Programação

  • PROBLEMÁTICAS EDUCACIONAIS EM MUSEUS DE ARQUEOLOGIA 2º. SEM/2021
    Prof. Dr. Camilo de Mello Vasconcellos - MAE-USP

    Link do ambiente virtual no e-disciplinashttps://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=92192


    1. OBJETIVOS

    a) Problematizar questões relevantes para a abordagem da relação museu, educação e arqueologia;

    b) Discutir aspectos que envolvam a temática da memória e da identidade com a questão dos museus de arqueologia na contemporaneidade;

    c) Discutir aspectos teóricos e metodológicos da relação entre educação patrimonial, arqueologia pública, preventiva e da musealização da arqueologia, a partir de estudos de casos e experiências desenvolvidas em nosso país.

    d) Ampliar as discussões com relação ao papel da educação e os museus de arqueologia na perspectiva decolonial.

    2. METODOLOGIA

    O curso ocorre em dois momentos. No primeiro desenvolvo aspectos da temática a partir de apresentação e discussão dos principais debates e enfoques teórico-metodológicos. No segundo os alunos apresentam seminários a partir de textos previamente escolhidos.

    3. AVALIAÇÃO

    A avaliação ocorrerá em três momentos:

    a) Participação nas discussões em sala de aula;

    b) Apresentação de seminários; e

    c) Entrega de um trabalho individual onde o aluno irá relacionar o seu tema de pesquisa com as discussões ocorridas em sala de aula (data prevista 14/11).

    4. PROGRAMA

    12/08 - Apresentação do curso – programa, metodologia e avaliação

    Abordagem introdutória: Museus, Arqueologia e Educação: possíveis e inevitáveis relações no Brasil

    Textos Base:

    a) Vasconcellos, Camilo de Mello. “Patrimonio, memoria y educación: una visión museológica”. Memoria y sociedad 17, no. 35 (2013): 94-105.

    b) FUNARI, Pedro Paulo. Patrimônio cultural e museus no Brasil: uma apreciação sob o ponto de vista da arqueologia. Revista Memória em rede. Pelotas,v.10, n. 17, julho/dezembro, 2017.

    c) WICHERS, Camila. Dois enquadramentos, um mesmo problema: os desafios da relação entre museus, sociedade e patrimônio arqueológico. Revista de Arqueologia. Vol. 26, no. 02, 2013/vo.27, no. 01, 2014.

    19/08 - Abordagem: Museus, identidades, memórias e educação: problematizando alguns conceitos.

    Textos base:

    a) MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A problemática da identidade cultural nos museus: de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista. Nova série, no. 1, 1993.

    b) MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A História, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Revista do IEB, n. 34,1992.

    c) MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusão. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 27, 2000.

    26/08 - Abordagem: Museus, Museologia e a perspectiva de uma abordagem decolonial. Algumas experiências latino-americanas.

    Textos base:

    a) QUIJANO, Anibal. Colonialidad y Modernidad/Racionalidad. Peru Indígena. 13(29), 1992.

    b) BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus. Anais do Museu Paulista. São Paulo/Nova Série, vol. 28,2020.

    c) SIQUEIRA, Juliana Maria de. Museologia social e educação: o poder da memória para descolonizar o ensino. Revista Forum Identidades. Itabaiana. Ano 10, vol. 22, n. 22, 2016.

    02/09 - Abordagem: Educação patrimonial, arqueologia pública e musealização da arqueologia: debates e tendências (seminários)

    a) CARNEIRO, Carla Gibertoni. Arqueologia e Sociedade: reflexões a partir das perspectivas da arqueologia pública, musealização da arqueologia e educação patrimonial. (capítulo II, p. 72-133). Ações educacionais no contexto da arqueologia preventiva: uma proposta para a Amazônia. Tese de doutorado, MAE-USP, 2009.

    b) MATSUDA, Akira. A consideration of public archaeology theories. Public Archaeology. England: Routledge, 2010.

    c) VASCONCELLOS, Camilo de Mello; HATTORI, Marcia. Caminhos metodológicos para a educação patrimonial na arqueologia preventiva. Questões indígenas e museus: enfoque regional para um debate museológico. CURY, Marília Xavier (org.) Brodowski: ACAM Portinari. SEC. São Paulo: MAE-USP, 2014. (p.79-87)

    09/09 - Abordagem: Museus, Arqueologia colaborativa, arqueologia participativa, arqueologia indígena: a busca por outras concepções e práticas. (seminários)

    a) COLWELL, Chip; LOPES, Rafael de Almeida. Arqueologia colaborativa não é o fim. Revista do MAE. São Paulo, n.34: 2020.

    b) AYALA, Patricia. Arqueologías indígenas. Una mirada desde el sur. Revista do MAE. São Paulo, n.34: 2020.

    c) ANTAS, Mario Nunes do Bento. Museologia arqueológica participativa. Revista de Arqueologia, vol. 26/27, n.02/03, 2013/2014.

    6) 16/09 - Abordagem: A Arqueologia e os saberes locais: discutindo experiências (seminários).

    a) CABRAL, Mariana Petry. Entre passado e presente: arqueologia e coletivos humanos na Amazônia. Teoria e sociedade, n.24.2, 2016

    b) MACHADO, Juliana Salles. História (s) Indígena (s) e a prática arqueológica colaborativa. Revista de Arqueologia, vol. 26, n.1, 2013.

    c) LIMA, Helena Pinto. Patrimônio para quem? Por uma arqueologia sensível. Habitus. Goiânia, vol. 17, n.1, 2019.

    23/09 - Abordagem: Arqueologia e conflitos: como a ação educativa pode atuar? (seminários).

    a) PUGLIESI JR, Francisco Antonio; VALLE, Raoni Bernardo Maranhão. Sobre sítios arqueológicos e violações de direitos culturais dos povos indígenas e tradicionais pelos projetos de usinas hidrelétricas na bacia do rio Tapajós. In: ALARCON, Daniela Fernandes; MILIKAN, Brent; TORRES, Mauricio. (orgs.). Ocekadi. Hidrelétricas, conflitos socioambientais e resistências na bacia do rio Tapajós. Brasilia, DF. International Rivers Brasil: Santarém, PA, UFOPA, 2016. (p.417-436).

    b) FERREIRA, Lúcio Menezes. Sob fogo cruzado: arqueologia comunitária e patrimônio cultural. Revista Arqueologia Pública. São Paulo, n. 03, 2008. (p.81-92).

    c) ROCHA, Bruna C.; JACOME, Camila; STUCHI, Francisco F.; MONGELÓ, Guilherme Z.; VALLE, Raoni. Arqueologia pelas gentes: um manifesto. Constatações e posicionamentos críticos sobre a arqueologia brasileira em tempos de PAC. Revista de Arqueologia, volume 26, número 01, 2013.(p.130-140).

    30/09 - Discutindo uma experiência de mediação colaborativa e educativa em um Museu de Arqueologia: a exposição “Resistência Já” do MAE-USP - Convidado: Mauricio André da Silva (arqueólogo e educador MAE-USP).

    Texto subsídio:

    a) SILVA, Mauricio André; CARNEIRO, Carla Gibertoni. Escuta das narrativas indígenas na exposição colaborativa do MAE-USP: desafios para o desenvolvimento de ações educativas eticamente responsáveis e engajadas nos museus. Museologia e Interdisciplinaridade. Brasília, Vol. 10, n, 19, 2021.

    07/10 Apresentação de projetos dos alunos.

    14/10 Apresentação de projetos dos alunos e encerramento do curso.