Com intuito de entender os conceitos básicos de química de nível superior para profissionais com formação em ciências da saúde ou biológica, esta disciplina visa incrementar a parte química (equilíbrio químico de ácido e base em meio aquoso) do trabalho de pós-graduandos nestas áreas, principalmente na área de biomateriais.
Fornecer informações técnicas e científicas a respeito dos biomateriais utilizados pela Bioengenharia, dando uma visão introdutória do desenvolvimento de Biomateriais e suas aplicações, desde a antiguidade até os dias atuais utilizado na Engenharia Tecidual/Medicina Regenerativa e seu custo/benefício. Esta disciplina visa incrementar os conhecimentos da área de biomateriais poliméricos a nível superior com formação multidisciplinar.
A disciplina provê uma visão geral sobre vários aspectos dos ensaios celulares, com foco no estudo de linhagens celulares de mamíferos. Ela inclui informações sobre o manuseio e cultura de linhagens celulares, os ensaios e técnicas mais comuns aplicadadas, além da relação entre a resposta fenotípica e a sinalização celular.
Fornecer aos alunos de pós-graduação em bioengenharia fundamentos da elasticidade linear clássica juntamente com aspectos básicos de mecânica computacional e aplicá-los na formulação e solução de problemas de interesse para a bioengenharia. Apoiar as atividades de pesquisa da área de bioengenharia.
A disciplina tem como objetivo apresentar diversas técnicas de caracterização de matérias, seus fundamentos teóricos, instrumentação, preparação de amostras, interpretação de dados e possibilidades de técnicas para determinação de propriedades morfológicas, estruturais, topográficas, entre outras.