificar") conceitos aprendidos em disciplinas pré-requisitos, evitando sua repetição. Para a SHS360 o disciplina pré-requisito é SHS359-Hidrologia, que por sua vez tem cinco pré-requisitos: SHS350-Poluição Ambiental I; SHS352-Balanços de Massa e de Energia; SHS356-Fenômenos de Transporte ISME-320 Estatística ISME-334 Computação Numérica e Simulações para Engenharia Ambiental II; 

- COMPREENDER ("Esquematizar", "Relacionar", "Explicar");

- APLICAR ("Utilizar", "Implementar", "Modificar", "Experimentar", "Calcular")

- ANALISAR ("Resolver", "Categorizar", "Diferenciar", "Comparar", "Explicar", "Integrar", "Investigar");

- AVALIAR ("Defender", "Delimitar", "Estimar", "Selecionar", "Justificar", "Comparar", "Explicar"); 

- CRIAR ("Elaborar", "Desenhar", "Produzir", "Prototipar", "Traçar", "Idear", "Inventar").


5. QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS QUE O EGRESSO COMPARTILHA NA DISCIPLINA? 

CONTEÚDOS disponibilizados no Sistema JúpiterWEB/USP:  https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?nomdis=&sgldis=SHS0360 por Objetivos, Programa e Blocos Temáticos. 

Objetivos: 

Mostrar ao aluno o rio no seu funcionamento natural e a intervenção antrópica visando o uso da água. Mostrar ao aluno os usos dos recursos hídricos, suas demandas e suas limitações. Desenvolver junto ao aluno os procedimentos quantitativos relativos ás técnicas de formação de reservatórios e da implantação dos diversos usos da água, consuntivos ou não, apontando decorrentes impactos socioeconômicos e ambientais.

Programa Resumido de Conteúdos: 
O rio em Regime Natural. Barragens e Reservatórios. Usos da água demandados para o interesse humano e Panorama Geral da Engenharia dos Recursos Hídricos. Impactos Ambientais dos Usos da Água. Gestão dos Recursos Hídricos.

Blocos Temáticos de Conteúdos: 
I. Rios Urbanos: intervenção antrópica, usos e medidas mitigadoras profissionais de engenharia ambiental. Ecohidrologia. Hidráulica Ambiental. Renaturalização. Soluções Baseadas na Natureza. Projetos. Orçamentos. Legislação. Exemplos Práticos. (“O rio em Regime Natural e Impactado”)
II.  Segurança de Barragens - Sustentabilidade e Segurança hídrica, energética, alimentar. Infraestrutura hídrica sob Cenários de Mudanças.Projetos. Orçamentos. Legislação. Exemplos Práticos.  ("Barragens e Reservatórios. Usos da água demandados para o interesse humano”)
III. Dimensionamento, manutenção e operação de medidas mitigadoras de engenharia ambiental. Medidas Compensatórias. Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID/SUDS/WSUD/BMPs/). Projetos. Orçamentos. Legislação. Exemplos Práticos. ("Impactos Ambientais dos Usos da Água. Gestão dos Recursos Hídricos”).

6. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS POR COMPETÊNCIAS QUE O EGRESSO COMPARTILHA ATENDENDO À CNE-MEC-DCN-2019? 

  • Reconhecer e identificar problemas de recursos hídricos sob funcionamento natural e impactado em necessidades interdisciplinares de usuários, possibilitando soluções técnicas diversas com aprendizagem contínua e autônoma 
  • Compreender procedimentos quantitativos de estimativa de oferta, superficial, subterrânea e pluvial, e demandas, consuntivas e não-consuntivas, considerando sólidos fundamentos da teoria e com ciência aberta
  • Aplicar cálculos determinísticos e probabilísticos para recuperação de ambientes fluviais, com segurança hídrica sustentável e técnicas compensatórias a impactos, empreendendo atuação profissional original e com ciência cidadã
  • Analisar a sustentabilidade e resiliência dos usos múltiplos da água, com foco no nexo ‘abastecimento-energia-alimentos-ecossistemas’ adaptado à não-estacionariedade das mudanças globais, promovendo práxis de soluções baseadas em maturidade e equilíbrio profissional
  • Avaliar medidas estruturais e não estruturais para eficiência e viabilidade de projetos de engenharia ambiental  gerenciando soluções de gestão de recursos hídricos com habilidade empírica própria frente aos grandes desafios globais 
  • Formular e conceber soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras, úteis para estágios supervisionados e de trabalhos de conclusão de curso (TG), compreendendo as demandas dos usuários da engenharia ambiental e priorizando o espírito criativo, inovador e empreendedor

7. QUAIS SÃO AS ATITUDES QUE O EGRESSO AVALIA JUNTO À DISCIPLINA? 

ATITUDES são elementos que dão peso às notas parciais em todas as atividades do Egresso na Disciplina

- APRENDIZAGEM
 (relacionado com MEMORIZAR("Reconhecer" e "Identificar"); 

- TEORIA (relacionada com COMPREENDER ("Esquematizar", "Relacionar", "Explicar"));

- ORIGINALIDADE (relacionada com APLICAR ("Utilizar", "Implementar", "Modificar", "Experimentar", "Calcular")); 

- PRÁXIS ou PRÁTICA (relacionada com ANALISAR ("Resolver", "Categorizar", "Diferenciar", "Comparar", "Explicar", "Integrar", "Investigar")); 

- EMPIRISMO (relacionado com AVALIAR ("Defender", "Delimitar", "Estimar", "Selecionar", "Justificar", "Comparar", "Explicar")); 

- CRIATIVIDADE (relacionado com CRIAR ("Elaborar", "Desenhar", "Produzir", "Prototipar", "Traçar", "Idear", "Inventar")).

