Programação

  • Tópico 1

    Os documentos, recomendações e legislação

    O objetivo desta aula é apresentar um conjunto de documentos internacionais e nacionais - Convenção, recomendação, declaração, legislação e missiva - como subsídios para as políticas públicas e para o campo museal.

    Os documentos foram selecionados a partir dos direitos humanos universais e da discussão sobre a função social dos museus.

    Sugestão de leitura:

    Obs.: Ver material de apoio apresentado em aula pela docente e os itens bibliográficos.


  • Tópico 2

    Pontos de cultura, Pontos de memória e políticas públicas para a Museologia Social

    O objetivo da aula é apresentar ações públicas e a legislação de suporte, para refletir sobre o papel do Estado no desenvolvimento da Museologia Social e na criação e sustentabilidade de museus comunitários. 

    A escolha da Casa de Cultura Tainã trazida para a aula decorre da sua importância para a Museologia Social pela sua constituição.

    Indicação de leitura:

    FARDIN, Sônia Aparecida. TC Silva - tecnologia e ancestralidade: “Não cabe dentro de uma máquina a nossa existência, mano! Ela – a vida – é muito maior. In: OLIVEIRA Jr, Wenceslao; LUZ, Renata Soares da. (Orgs.). Casa dos saberes ancestrais: diálogos com sabedorias africanas e afro-americanas. Campinas, SP: BCCL UNICAMP, 2021. p. 332-369. Disponível em: https://baobaxia.mocambos.net/#mocambos/abdias/media/9e75b473-63f5-49c0-8358-b113fc0378fb.

    CASA DE CULTURA TAINÃ E A REDE MOCAMBOS. Vídeo de aniversário de 25 anos da Tainã. Disponível em: https://tainamemoria.taina.net.br/.

    Sugestão complementar:

    MENDES, Andrea. O Instituto Cultural Babá Toloji e a arte africana no cotidiano das pessoas. In: OLIVEIRA Jr, Wenceslao; LUZ, Renata Soares da. (Orgs.). Casa dos saberes ancestrais: diálogos com sabedorias africanas e afro-americanas. Campinas, SP: BCCL UNICAMP, 2021. p. 246-255. Disponível em: https://baobaxia.mocambos.net/#mocambos/abdias/media/9e75b473-63f5-49c0-8358-b113fc0378fb.

    Obs.: Ver também o material de apoio apresentado em aula pela docente e os itens bibliográficos.



  • Tópico 3

    Protagonismo, saberes populares, epistemologias do Sul e a pauta descolonial

    O objetivo desta aula é apresentar referenciais teóricos e metodológicos para pesquisadores e suas pesquisas, considerando a observação, a análise e a interpretação de iniciativas dentro da Museologia Social, como também aplicação na prática do pesquisador em museus e em pesquisas, considerando as pautas descoloniais.

    As indicações bibliográficas, de autoria indígenas, revelam a gestão de dois museus indígenas destacados (Museu Worikg, SP e Museu Kanindé, CE).

    Indicação de leitura e vídeo:

    MUSEU WORIKG. Cultura e espiritualidade Kaingang (vídeo). Disponível em: https://www.facebook.com/museu.wowkriwig/videos/510668690115845

    MELO, Susilene Elias de; PEREIRA, Dirce Jorge Lipu. Museu Worikg e as mulheres Kaingang. Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 22–33, 2021.

    SANTOS, Suzenalson da Silva. Os Kanindé no Ceará. O Museu indígena como uma experiência em museologia social. In: CURY, M. X. (Org.). Museus e indígenas: saberes e ética, novos paradigmas em debate. São Paulo: Secretaria da Cultura: ACAM Portinari: MAE-USP, 2016. p. 156-160. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/86.

    Sugestão complementar:

    Ver artigos de autoria indígena sobre os museus e suas autogestões.

    Obs.: Ver também o material de apoio apresentado em aula pela docente e os itens bibliográficos.


