Programação
-
-
Responder até 14 de Julho, às 23:59.
1) Faça uma breve autoavaliação da sua participação da disciplina.
2) Faça uma breve avaliação da disciplina.
3) Atribua uma nota para sua participação no curso: ___________
-
Conjunto de Livros Didáticos para Seminário II.
-
Inserir nomes e grupos -- prestar atenção nas abas para diurno e noturno.
-
Atualizar os nomes e grupos -- prestar atenção nas abas para diurno e noturno.
-
Um breve vídeo com a apresentação do monitor e sobre a correção dos exercícios
-
Por favor, copiar e colar os resumos neste fórum.
-
Ferramenta utilizada apenas para a nota.
-
Ferramenta utilizada apenas para a nota.
-
-
1. Produzir um conjunto de critérios para avaliar projetos de Ensino de Física. Dê destaque a três critérios.
2. Liste um conjunto de conteúdos de Física que, em sua opinião, são indispensáveis para um estudante do ensino médio.
-
-
Sobre o texto de Moreira e Axt (1986).
1. Descreva, com suas próprias palavras, quais são os significados de currículo citados pelos autores.
2. Marque como Verdadeiro (V) ou Falsa (F) as seguintes afirmações sobre o texto, justificando quando falsa:
Ênfases curriculares são os objetivos que um/a professor/a dá ao currículo da escola.
É impossível ter mais de uma ênfase curricular na construção do currículo.
A classificação das ênfases curriculares de Roberts é voltada para o ensino de ciências, enquanto as de Eisner e Vallace são classificações gerais para a educação.3. Classifique as ênfases curriculares, qual você considera que seja a melhor? Qual considera a pior? Explicite os critérios utilizados.
4. Quais são as vantagens de identificar as ênfases curriculares, para o ensino de ciências? -
Sobre o texto de Krasilchik (2000)
1. Descreva de forma sucinta os principais objetivos do ensino médio durante os períodos de 1950 a 2000.
2. Marque como Verdadeiro (V) ou Falsa (F) as seguintes afirmações sobre o texto, justificando quando falsa:
- O Ensino de Ciências esteve estreitamente vinculado aos acontecimentos sociohistóricos do mundo.
- A autora afirma que, até o período da publicação do artigo, muitas escolas ainda utilizavam, em seus planejamentos, linhas de trabalho da década de 1960.
- No Brasil, nunca houve produção de materiais científicos até depois da redemocratização.
- O Ensino de Ciências esteve estreitamente vinculado aos acontecimentos sociohistóricos do mundo.
-
-
-
-
-
-
-
Com base na leitura dos textos, qual dos pontos apresentados pela ANPed considera ser o mais relevante para a compreensão das atuais transformações do Ensino Médio? Justifique.
-
-
1. Levando em consideração as leituras e discussão da última aula. Como as questões apresentadas pelo artigo sobre a PNLD são resolvidas ou agravadas com o advento da BNCC? Identifique e explore apenas um ponto ou questão.
-
ALVARENGA, B. Livro didático: análise e seleção. In Tópicos em Ensino de Ciências. Moreira & Axt (orgs.). Porto Alegre: Sagra. p. 18-46.1991.
-
Sobre o texto de Alvarenga (1991)
1. Em sua opinião quais são os principais problemas para se selecionar um livro texto?
2. Descreva alguns dos critérios definidos pela autora para avaliação de um livro-texto.
3. Dentre as propostas de trabalho para a análise de materiais didáticos qual você acha mais completa? Por quê?
-
-
MEGID & FRACALANZA O livro didático de Ciências: problemas e soluções.In O Livro Didático de Ciências no Brasil. Camp.: UNICAMP.153-171.2006.
-
Sobre o texto de Megid e Fracalanza (2006)
1. Qual a crítica que os autores fazem aos critérios utilizados no PNLD (a partir de 1996) em relação aos critérios estabelecidos em 1994?
2. Dos critérios utilizados no PNLD para a análise de livros didáticos de Ciências do Ensino
Fundamental I, com quais concorda? Com quais discorda? Quais seriam desnecessários?3. Dos livros didáticos de física com que você já trabalhou, quais poderiam ser aprovados segundo os critérios enunciados no PNLEM?