 8. QUAIS FORMAS DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS DO FUTURO EGRESSO NA DISCIPLINA? 

FORMAS DE AVALIAÇÃO: 

Equilíbrio de habilidades, conteúdos e atitudes existentes na produção do aluno, seja via grupo e/ou individual. 

ITENS GERAIS DE AVALIAÇÃO: 

Pesos às atitudes escolhidas da Tabela de Bloom identificadas e sintetizadas como: “Aprendizagem”, “Teoria”, “Originalidade”, “Práxis”, “Empirismo”, “Criatividade"

FORMATO DE MATERIAL AVALIADO: 

Escrito e audiovisual veiculado de forma digital ou impresso.

MATERIAL DE AVALIAÇÃO: 

RelatóriosMédia aritmética (entre 0 e 10) das avaliações por competências dos relatórios de todos os enunciados de problemas produzidos originalmente por Alunos e Supervisionados por Professor e Estagiários; Carga: 10 listas semanais.

SemináriosMédia aritmética (entre 0 e 10) das avaliações por competências de todos os Seminários Originais por Alunos sobre conteúdo supervisionado por Professor e Estagiários; Carga: 3 seminários (1 por cada bloco temático).

AvaliaçãoDisciplina : Nota Máxima (10) ao completar Autoavaliação da Disciplina, de forma individual, anônima e independente. Somente para aluno que cumpriu atividades anteriores e com entregas em dia

 9. COMO É FEITO O CÁLCULO DO CONCEITO FINAL DO FUTURO EGRESSO NA DISCIPLINA? 
 

CONCEITO FINAL (MF) = 0,5 .Relatórios + 0,45 Seminários + 0,05 .AvaliaçãoDisciplina 

Resultado: "Aprovado" se MF >= 5 (cinco).

Resoluções de problemas e/ou trabalhos, seminários e/ou avaliação não realizados ou não entregues pelo futuro Egresso em prazos definidos pelo Professor e/ou Estagiários terão nota “0”.


10. COMO É FEITO O CÁLCULO DA FREQUENCIA FINAL DO FUTURO EGRESSO NA DISCIPLINA? 

Considerando a Portaria GR no. 145, de 31/01/2022, se o futuro Egresso atender com um mínimo de 75 % de frequencia de atividades obrigatórias de carga didática no semestre, ele(a) não será reprovado por falta. Ainda assim, novas diretrizes poderão ser implementadas considerando a CoC Ambiental, a CG/EESC, a PrG/USP e/ou Reitoria. 

10. COMO O FUTURO EGRESSO PODE RECUPERAR CONCEITOS NA DISCIPLINA? 

Prova Substitutiva: Antes de finalizar o semestre haverá prova substitutiva: (a) de caráter voluntário, (b) de resolução individual, (c) exclusivamente para aluno que tenha realizado 95% das atividades obrigatórias, e (d) somente com vistas à substituição da Média Aritmética dos Relatórios, atribuindo nova substitutiva,  que avalia todos os conteúdos da disciplina. 

Prova de recuperação: Os alunos terão direito ao regime de recuperação definido pela USP desde que MF>= 3,0. Em data marcada haverá Prova de Recuperação, extensiva, visando TODA a matéria. Para aprovar, ConceitoProva >= 5,0.

11. QUAIS SÃO OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS QUE A DISCIPLINA COMPARTILHA COM O FUTURO EGRESSO? 

Metodologia Pedagógica: Originalidade, Criatividade e Aprendizado baseado em Problemas, via Prática, Empirismo e Teoria (PBL“Problem-based Learning”/PET), que atendam à Resol.CREA 1073/2016 http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=59111, com estratégias de apoio da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (https://aprendizagemcriativa.org/), de ciência-cidadã e princípios F.A.I.R. de gestão de dados da USP-PróReitoria de Graduação - Academia-Comunidade-WOW! Waters for Our World (https://prg.usp.br/academia-comunidade-wow-waters-for-our-world/), e metodologias ativas ’S.T.E.A.M.-Science, Technology, Engineering, Arts, Maths’, e apoio pedagógico e de popularização via Cátedra UNESCO de Águas/USP ( ).

Inovações Pedagógicas

a) momentos exclusivos de tutoria “aluno-estagiário-professor", organizados no semestre, valendo fração da nota;

b) co-criação de material original do aluno, em mídias sociais, abertos à comunidade, valendo fração da nota;

c) seminários internos síncronos, com abordagem de resolução de problemas escolhidos da ementa, valendo fração de nota.

