Programação
-
IMU 5023 - Memória e Identidade na América Latina: o papel dos museus
Docentes: Prof. Dr. Camilo de Mello Vasconcellos e Profa. Dra. Cecilia Helena L. de Salles Oliveira
Período: 25/8 a 27/10 quartas-feiras (14h às 18h)25/8 – Apresentação do programa de atividades e das propostas da Disciplina. Definição dos seminários e apresentação dos critérios de avaliação
1/9 – Leitura para seminário e discussão:
ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. 2ª. Edição. São Paulo, Companhia das Letras, 2008. Introdução e Cap. 10.8/9 – Leitura para seminário e discussão:
BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus. Anais do Museu Paulista, v. 28, 2020. https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28e1.15/9 – Leitura para seminário e discussão:
VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Os Murais da Revolução. In: Imagens da Revolução Mexicana. O Museu Nacional de História do México (1940-1982). São Paulo: Alameda, 2007 (cap. IV).22/9 – Leitura para seminário e discussão:
FERREIRA, Maria Leticia Mazzuchi & RAMÍREZ, Jesus Antonio Machuca, México. Comunidade, identidade e gestão: um estudo sobre os museus comunitários de Oaxaca. In: VASCONCELLOS, C.M et.al. Museus e identidades na América Latina. São Paulo: Annablume/UNICAMP, 2015 (cap.3).29/9 – Leitura para seminário e discussão:
PEREZ, Amada. La independencia como gesta heroica en el continuo nacional: la densidad de una representación, 1880/1909. Catálogo Historias de un grito. Doscientos años de ser colombianos. Museo Nacional de Colombia, 2010, p. 73-103.6/10 – Leitura para seminário e discussão:
MEIROVICH, Sigal. Hijos de la liberdad: apuntes sobre el rol social del Museo Historico Nacional de Chile. Atenea, n. 525, 2020, p. 267-287. https//doi.org/1029393/At522108HLSM10108.13/10 – Leitura para seminário e discussão:
DI LISCHIA, M S et al. Del centenario al bicentenario. Memoria (y desmemorias) en el Museo Historico Nacional de Buenos Aires. A Contracorriente, vol. 7, n. 3, 2020.20/10 – Leitura para seminário e discussão:
Plano Museológico do Museu Paulista da USP, 2020. Disponível na página da instituição: www.mp.usp.br27/10 – Encerramento. Debate sobre leituras e questões desenvolvidas ao longo das aulas.