Programação

  • IMU 5023 - Memória e Identidade na América Latina: o papel dos museus
    Docentes: Prof. Dr. Camilo de Mello Vasconcellos e Profa. Dra. Cecilia Helena L. de Salles Oliveira
    Período: 25/8 a 27/10 quartas-feiras (14h às 18h)

    25/8 – Apresentação do programa de atividades e das propostas da Disciplina. Definição dos seminários e apresentação dos critérios de avaliação

    1/9 – Leitura para seminário e discussão:
    ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. 2ª. Edição. São Paulo, Companhia das Letras, 2008. Introdução e Cap. 10.

    8/9 – Leitura para seminário e discussão:
    BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus. Anais do Museu Paulista, v. 28, 2020. https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28e1.

    15/9 – Leitura para seminário e discussão:
    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Os Murais da Revolução. In: Imagens da Revolução Mexicana. O Museu Nacional de História do México (1940-1982). São Paulo: Alameda, 2007 (cap. IV).

    22/9 – Leitura para seminário e discussão: 
    FERREIRA, Maria Leticia Mazzuchi & RAMÍREZ, Jesus Antonio Machuca, México. Comunidade, identidade e gestão: um estudo sobre os museus comunitários de Oaxaca. In: VASCONCELLOS, C.M et.al. Museus e identidades na América Latina. São Paulo: Annablume/UNICAMP, 2015 (cap.3).

    29/9 – Leitura para seminário e discussão:
    PEREZ, Amada. La independencia como gesta heroica en el continuo nacional: la densidad de una representación, 1880/1909. Catálogo Historias de un grito. Doscientos años de ser colombianos. Museo Nacional de Colombia, 2010, p. 73-103.

    6/10 – Leitura para seminário e discussão:
    MEIROVICH, Sigal. Hijos de la liberdad: apuntes sobre el rol social del Museo Historico Nacional de Chile. Atenea, n. 525, 2020, p. 267-287. https//doi.org/1029393/At522108HLSM10108.

    13/10 – Leitura para seminário e discussão:
    DI LISCHIA, M S et al. Del centenario al bicentenario. Memoria (y desmemorias) en el Museo Historico Nacional de Buenos Aires. A Contracorriente, vol. 7, n. 3, 2020.

    20/10 – Leitura para seminário e discussão:
    Plano Museológico do Museu Paulista da USP, 2020. Disponível na página da instituição: www.mp.usp.br

    27/10 – Encerramento. Debate sobre leituras e questões desenvolvidas ao longo das aulas.