Bibliografia de Apoio Pedagógico e de Gestão de Dados

Biggs, J., Tang, C (2011)Teaching for Quality Learning at University: What student does, New York: McGraw Hill Society for Research into Higher Education & Open University Press, 4th Ed., eISBN: 978-0-33-524276-4

Mendiondo, E M (2019) Aprendizado de Recursos Hídricos Baseado em Problemas: Antídoto ao Paradoxo da ‘Geração WIFI-sem-aprendiz’?, In: XXIII Simp. Bras. Rec. Hídricos, Foz de Iguaçu-PR, ABRHidro, Anais

Teixeira, T, Rocha Brando, F; vídeos de recursos hídricos em linguagem de LIBRAS, 1- Água em Libras: , 2- Bacia Hidrográfica em Libras: , 3: Mata ciliar em Libras: , 4- Água que não se vê em Libras: , 5- Contaminação das águas em Libras: , 6- Gestão compartilhada das águas em Libras: 

Seminário Gestão de Dados e Boas Práticas,

Ciência Aberta e Gestão de Dados. Iniciativas USP e FAPESP,  

I ENCONTRO CIÊNCIA ABERTA PRP/USP,  

II ENCONTRO CIÊNCIA ABERTA PRP/USP,


12. ONDE SÃO ENTREGUES OS TRABALHOS DOS FUTUROS EGRESSOS NESTA DISCIPLINA? 

Preferencialmente via E-disciplinas, em espaço definido pelos responsáveis (Professor e Estagiários). Outras formas de entrega de trabalho poderão ser recomendadas, a critérios do Professor e/ou Estagiários. 

13. HÁ ACERVO FÍSICO E DIGITAL DE LIVROS DE APOIO? 

Acervo físico e digital de livros

Bibliografia base:

  • UNESCO, World Water Assessment Program Series - http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/water/wwap/about/ 
  • Hidrologia para Engenharia e Ciências Ambientais, ABRHidro - W. Collischonn & F. Dornelles (*disponível em internet) 
  • Engenharia Ambiental - Elsevier. Org. M C Calijuri e D F G Cunha
  • Engenharia de Recursos Hídricos – Ray K. Linsley & Joseph B. Franzini
  • Hidrologia para Engenharia e Ciências Ambientais – W. Collischonn & F. Dornelles
  • Hidrologia Ciência e Aplicação – Carlos E. M. Tucci
  • Hidráulica Básica – Rodrigo de Melo Porto 
  • Exercícios de Hidráulica Básica – Rodrigo de Melo Porto 
  • Hidrologia e Recursos Hídricos – Antonio Marozzi Righetto
  • Manual de Avaliação da Pegada Hídrica: Estabelecendo o Padrão Global – Arjen Y. Hoekstra et al.
  • Geomorfologia Fluvial – Antonio Christofoletti
  • Hidrometria Aplicada – Irani dos Santos et al.
  • Caracterização Quali-Quantitativa da Produção de Sedimentos – E M. C. D. Paiva & J B D. Paiva

Bibliografia de apoio:

  • Modelagem de Sistemas Ambientais – Antonio Christofoletti
  • Fundamentos de Fenômeno de Transporte para Estudantes de Engenharia – Marcius F. Giorgetti
  • Modelos Hidrológicos – Carlos E. M. Tucci
  • Drenagem Urbana e Controle de Enchentes – Aluísio Pardo Canholi 
  • Poluição Difusa – Plínio Tomaz
  • Statistical Methods in Hydrology – Charles T. Haan
  • Drenagem Urbana: Manual de Projeto – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB)
  • Drenagem Urbana - Carlos E. M. Tucci, Rubem La Laina Porto & Mário T. de Barros
  • Impactos Ambientais Urbanos no Brasil – Antonio José T. Guerra & Sandra B. Cunha
  • Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil: Informe 2014 – Agência Nacional de Águas (ANA)
  • Atlas Brasileiro de Energia Solar – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
  • Revisão das Séries de Vazões Naturais nas Principais Bacias do SIN: Relatório Executivo – Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)
  • Economia Ambiental: Aplicações, Políticas e Teoria – Janet M. Thomas & Scott J. Callan
  • Modelos para Gerenciamento de Recursos Hídricos – Flávio Terra Barth et al.
  • Técnicas Quantitativas para o Gerenciamento de Recursos Hídricos – Rubem La Laina Porto et al.

14. COMO PARTICIPAR DE ATIVIDADES PRÁTICAS? 

Considerando o atual processo gradativo de retomada de aulas presenciais e de distanciamento individual para fins de prevenção de síndromes respiratórias agudas, os alunos serão previamente distribuídos em grupos menores para participação de aulas teóricas e de atividades ao ar livre com as devidas orientações de Professores e Estagiários. Estas atividades estão acompanhadas de: (1) Planejamento, (2) Questionário Individual Obrigatório e (3) Termos e Condições, com ciência e aceitação individual de cada futuro Egresso cursando esta disciplina. Estes documentos são veiculados separadamente. 








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