Opções de inscrição
GERAL
Planejar, executar e avaliar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao recém-nascido, no contexto hospitalar, com base nas principais causas de morbimortalidade materna e neonatal, nos preceitos éticos legais e na prática baseada em evidências. Fundamentar a assistência à mulher com afecções ginecológicas benignas prevalentes no território nacional e local.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1. Facilitar a aplicação de princípios ético-legais e a reflexão crítica no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
2. Propiciar o aprofundamento dos conceitos e atitudes relacionados aos fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem sobre a saúde da mulher.
3. Fundamentar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa.
4. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas da adolescência à pós-menopausa.
5. Introduzir os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento.
6. Conceituar e instigar no aluno a reflexão crítica quanto aos tipos de parto.
7. Explicar os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto.
8. Fundamentar o cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC.
9. Possibilitar o desenvolvimento dos procedimentos e atitudes no cuidado à parturiente, puérpera e RN no nascimento e no AC.
10. Propiciar aprofundamento dos conceitos, procedimentos e atitudes na identificação dos fatores maternos e familiares que repercutem na saúde do concepto/RN e das práticas assistenciais ao RN e a puérpera.
11. Expor o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil.
12. Fundamentar o cuidado de enfermagem ao RN com agravos prevalentes à saúde.
13. Conceituar os níveis de atenção e os modelos de assistência neonatal.
14. Possibilitar o desenvolvimento de procedimentos e atitudes no cuidado do RN na unidade neonatal.
Referente à ação discente:
1. Aplicar os princípios éticos legais no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
2. Aprofundar o raciocínio clínico no cuidado à mulher com afecções ginecológicas benignas, à parturiente, à puérpera e ao RN.
3. Discutir os fatores ginecológicos e psicossociais que repercutem na saúde da mulher com afecções ginecológicas benignas.
4. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas.
5. Sistematizar o cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas.
6. Identificar os conceitos referentes à organização e modelos de assistência à mulher e ao RN no parto e nascimento.
7. Apontar os aspectos políticos, socioculturais e epidemiológicos e clínicos relacionados aos tipos de parto.
8. Descrever os fatores, o mecanismo, a fisiologia e os períodos clínicos do parto.
9. Analisar os conceitos relacionados ao cuidado de enfermagem à parturiente, à puérpera e ao RN no nascimento e no AC.
10. Discutir o panorama da morbidade e mortalidade neonatal no Brasil.
11. Analisar os conceitos relacionados ao RN na unidade neonatal.
12. Sistematizar o cuidado de enfermagem ao RN na unidade neonatal.
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Larissa Pereira Falavina
- Docente: Luciana Magnoni Reberte Gouveia
- Docente: Tais de Abreu Ferro
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.