  • Tópico 4

    Aula 4 – 30/08/2021
    Nova Museologia  e o Ecomuseu
    A experimentação social e a relação território / sociedade / patrimônio

    Museologia Social
    A relação território / sociedade / patrimônio / Autorrepresentação
    Autonomia, soberania, autogestão

    Outras composições.
    Esta aula tratará das relações entre Nova Museologia e Museologia Social, para entender processos de participação, na apropriação do conceito “museu” para múltiplas finalidades e uso por coletivos, segmentações sociais e culturais, grupos identitários e de identificação e reconhecimento diversos, de reivindicações civis e outros. 

    Nas perspectivas apresentadas, saber como outras abordagens museológicas se associam à Museologia Social. 

    Indicação de leitura e vídeos:

    MUSEU DAS REMOÇÕES. Disponível em: https://museudasremocoes.com/

    MUSEU DE FAVELA (MUF). Disponível em: https://www.museudefavela.org/

    VIEIRA, Antônio Carlos Pinto. Maré: casa e museu, lugar de memória. Musas, Rio de Janeiro, n.3, p. 153-160, 2007.

    WIKIFAVELA. Dicionário de Favelas Marielle Franco. Disponível em: https://wikifavelas.com.br/

    Sugestão complementar:

    Obs.: Ver também o material de apoio apresentado em aula pela docente e os itens bibliográficos.



  • Tópico 5

    O paradigma da participação e interação no museu, processos colaborativos e curadoria compartilhada

    Curadoria, expografia e educação museal

    Nesta aula discutiremos as relações entre grupos relacionados ou que se relacionam ou querem se relacionar com coleções e museus. Trataremos do direito à musealização nos museus públicos e como os museus devem se preparar para trabalhos em relações assimétricas de poder.

    Indicação de leitura e vídeo:

    RESPEITA NOSSO SAGRADO. Quiprocó Filmes, Museu da República. Disponível em: https://www.facebook.com/fernando.sousa.5458/videos/3616887855066987

    Indicação de leitura:

    AMES, M. “Cannibal tours”, “glasses boxes” e a política de interpretação. In OLIVEIRA, J. P.; SANTOS. R. C. (Orgs.). De acervos coloniais aos museus indígenas: formas de protagonismo e de construção da ilusão museal. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. p. 51-68.

    COLWELL, C.; LOPES, R. A.. Arqueologia colaborativa não é o fim. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, v. 34, n. 34, p. 41-47, 2020.

    CURY, M. X. Circuitos museais para a visitação crítica: descolonização e protagonismo indígena. Ritur Revista Iberoamericana de Turismo, n. 7, p. 87-113, 2017.

    OLIVEIRA, João Pacheco de Oliveira; SANTOS. Rita de Cassia. (Orgs.). De acervos coloniais aos museus indígenas: formas de protagonismo e de construção da ilusão museal. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. p. 7-25.

    Obs.: Ver também o material de apoio apresentado em aula pela docente e os itens bibliográficos.


  • Tópico 6

    Museologia Social - o coletivo, o comunitário, o ativismo e direitos humanos; novos modelos museais, novas organizações e relações políticas e de poder

    Museus Comunitários, Museus Indígenas e Museus Afirmativos (de gênero, religiosos / “espíritas”, LGBT)

    O Objetivo nesta aula é levantar um conjunto de princípios da Museologia Social e reforçar a importância de redes.

    Indicação de leitura e vídeo:

    REDE SP de Memória e Museologia Social [vídeo]. 09.12.2020. Disponível em: https://labdobemviver.wordpress.com/2020/12/09/rede-sp-de-memoria-e-museologia-social-apresenta-se-em-video-no-epm2020/

    SIQUEIRA, Juliana Maria de. Rede SP de Memória e Museologia Social: a construção de um caminho decolonial. PRIMO, Judite; MOUTINHO, Mario (Eds.). Introdução à Sociomuseologia. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2020, p. 173-192.

    Indicação de leitura complementar:

    Obs.: Ver também o material de apoio apresentado em aula pela docente e os itens bibliográficos.


  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10