O conteúdo da disciplina ENS 5944 - Envelhecimento no século XXI: desafios para o cuidado está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interunidades entre a Escola de Enfermagem e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, ambas da Universidade de São Paulo.


Coordenação: profª drª Suely Itsuko Ciosak siciosak@usp.br e profª drª Lislaine Aparecida Fracolli lislaine@usp.br

Apoio: especialista em laboratório ENS Erica Gomes Pereira (PhD, MSc, RN) egpereira@usp.br



OBJETIVO GERAL: Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, visando a atenção integral e humanizada e as necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde. 

SIGLA DA DISCIPLINA: ENS 5958                                               

NOME DA DISCIPLINA: Avaliação das necessidades em saúde dos grupos sociais e os processos de produção em saúde

NÚMERO DE CRÉDITOS: 05

PERÍODO: 06/05 a 02/07/2021

DIA DA SEMANA – quintas feiras e sextas feiras        

HORÁRIO: QF 14-18 h e SF 9-13


Disciplina pós graduação

ENS 5914 - Enfermagem em Saúde Coletiva na Atenção Primária


O conteúdo tratado nas disciplinas ENS 5746 - Metodologia de Investigação em Saúde Coletiva e ENS 5919 - Métodos de Pesquisa será ofertado conjuntamente a partir da união de esforços do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PPGE e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde no Sistema Único de Saúde - MPAPS.

Coordenação: profª drª Elizabeth Fujimori efujimor@usp.br e profª drª Lislaine Aparecida Fracolli lislaine@usp.br

Apoio: especialista em laboratório ENS Erica Gomes Pereira (PhD, MSc, RN) egpereira@usp.br


Discutir temas atuais e relevantes para a saúde coletiva no que concerne à saúde sexual e reprodutiva. Familiarizar o/a aluno/a ao perfil de saúde sexual e reprodutiva da população brasileira em relação à saúde materna, intencionalidade da gravidez, contracepção, abortamento e relações de gênero. Oferecer subsídios teóricos para o desenvolvimento de pesquisas com abordagem na saúde sexual e reprodutiva.

PROGRAMA

1. Objetivos

  • Compreender gênero como categoria para análise de fenômenos sociais, entre eles, o processo saúde-doença e o trabalho da enfermagem.
  • Compreender o processo histórico de formação da identidade da mulher na sociedade brasileira.
  • Perspectivar a prática de enfermagem sob a ótica de gênero.
2. Justificativa 
A disciplina se propõe a discutir gênero como categoria analítica para compreender o processo saúde-doença e o trabalho da enfermagem entendido como prática social feminina historicamente determinada.

3. Conteúdo

  • Gênero como categoria analítica: a emergência dos conceitos de gênero; os estudos de gênero na perspectiva pós-estruturalista; gênero e feminismo
  • Gênero e determinação social do processo saúde-doença
  • A historicidade do processo de formação das identidades de gênero na sociedade brasileira
  • O trabalho da enfermagem na perspectiva de gênero

4. Estratégias de ensino
Oficinas de trabalho, discussões em grupo, seminários e exposições com convidados.

5. Avaliação
As alunas serão avaliadas de acordo com o desempenho nos trabalhos em grupo e individuais, bem como pela frequência às atividades.

DOCENTES RESPONSÁVEIS
  • Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca (nº USP 0040007): Professora Titular do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP
  • Lucimara Fabiana Fornari (nº USP 9047899): Pós doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem – Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP



OBJETIVO GERAL: Interpretar a ocorrência e o enfrentamento das doenças transmissíveis e desenvolver práticas de enfermagem voltadas às ações de vigilância em saúde, segundo o referencial teórico da Determinação Social do Processo Saúde-Doença.