O objetivo da disciplina é introduzir o pós-graduando nos conceitos básicos do método científico, com discussões sobre o trabalho científico desde a concepção e estabelecimento de hipóteses até a comunicação escrita e oral.

Proporcionar o conhecimento da estruturação e funcionamento dos sistemas de AIA no Brasil, bem como do ferramental teórico e metodológico que orienta as melhores práticas internacionais. De modo específico, pretende-se despertar a compreensão dos principais elementos que orientam a utilização da AIA no âmbito do quadro de instrumentos de política ambiental implementados no país, situando-os criticamente diante da perspectiva da promoçao da sustentabilidade ambiental.

O objetivo da disciplina é fornecer condições que possibilitem a análise dos bioprocessos ambientais com base nos fundamentos de fenômenos físicos e bioquímicos, com a abordagem da cinética enzimática e microbiológica, visando fornecer os fundamentos necessários para o desenvolvimento da capacidade de projetar e otimizar sistemas que envolvam bioprocessos ambientais enzimáticos e microbiológicos.
O objetivo da disciplina é fornecer fundamentos para uma análise matemática dos bioprocessos ambientais pelos princípios de modelagem de fenômenos físicos e bioquímicos, incluindo a estimativa de parâmetros pelos algoritmos de otimização com ênfase ao ajuste de modelos a dados experimentais.
Aprofundar o conhecimento do pós-graduando a respeito dos fundamentos da poluição, visando a compreensão dos problemas ambientais atuais para que o estudante seja apto a contribuir para solucionar os desafios relativos à poluição do ar, da água e do solo. A disciplina objetiva ainda demonstrar os principais métodos para avaliação dos impactos ambientais de produtos e processos, assim como fomentar no aluno a análise crítica de possibilidades de implementação de novas tecnologias na mitigação de impactos ambientais.